O Terceiro Mandamento
"𝙽ã𝚘 𝚝𝚘𝚖𝚊𝚛á𝚜 𝚘 𝚗𝚘𝚖𝚎 𝚍𝚘 𝚂𝚎𝚗𝚑𝚘𝚛, 𝚝𝚎𝚞 𝙳𝚎𝚞𝚜, 𝚎𝚖 𝚟ã𝚘, 𝚙𝚘𝚛𝚚𝚞𝚎 𝚘 𝚂𝚎𝚗𝚑𝚘𝚛 𝚗ã𝚘 𝚝𝚎𝚛á 𝚙𝚘𝚛 𝚒𝚗𝚘𝚌𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚝𝚘𝚖𝚊𝚛 𝚘 𝚂𝚎𝚞 𝚗𝚘𝚖𝚎 𝚎𝚖 𝚟ã𝚘."
Ê𝚡𝚘𝚍𝚘 𝟸𝟶:𝟽
Quanto você acha que vale o nome de Deus? Quando não vivemos à altura do nosso compromisso cristão, nós representamos mal a Deus. Arrastamos na lama o nome da família de Deus.
Também representamos mal a Deus quando usamos o sagrado nome de maneira errada e feia ou o empregamos em expressões horríveis.
Quando fazemos isso, dizemos a todos que o nome de Deus não é santo, que não tem valor nem importância para nós. Seria ainda mais grave usar o nome de Deus para afirmar algo que é falso, ou deixar de cumprir uma promessa que fizemos em Seu nome.
Jesus nos ensinou: “Amai os vossos inimigos... para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste” (Mateus 5:44 e 45). Por que o ato de tratar bem a quem não merece mostra que somos filhos de Deus? Porque Deus é assim. “Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45).
Isso nos ajuda a entender o significado do terceiro mandamento, quando diz que não devemos tomar o nome de Deus em vão.
Não tomar o nome de Deus em vão é dizer que somos filhos ou filhas de Deus. É mudar o nosso comportamento! Significa adotar esse santo nome e experimentar uma genuína mudança em quem somos.
Então, recordando: o primeiro mandamento nos encoraja a amar a Deus e a colocá-Lo no centro da nossa vida, o segundo esclarece o que isso significa, e agora o terceiro mandamento leva em consideração os dois primeiros e nos pergunta: “Que decisão vamos tomar? Aceitaremos o convite que o Pai celeste nos faz? Vamos colocá-Lo no centro da nossa existência, adotando-Lhe o
nome e o Seu caráter?”
Nossa resposta determinará se Deus pode derramar sobre nossas vidas as bênçãos abundantes que prometeu em Sua Palavra.
REVERÊNCIA PARA COM O NOME DE DEUS
OBJETIVOS:
Ao final da lição o aluno deverá
CONHECER a santidade do nome de Deus
SENTIR respeito e reverência para com o nome de Deus;
RESPONDER cuidando para que sua linguagem não desrespeite o nome de Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Tributai ao Senhor a glória devida ao Seu nome”. Salmo 29:2
RECURSOS NECESSÁRIOS: Memorizando: visuais com o verso; Conquistando a Atenção: livro ou lista com significados de nomes; Apresentando a lição: espelho, tira com o terceiro mandamento; Aplicando: cópia da atividade abaixo, copo com água, iodo ou anilina, água sanitária.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Memorizando:
Ampliar as imagens abaixo para o tamanho que desejar em papel colorido.
Colar entretela atrás e recortar.
Colar entretela atrás e recortar.
Se desejar uma lembrança para Contando aos Outros, imprimir em tamanho pequeno.
Recortar tudo e montar um chaveiro com as quatro partes do verso para cada criança.
MEMORIZANDO (até 10 minutos):
Ler o verso na Bíblia na mesma versão em que será memorizado. Dizer: “Tributar” quer dizer “dedicar”. “Glória”, quer dizer “honra”. Nosso verso quer dizer que devemos dedicar o quê, a quem? Nós temos o dever de dedicar honra ao nome de Deus. Colocar os visuais do verso no flanelógrafo. Dizer: Não vamos nos esquecer de usar nossos lábios para glorificar o nome de Deus, para dedicar a Ele toda a honra que Seu nome merece. Recitar o verso completo com toda a classe. Retirar uma das partes dos visuais e recitá-lo inteiro. Retirar outra parte e repetir o processo até que tenham retirado todas as partes.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO (até 10 minutos):
Opção A:Levar um livro ou lista de nomes e seus significados. Dizer: Hoje eu trouxe algo muito interessante e acho que vocês vão gostar. Mostrar o livro. É um livro que contém vários nomes e seus significados. Vocês querem descobrir o significado de seus nomes? Consultar a lista procurando o significado dos nomes dos alunos ou de alguns deles. Depois, dizer: Toda menina e todo menino tem um nome. E o nome é muito importante. Os pais escolhem o nome com carinho e ficam tristes se alguém zomba do nome de seu filho ou não trata com o devido respeito. O seu nome quer dizer você!. Se alguém zomba do seu nome está zombando de você. Se alguém respeita seu nome está respeitando você. Hoje vamos falar do nome que merece nosso maior respeito.
Opção B: Dividir a classe em dois grupos e dar uma das frases a seguir para que cada grupo explique o significado: falar em vão (falar coisas inúteis, vazias, falsas), profanar (tratar com desrespeito, irreverência). Ajudar, se necessário.
ESTUDO DA LIÇÃO (até 25 minutos, incluindo apresentação da lição, revisão, aplicação e contando aos outros):
A. APRESENTANDO A LIÇÃO:
Mostrar um espelho e refletir sobre ele algum tipo de luz (da lâmpada, da janela ou de uma lanterna). Mostrar como o espelho brilha porque reflete a luz. Perguntar: Como vocês imaginam que é um serafim? Será que é um ser diferente de um anjo? Será que é pecador e fraco ou santo e poderoso? Na verdade, os serafins são seres que ficam bem perto do trono do Grande Rei do Universo, como se fossem guardas. Disso entende-se que sejam muito poderosos. Eles também refletem a glória da presença de Deus. Moisés, que era só um ser humano, viu a glória de Deus e ficou com o rosto tão brilhante que teve que colocar um véu sobre o rosto porque ninguém podia olhar para ele. Imaginem a glória que tem esses seres tão puros que vivem na presença de Deus! Apesar de serem tão poderosos e santos, sabem como esses seres agem quando vão falar o nome de Deus? Eles são tão reverentes que cobrem o rosto e os pés com suas asas. E nós, mortais e pecadores, como devemos pronunciar o nome de Deus? É disso que fala o segundo mandamento.
Pedir a um aluno que leia Êxodo 20:7. Depois colocar a faixa do terceiro mandamento no visual. Dizer: Esse mandamento nos mostra que o nome de Deus é Santo e não deve ser falado sem cuidadoso respeito. Mas, quantas vezes ouvimos as pessoas falando o nome do Senhor de qualquer maneira ou por qualquer razão? As pessoas falam bobagens e fazem coisas erradas e estão tão acostumadas a desrespeitar o nome de Deus que até nessas horas falam Seu nome. Vocês podem dizer algumas frases que se tornaram um modo de falar e que são transgressão do 3º mandamento? Ai, meu Deus; pelo amor de Deus; Deus me livre; juro por Deus, Deus te crie. Todas essas expressões demonstram desrespeito para com o sagrado nome de Deus e são tão comuns em nosso mundo que mesmo pessoas ímpias e descrentes costumam dizer essas frases. Existem também, músicas profanas que mencionam o sagrado nome de Deus. Tudo isso é transgressão.
Mas, mesmo entre os cristãos, o nome de Deus tem sido desonrado. Enquanto oram muitos repetem o tempo todo o nome de Deus, como que para dar tempo de pensar no que vão falar. Outros repetem várias vezes e desnecessariamente “Deus, Todo-Poderoso”, que são palavras tremendas e sagradas. Ainda há aqueles que usam expressões de gíria para referir-se ao Santo Deus e Jesus, tais como “o cara lá de cima” ou “J.C.”. Outras fazem piadas com os nomes de Deus e Jesus. Muitas músicas evangélicas também repetem desnecessariamente o nome de Deus e de Jesus. Sabem qual o problema disso? Ao repetir muitas vezes os nomes sagrados ele começam a parecer que são comuns, iguais ao de todos os humanos. Também desonramos o nome de Deus quando cantamos hinos que mencionam Seu nome, sem reverência ou sem prestarmos atenção no que estamos cantando.
Durante um culto também podemos desrespeitar o nome de Deus sendo irreverentes, conversando ou não prestando atenção no que está sendo falado. Além disso, o nome de Deus é blasfemado quando desprezamos ou maltratamos alguém.
E o que dizer do juramento? Podemos ou não jurar em nome de Deus? Podemos e não podemos. Não podemos usar o nome de Deus em juramento no nosso dia a dia, quando somente a nossa palavra já deve ser suficiente para provarmos que falamos a verdade. Mas, vocês já assistiram a um julgamento onde uma testemunha presta juramento? Nesse caso o juramento é um procedimento usado por lei no tribunal e geralmente a testemunha coloca a mão sobre a Bíblia ao fazer o juramento. Colocar uma mão sobre a Bíblia, e levantar a outra, para mostrar como é feito o juramento judicial. Isto é uma promessa de que as palavras da testemunha serão verdadeiras. Se ela fizer o juramento e mentir é considerada culpada de perjuro, um crime que tem sua punição. Para o cristão não há problema jurar em um tribunal porque estará apenas apelando a Deus como Testemunha de que o que ele diz é a verdade, e nada mais que a verdade.
A Bíblia diz que aquele que usa Seu sagrado nome com desrespeito não será tido por inocente. Por outro lado, o Senhor recompensará amavelmente os filhos que demonstrarem Seu amor e reverência, cuidando com suas palavras para não desonrarem Seu nome.
B. REVISANDO E AMPLIANDO: Corrigir o questionário da lição.
C. APLICANDO: Dar uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. Estimulá-los a escrever os vícios de linguagem (coisas que falam sem pensar, que desonram a Deus) que pretendem deixar de dizer. Ajudá-los a anotar e assinar em baixo. Depois que todos completarem suas atividades, mostrar um copo comum pouco de água tingida com iodo ou anilina comestível líquida.Explicar que isso se parece com uma boca suja. Boca suja é aquela que usa palavras feias e sujas, principalmente frases que desonram a Deus ou que usam Seu sagrado nome em vão. Dizer: É muito difícil mudar nossos hábitos de linguagem, mas podemos pedir a ajuda de Deus. Colocar cloro ou água sanitária no copo e a água ficará limpa (treinar antes para verificar a quantidade necessária de cloro). Explicar que Deus fará a mesma coisa com nossa fala.
D. CONTANDO AOS OUTROS: Dizer: Agora que já tomamos nossa decisão de cuidarmos para sermos respeitosos com nossas palavras, precisamos dar testemunho disso. Sabem como? Falando! Só pelo modo como falamos, os outros vão saber que temos respeito e amor pelo Senhor. Também devemos defender o nome de Deus quando alguém O desonrar em nossa presença, como defendemos o nome de nossos pais e amigos quando alguém zomba deles. Então as pessoas vão se interessar em saber mais sobre esse Deus que faz toda a diferença em nossas vidas.
ENCERRAMENTO (até 5 minutos): Orar brevemente pedindo a Deus que limpe a linguagem de seus alunos e a sua também. Depois, orar o Pai Nosso com todos
Base Bíblica: Êxodo 20.3 -6.
Objetivo: Entender que DEUS é o único que devemos adorar.
Mostre que muitas pessoas adoram os objetos como se fossem deuses.
Explique que Deus é único. Só a Ele devemos adorar, ou seja, demonstrar o nosso amor, pois as duas primeiras Leis foram estas: "Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cia no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás... " Êxodo 20.3-5a. Por esta razão é só a Deus que devemos adorar e louvar.
História - Contar Êxodo 32. Mesmo que você já contou a eles, reforce novamente. É importante que eles entendam que há somente um Deus verdadeiro.
Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.
Sempre eu ia falando os mandamentos e eles repetindo. Depois eu mostrava o visual que tinha feito, e quem lembrava qual era o mandamento das outras aulas segurava o mandamento na mão.
FALAR O NOME DE DEUS COM RESPEITO - 3º Mandamento
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário