Base Bíblica: Êxodo 20.12.
Objetivo: Compreender que a obediência aos pais é uma ordem dada por Deus.
Demonstrar o desejo de ser obediente aos pais.
Introduzindo a história - Mostre o relógio e pergunte para que ele serve. Provavelmente dirão que é para marcar o tempo, indague se alguém, sabe quanto tempo vai viver e como fazer a vida dicar mais longa. Vamos ouvir a história e descobrir.
História - Algumas vezes é um desafio obedecer a nossos pais. Também é um desafio obedecer às outras pessoas que exercem autoridade sobre nós: professores, pastores, avós, tios. Nem sempre é f´cail. às vezes precisamos fazer um grande esforço
Ler Êxodo 20:12 para as crianças: Honra a teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Explique as crianças que precisam obedecer ao pai e a mãe, pois esta é uma Lei que Deus deu e que esta Lei foi dada, porque Deus sabe que os pais são mais experientes e sabem o que é melhor para os filhos. Fazer as coisas às escondidas, desobedecendo à ordem dada pelos pais é pecado, pois ao desobedecer aos pais também desobedecem a Deus e isto o deixa muito triste. As pessoa obedientes a Deus são abençoadas por Ele.
E você tem obedecido a seu pai e sua mãe? Obedeça quem cuida de você: seus pais, seus avós, seus tios, seus professores, assim serão abençoados por Deus. Outras crianças vendo suas atitudes de obediência vão querer ser iguais a vocês.
FONTEhttps://ministerioinfantilnamesinhadorei.blogspot.com/
HONRA TEU PAI E TUA MÃE
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER significado de honrar aos pais e os resultados de obedecer ou não ao 5º mandamento;
SENTIR amor e gratidão por seus pais;
RESPONDER escolhendo honrar e obedecer a seus pais.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. Efésios 6:1.
LEITURA AUXILIAR: Mensagens aos Jovens, 331 e 332.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais preparados segundo instruções abaixo; Conquistando a Atenção: frasco vazio de remédio, quinto mandamento escrito em papelzinho; Apresentando a Lição: lousa, carnê de prestações; Aplicando: (opcional) dicionário, caneta hidrocor, cartolina, tesoura; Contando aos Outros: cópia do papel de carta abaixo para cada aluno, envelope para cada aluno (opcional).
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
Recortar seis “casas” (conforme modelo abaixo) em papel cartão ou cartolina.
Escrever as partes do verso, inclusive a referência, nas casas.
Revisando:
Recortar uma casa em papel cartão (como em memorizando) e escrever o verso completo nela.
Colar um envelope atrás.
Escrever o número das questões em papeizinhos (por exemplo, questão número 1 de segunda-feira; questão Nº 2 de sexta-feira).
Colocá-los dentro do envelope.
MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, preparar o visual acima. Dizer: Quanto vocês acham que devem obedecer a seus pais? Cada um pode ter uma idéia, mas a resposta certa vem da Palavra de Deus. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. A ordem é obedecer aos pais em tudo, desde que não contrarie a vontade de Deus. Só estamos desobrigados de desobedecer aos pais descrentes quando exigem que seus filhos façam algo que desagrade a Deus. Fora isso, nossa obrigação é obedecer em tudo. Vamos aprender esse verso. Distribuir os visuais para alguns alunos e pedir que estes fiquem em pé diante da classe, para que todos leiam o verso na ordem correta. Repetir o verso por três vezes com todos. Ao perceber que a classe já está familiarizada com o versículo, pedir que um dos alunos vire seu visual, escondendo as palavras. Repetir o verso com um visual virado, depois com dois, com três e assim por diante, até que a classe consiga recitá-lo de cor.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever o quinto mandamento em um papelzinho e colocá-lo em um frasco vazio de remédio. Dizer: Eu tenho aqui um remédio muito especial. Milhões de pessoas procuram por ele e pagariam caro para conseguir o que este remédio pode fazer. Os cientistas investem milhões de reais em pesquisas tentando encontrar o remédio que tenho aqui em minhas mãos e as pessoas mais ricas e famosas do mundo querem conseguir o que tenho aqui. Quem sabe me dizer o que as pessoas mais querem conseguir e os médicos e cientistas tentam o tempo todo. Dirigir as perguntas até que respondam: vida longa. Isso mesmo! Todos desejam viver bem e muito tempo. E o remédio para isso está aqui, em minhas mãos. Pedir a um aluno que abra o frasco e leia o que está escrito. Realmente, Deus deu uma fórmula muito simples para alcançarmos uma longa vida, vocês não acham? Em nossa aula de hoje estudaremos como conseguirmos isso.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Escrever na lousa ou em um cartaz cinco traços, correspondendo às letras da palavra HONRAR. Os alunos podem sugerir as letras. Dar algumas dicas até que descubram qual a palavra certa. Por exemplo, é um verbo; fazemos para pessoas importantes; começa com H, etc. Quando descobrirem, completar a palavra e dizer: É uma palavra pequena de apenas cinco letras. Mas tem muito poder. Nos primeiros quatro mandamentos temos nosso dever de honrar o nosso Deus e o quinto mandamento nos ordena honrar aos seus representantes aqui na terra: os nossos pais. Colocar a faixa do quinto mandamento no visual. Isso significa que eles merecem maior respeito e amor que qualquer outra pessoa. Honrar aos pais é um mandamento tão importante que Deus promete prolongar a vida daqueles que o obedecem. Será uma vida longa e feliz nesta Terra e ainda viveremos eternamente lá no Céu . Se escolhermos desobedecer a eles, preferindo ouvir nossos amigos, eles nos conduzirão pelos caminhos do erro que resultam em problemas, tristezas, enfermidades e morte eterna.
Por que isso é assim? Porque nossos pais sabem o que é melhor para nós. Eles têm experiência, sabedoria e amor. Eles desejam a nossa felicidade. Por isso sempre nos dão os melhores conselhos. Quem não obedece a seus pais está perdido, sem rumo e sem orientação. Obedecer aos pais evita que entremos em situações difíceis e preserva nossa vida de muitos perigos. Assim aconteceu com Sansão, com Ofni e Finéias, os filhos de Eli, e com Diná, a filha de Jacó. Quanta desgraça aconteceu-lhes por desobedecer a seus pais. E tudo teria sido evitado, se apenas houvessem obedecido aos conselhos de seus pais.
Por outro lado temos o lindo exemplo de Salomão que, acostumado a ver todas as pessoas se curvarem em respeito a ele, curvou-se diante de sua mãe, quando recebeu a visita dela. Assim, ele demonstrou que ela merecia ser honrada pelo próprio rei, aquele a quem todos honravam. Ele colocou-a sentada ao seu lado direito, demonstrando como seus conselhos eram importantes para ele, apesar de ser considerado o homem mais sábio do mundo. José é outro exemplo de filho com cargo importante que demonstrou publicamente todo o amor que devotava a seu pai. Esses filhos reconheciam o valor de seus pais no sucesso de suas vidas.
Mostrar um carnê de prestações ou uma nota promissória. Perguntar aos alunos se eles sabem o que é aquilo e para que serve. Explicar que aquelas coisas são um acordo de pagamento de conta entre a loja e o cliente. A loja entrega um bem ou serviço e o cliente se compromete de pagá-lo nas datas designadas. Dizer: Há pessoas que fazem muitas contas em muitas lojas, depois não conseguem pagar. Elas ficam endividadas. O que vocês acham que uma pessoa endividada pode fazer para conseguir pagar suas contas. Deixar que os alunos falem suas sugestões. Por exemplo, fazer hora extra no trabalho, conseguir mais um emprego, cortar os gastos, pedir ajuda à família, etc. Com algum esforço e sabedoria, uma pessoa pode escapar das dívidas mais cedo ou mais tarde e ficar livre da responsabilidade. Mas há uma dívida que todos nós temos e que nunca conseguiremos pagar. É a dívida para com nossos pais.
Alguns mais e outros menos, mas todos são devedores. Devem amor, honra, respeito e bondade para com seus pais. Sabem por quê? Porque eles cuidaram de vocês na infância. Perderam horas e horas de sono para cuidar de vocês. Trabalharam arduamente para satisfazer suas necessidades da melhor forma que puderam e ainda fazem isso hoje. Oram e suplicam a Deus por vocês. Realmente eles merecem tudo de bom que pudermos fazer por eles. Eles realmente merecem ser honrados.
B. REVISANDO E AMPLIANDO:
Fazer um círculo com os alunos. Colocar uma música para tocar enquanto passam o visual com o envelope de mão em mão. Parar a música. Quem estiver com o visual no mão no momento que a música parar deve pegar uma pergunta dentro do envelope. Quando as perguntas acabarem, cada aluno responde sua pergunta. Se houver muitos alunos além das perguntas, reunir os que não pegaram perguntas com os que pegaram para que ajudem a respondê-las.
C. APLICANDO:
Dividir a sala em sete grupos (se o número de alunos for pequeno, formar menos grupos com mais de um tema).
Dar um dos temas seguintes para cada grupo: Tributar respeito; tributar submissão; tributar obediência; proporcionar amor e ternura; aliviar seus cuidados, zelar de seu nome; socorrê-los e consolá-los na velhice. Cada grupo deve dizer o significado da expressão escolhida e maneiras práticas de colocá-la em prática. Ter dicionários, canetas hidrocor, tesouras e folhas de cartolina, disponíveis.
Dar um pequeno espaço de tempo e deixar que apresentem suas idéias como desejarem: através de desenhos, simulações, cartazes, gráficos, etc. Ao terminarem, dizer: Agora vocês já sabem o que precisam fazer e como fazê-lo. Sei que às vezes não é fácil escolher o caminho da obediência, mas com a ajuda de Deus vocês podem alcançar um coração obediente e bondoso para com seus pais. Tenho certeza de que Deus está ansioso para lhe dar poder para obedecer a este mandamento.
D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia do papel de carta e um envelope para cada aluno. Pedir que escrevam a seus pais uma carta demonstrando amor e gratidão e, se for necessário, confessando suas faltas e pedindo perdão também. Enquanto trabalham, dizer: Não sabemos por quanto tempo teremos nossos pais conosco. Não podemos deixar para mais tarde nossas demonstrações de respeito e amor. Tenho certeza de que esta carta será muito preciosa a seus pais e lhes trará muita alegria. Não deixem de colocar em prática tudo que aprenderam hoje, de modo que possam ter uma longa vida de paz.
.
Colar um envelope atrás.
Escrever o número das questões em papeizinhos (por exemplo, questão número 1 de segunda-feira; questão Nº 2 de sexta-feira).
Colocá-los dentro do envelope.
MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Com antecedência, preparar o visual acima. Dizer: Quanto vocês acham que devem obedecer a seus pais? Cada um pode ter uma idéia, mas a resposta certa vem da Palavra de Deus. Ler o verso na Bíblia, na mesma versão em que será memorizado. A ordem é obedecer aos pais em tudo, desde que não contrarie a vontade de Deus. Só estamos desobrigados de desobedecer aos pais descrentes quando exigem que seus filhos façam algo que desagrade a Deus. Fora isso, nossa obrigação é obedecer em tudo. Vamos aprender esse verso. Distribuir os visuais para alguns alunos e pedir que estes fiquem em pé diante da classe, para que todos leiam o verso na ordem correta. Repetir o verso por três vezes com todos. Ao perceber que a classe já está familiarizada com o versículo, pedir que um dos alunos vire seu visual, escondendo as palavras. Repetir o verso com um visual virado, depois com dois, com três e assim por diante, até que a classe consiga recitá-lo de cor.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Com antecedência, escrever o quinto mandamento em um papelzinho e colocá-lo em um frasco vazio de remédio. Dizer: Eu tenho aqui um remédio muito especial. Milhões de pessoas procuram por ele e pagariam caro para conseguir o que este remédio pode fazer. Os cientistas investem milhões de reais em pesquisas tentando encontrar o remédio que tenho aqui em minhas mãos e as pessoas mais ricas e famosas do mundo querem conseguir o que tenho aqui. Quem sabe me dizer o que as pessoas mais querem conseguir e os médicos e cientistas tentam o tempo todo. Dirigir as perguntas até que respondam: vida longa. Isso mesmo! Todos desejam viver bem e muito tempo. E o remédio para isso está aqui, em minhas mãos. Pedir a um aluno que abra o frasco e leia o que está escrito. Realmente, Deus deu uma fórmula muito simples para alcançarmos uma longa vida, vocês não acham? Em nossa aula de hoje estudaremos como conseguirmos isso.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Escrever na lousa ou em um cartaz cinco traços, correspondendo às letras da palavra HONRAR. Os alunos podem sugerir as letras. Dar algumas dicas até que descubram qual a palavra certa. Por exemplo, é um verbo; fazemos para pessoas importantes; começa com H, etc. Quando descobrirem, completar a palavra e dizer: É uma palavra pequena de apenas cinco letras. Mas tem muito poder. Nos primeiros quatro mandamentos temos nosso dever de honrar o nosso Deus e o quinto mandamento nos ordena honrar aos seus representantes aqui na terra: os nossos pais. Colocar a faixa do quinto mandamento no visual. Isso significa que eles merecem maior respeito e amor que qualquer outra pessoa. Honrar aos pais é um mandamento tão importante que Deus promete prolongar a vida daqueles que o obedecem. Será uma vida longa e feliz nesta Terra e ainda viveremos eternamente lá no Céu . Se escolhermos desobedecer a eles, preferindo ouvir nossos amigos, eles nos conduzirão pelos caminhos do erro que resultam em problemas, tristezas, enfermidades e morte eterna.
Por que isso é assim? Porque nossos pais sabem o que é melhor para nós. Eles têm experiência, sabedoria e amor. Eles desejam a nossa felicidade. Por isso sempre nos dão os melhores conselhos. Quem não obedece a seus pais está perdido, sem rumo e sem orientação. Obedecer aos pais evita que entremos em situações difíceis e preserva nossa vida de muitos perigos. Assim aconteceu com Sansão, com Ofni e Finéias, os filhos de Eli, e com Diná, a filha de Jacó. Quanta desgraça aconteceu-lhes por desobedecer a seus pais. E tudo teria sido evitado, se apenas houvessem obedecido aos conselhos de seus pais.
Por outro lado temos o lindo exemplo de Salomão que, acostumado a ver todas as pessoas se curvarem em respeito a ele, curvou-se diante de sua mãe, quando recebeu a visita dela. Assim, ele demonstrou que ela merecia ser honrada pelo próprio rei, aquele a quem todos honravam. Ele colocou-a sentada ao seu lado direito, demonstrando como seus conselhos eram importantes para ele, apesar de ser considerado o homem mais sábio do mundo. José é outro exemplo de filho com cargo importante que demonstrou publicamente todo o amor que devotava a seu pai. Esses filhos reconheciam o valor de seus pais no sucesso de suas vidas.
Mostrar um carnê de prestações ou uma nota promissória. Perguntar aos alunos se eles sabem o que é aquilo e para que serve. Explicar que aquelas coisas são um acordo de pagamento de conta entre a loja e o cliente. A loja entrega um bem ou serviço e o cliente se compromete de pagá-lo nas datas designadas. Dizer: Há pessoas que fazem muitas contas em muitas lojas, depois não conseguem pagar. Elas ficam endividadas. O que vocês acham que uma pessoa endividada pode fazer para conseguir pagar suas contas. Deixar que os alunos falem suas sugestões. Por exemplo, fazer hora extra no trabalho, conseguir mais um emprego, cortar os gastos, pedir ajuda à família, etc. Com algum esforço e sabedoria, uma pessoa pode escapar das dívidas mais cedo ou mais tarde e ficar livre da responsabilidade. Mas há uma dívida que todos nós temos e que nunca conseguiremos pagar. É a dívida para com nossos pais.
Alguns mais e outros menos, mas todos são devedores. Devem amor, honra, respeito e bondade para com seus pais. Sabem por quê? Porque eles cuidaram de vocês na infância. Perderam horas e horas de sono para cuidar de vocês. Trabalharam arduamente para satisfazer suas necessidades da melhor forma que puderam e ainda fazem isso hoje. Oram e suplicam a Deus por vocês. Realmente eles merecem tudo de bom que pudermos fazer por eles. Eles realmente merecem ser honrados.
B. REVISANDO E AMPLIANDO:
Fazer um círculo com os alunos. Colocar uma música para tocar enquanto passam o visual com o envelope de mão em mão. Parar a música. Quem estiver com o visual no mão no momento que a música parar deve pegar uma pergunta dentro do envelope. Quando as perguntas acabarem, cada aluno responde sua pergunta. Se houver muitos alunos além das perguntas, reunir os que não pegaram perguntas com os que pegaram para que ajudem a respondê-las.
C. APLICANDO:
Dividir a sala em sete grupos (se o número de alunos for pequeno, formar menos grupos com mais de um tema).
Dar um dos temas seguintes para cada grupo: Tributar respeito; tributar submissão; tributar obediência; proporcionar amor e ternura; aliviar seus cuidados, zelar de seu nome; socorrê-los e consolá-los na velhice. Cada grupo deve dizer o significado da expressão escolhida e maneiras práticas de colocá-la em prática. Ter dicionários, canetas hidrocor, tesouras e folhas de cartolina, disponíveis.
Dar um pequeno espaço de tempo e deixar que apresentem suas idéias como desejarem: através de desenhos, simulações, cartazes, gráficos, etc. Ao terminarem, dizer: Agora vocês já sabem o que precisam fazer e como fazê-lo. Sei que às vezes não é fácil escolher o caminho da obediência, mas com a ajuda de Deus vocês podem alcançar um coração obediente e bondoso para com seus pais. Tenho certeza de que Deus está ansioso para lhe dar poder para obedecer a este mandamento.
D. CONTANDO AOS OUTROS:
Dar uma cópia do papel de carta e um envelope para cada aluno. Pedir que escrevam a seus pais uma carta demonstrando amor e gratidão e, se for necessário, confessando suas faltas e pedindo perdão também. Enquanto trabalham, dizer: Não sabemos por quanto tempo teremos nossos pais conosco. Não podemos deixar para mais tarde nossas demonstrações de respeito e amor. Tenho certeza de que esta carta será muito preciosa a seus pais e lhes trará muita alegria. Não deixem de colocar em prática tudo que aprenderam hoje, de modo que possam ter uma longa vida de paz.
FONTE: https://evangelismoinfantil.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário