Seguidores

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

LIÇÃO BÍBLICA INFANTIL O SEXTO MANDAMENTO DE DEUS ( NÃO MATARÁS)

 


Sexto mandamento (v.13) - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).Tema: Matar?! Nem pensar!
Texto base:   Êxodo 20:13: Não matarás.
Êxodo 2: 11 a 22

E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?
O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.
E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
Mateus 5:22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Objetivo: Saber que Deus dá a vida, por isto só Ele tem o poder sobre a vida e a morte.
Sequência didática:
Organização do cenário:
Cenário 1: pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe.
Cenário 2: um enorme pano amarelo no chão imitando o deserto, 3 pirâmides, uma sarça ardente.
Cenário 3: campo de futebol, bola.
Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Estimulá-los a falar. Leitura dos versículos das  aulas anteriores, eleger algumas crianças para fazer comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 6.
 Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula, pois sem ele as crianças não vão conseguir entender a lição e nem os professores vão conseguir ensinar;

 - História1:  Moisés mata um egípcio: Êxodo 2: 11 a22
Moisés entra com uma cara bem triste e cabisbaixo, com alguma arma na mão, hoje ele vai confessar um pecado que cometeu quando era bem jovem e as consequências desse erro.
Moisés contará o episódio em que numa briga acabou matando um egípcio  que estava maltratando um israelita. Ressaltar que Moisés apenas queria fazer justiça, defendendo o povo de Israel que sofria injustamente nas mãos do Egito, eram escravizados, torturados, tiveram seus bebês mortos e que num momento de fúria, sem pensar direito brigou e acabou matando o homem.
Ressaltar o arrependimento sentimento de culpa, a vergonha por ter feito algo tão feio, o medo da punição de faraó e sua fuga para uma terra estranha, longe de seus amigos, família.
Por bastante dramaticidade no fato de estar arrependido e nas consequências do erro.
Mas um dia ele recebeu uma nova chance, ele estava pastoreando as ovelhas de seu sogro e Deus começou a falar com ele no meio de uma sarça ardente, ele recebeu uma missão muito bonita: tirar o povo de Israel do Egito e levar para uma terra muito especial que Deus estava prometendo dar aos israelitas: Canaã!
Intervenção: Outro comunicador recorda, com as crianças, todas as consequências que Moisés sofreu devido o fato de não ter controlado sua raiva. (pode escrevê-las na lousa).
Lê e explica Mateus 5:22 levando-os a refletir que não é só a morte do corpo que é pecado de homicídio. Convidá-los a prestar atenção no teatro a seguir e tentar observar o que esse teatro tem a ver com suas vidas:
Contação de história: 2 (Teatro: jogo de futebol) 5 pessoas



Um grupo de palhaços combinam de se encontrarem para jogar futebol. Na hora do jogo eles sentem um cheiro estranho e começam desconfiar que um dos colegas está com chulé. Ficam cochichando num grupinho deixando o outro de fora.
Desconfiado o palhaço fedido chega pedindo satisfações e isso da início  a uma discussão.
O juiz apita e  começa o jogo, mas  acontece um acidente: um dos jogadores acerta a canela do palhaço fedido que já estava nervoso e outra discussão começa. O Juiz separa dando cartão amarelo para os 2 palhaços.
O jogo reinicia, mas cheio de raiva os palhaços ficam disputando a bola com agressividade, até que muito nervoso o palhaço fedido machuca o outro palhaço, toma cartão vermelho, vai para o banco e o outro vai para a farmácia fazer curativo.
Outros 2 palhaço que estavam no jogo ficam falando mal do palhaço fedido, defendendo o que está machucado que volta com o curativo e se fazendo de vítima.
-Intervenção2: O comunicador pergunta para as crianças em que situações ocorreu pecado durante o jogo e estimula a falar o que eles estão sentindo e do lado de quem eles estão. Pergunta qual seria a forma correta de ter evitado todos esses problemas e como se deve resolvê-los agora.
-Continuação do teatro:
O juiz voltando da farmácia e  vendo tudo isso chama todo mundo para conversar e faz uma ligação entre Êxodo 20:13 e Mateus 5:22. Todos os palhaços veem a necessidade de pedirem perdão uns para com os outros antes de pedirem perdão a Deus. Cada um faz uma oração pedindo perdão pelos erros durante o jogo.
 

Fechamento
: perguntar as crianças o que a aula de hoje ensinou e o que mudou na vida delas de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus para não cair nesse e em outros pecados (incentivar as crianças orarem). Relembrar os mandamentos estudados.
Pequenos  grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7. Fazer uma revisão de toda aula. Enquanto as crianças realizam a atividade: colorir, aproveitar o tempo para conquistar mais da amizade deles e conversar sobre a aula, perguntar o que eles estão achando para fazermos nossa própria auto avaliação ao fim da aula.
Entregar a 6ª peça do quebra-cabeça e uma canetinha.
VEJAM AS FOTOS NO LINK ABAIXO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário