Seguidores

quinta-feira, 29 de junho de 2017

HISTÓRIA BÍBLICA PARA CRIANÇA DE EBD. ABIGAIL UMA HEROÍNA INTERCESSORA

HISTÓRIA BÍBLICA PARA CRIANÇA DE EBD. ABIGAIL UMA HEROÍNA INTERCESSORA.
Esta lição tem por objetivo incentivar a prática da oração e demonstrar a importância da oração intercessória

Fonte da atividade https://craftingthewordofgod.com/
Clique no link abaixo e baixe a atividade para fazer com os seus alunos

A lição peguei no http://www.escoladominical.net/
Ideias da sandra mac
















Juniores - Abigail

Abigail, uma Heroína Intercessora
1 Samuel 25.14-35
Fonte: http://www.cpad.com.br
Professor (a), o tema de nossa lição fala acerca da intercessão. A personagem em destaque é Abigail, mulher corajosa que intercedeu pelo seu marido e pelo seu povo ao rei Davi, a fim de impedir uma guerra. Com este exemplo, Deus nos convida a praticar a intercessão acerca de qualquer coisa.
Conhecendo mais...
· Abigail ® Era bonita e bem mais preparada que seu marido (Nabal) para administrar a riqueza que possuíam. Sensível, capaz e oradora persuasiva, embora sua cultura e seu marido lhe dessem pouco valor, esta sábia mulher fez o máximo de sua habilidade e oportunidades. Davi ficou muito impressionado com a competência de Abigail. Ela mostrou-se uma importante conselheira a estes dois homens, trabalhando arduamente para evitar que agissem de forma impulsiva e imprudente. Por sua ação rápida e hábil negociação, impediu que Davi se vingasse de Nabal (seu marido, pois o mesmo tratou mal aos homens que acompanhavam Davi). Ela enxergou o panorama geral e deixou um grande espaço para Deus se envolvesse na situação.
Você como Abigail, consegue ter uma visão geral da crise que está enfrentando no presente? Você usa sua habilidade para promover a paz? É leal sem ser cego? Que desafio ou responsabilidade você enfrenta hoje que requer uma vida sob o controle de Deus?
Extraído de: http://www.cpad.com.br/?acao=LI&dep=299&secao=2346

Professor, leve marcadores de Bíblica para sala de aula, no verso escreva: Amigos que eu quero alcançar. Distribua um para cada aluno e explique que eles devem escreve o nome de 5 amigos que ainda não tem Cristo como Salvador. Após preencherem, coloque na caixa de oração e durante todo o trimestre faça momentos de intercessão, no qual cada aluno poderá participar. No último domingo do trimestre, leve um cartaz escrito “Árvore dos Frutos”, conforme ilustração abaixo, coloque nos frutos (círculos brancos) o nome de cada pessoa que eles intercederam e aceitou a Cristo como Salvador, isso servirá de incentivo para seus alunos orarem e evangelizarem.
1- Versículo visualizado
Vc poderá imprimir o desenho da mão uma única vez para servir de molde (configure sua impressora para SEM MARGEM).
Recortar 8 mãos em papel cartão colorido (pode fazer apenas o contorno).
Imprimir a folha com o texto do versículo e recortar.
Colar os 'pedacinhos' em cada mão.
No verso de cada mão, colar velcro adesivo, ou lixa ou o que desejar para pregar no flanelógrafo.
Poderá usar como jogo de memorização.

2- Cartãozinho do versículo chave
Neste kit tudo está visualmente bastante dentro do tema oração, inclusive os cartões.
Imprimir em papel creme. Dá trabalho recortar uma por uma, mas vale a pena!
O caderno de versículo dos meus alunos (veja no kit da lição 1), está ficando muito lindo!
Eles colaram todos os versículos do trimestre passado também. Assim fica tudo bem organizadinho, né?
3- Atividade
No final da revista do prof. veio uma sugestão para se montar um 'Caderno de Oração'.
Então me veio a idéia de criar este livrinho de oração, que é uma gracinha de fazer.
Vc pode imprimir em papel CHAMEX mesmo. Distribuir para os alunos recortarem e dobrarem nas linhas grossas.
Dobrar ao meio - parte branca com parte branca (não precisa colar).
Depois ir dobrando pra dentro, de forma que no final ficará a capa e a última página a folha com o coração.
Eles deverão escrever os pedidos de oração correspondentes a cada assunto.
Vc poderá fazer essa tarefa com eles. Cada um deve escrever UM pedido em sala de aula (em casa deverão completar o caderninho com outros pedidos).
Oriente sobre os motivos de oração pela a igreja e pelo Brasil (que tal lembrar sobre o problema da Dengue e a violência infantil?).
Esta lição traz um importante tema : Intercessão!

Orar é um dever de cada cristão, porém, o mais importante é que é um direito. Imagine se Deus não ouvisse e não agisse em nosso favor!! Que perda de tempo seria, porém a alegria é que, Ele pode fazer muito, mais, além daquilo que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20) Aleluia! Comece a orar e seja uma benção!

1- O que é oração?


O termo oração, do grego proseuch?, significa "invocar, pedir ou suplicar a uma divindade". No Antigo e Novo Testamento, a oração é o supremo recurso usado pelo povo de Deus para suplicar, agradecer, adorar, pedir, interceder e bendizer ao único e verdadeiro Senhor. Tão variados são os contextos e motivos pelos quais o crente ora, que a Bíblia emprega diversos vocábulos para descrever o diálogo da alma com Deus.

1.2 - Deus tem pelo menos três opções como resposta às nossas orações:

2 Coríntios 12 . 8 - 9 12:8) - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
(2 CO 12:9) - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

1- Não
2-Sim
3-Espere

Aceite a resposta de Deus, pois Ele sabe o que é melhor para nós!


1.3 Passos para ensinar as crianças a orar:

a- Conceito (adoração, louvor, petição, confissão e intercessão)
b- Preparação do ambiente
c- Disciplina nesta hora
d- Motivação

1.4. Segundo a Bíblia podemos orar:


Dobrando os joelhos Efésio 3.14 : “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”

Olhando para cima (Salmo 5. 3: “ Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei”.

Elevando a alma Salmo 25.1: “ A TI, SENHOR, levanto a minha alma.”

Elevando o coração Lamentações 3. 41: “ Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo;”

Derramando o coração Salmol 62 . 8: “Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”. (Selá.)

De pé 1 Reis 8. 22: “ E pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suas mãos para os céus,.” Confira também Marcos 11 . 25.

Prostrado Salmo 95 .6: “ Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou”.

Ajoelhado 2 Crônicas 6 . 13 b : “... e pôs-se em pé sobre ela, e ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, estendeu as suas mãos para o céu. “; “Salmo 95.6 b ... ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.”

De bruços - Números 16 .22 : “ Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?”; Josué 5. 14: “E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?”

De mãos espalmadas ( Isaías 1.15) : Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

De mãos levantadas Salmo 28. 2 : “Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo”.

1.5 - O destino das nossas orações (PREENCHER)

Apocalipse 5.8 : __________________________________________________ _________________

Apocalipse 8.3 : __________________________________________________ _________________


1.6 Tipos de Oração (Extraído da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças)

ADORAÇÃO
Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição porque é santo (perfeito sob todos os aspectos e foi Ele Quem fez todas as coisas – inclusive você (Salmos 95. 1-6). Você adora a Deus ao se alegrar com tudo que Ele é e ao dizer a Ele como é maravilhoso.
Você pode dizer: “Deus, o Senhor é o Criador maravilhoso. Eu O amo por ser Todo-poderoso. Eu O amo por ser perfeito. Passe algum tempo adorando a Deus.”


CONFISSÃO
A segunda palavra vai ajudar você a lembrar-se de confessar o seu pecado a Deus. Se permanecer no pecado e não falar sobre ele com Deus, Ele não vai ouvir a sua oração (Salmo 66.18). Confessar é mencionar o seu pecado e reconhecer que agiu mal (I João 1.9). Diga a Deus: “Confesso que agi errado quando... (cite o pecado)”. Ele promete perdoá-lo quando você confessar o seu pecado. Sempre que perceber que agiu erradamente, converse com Deu sobre isso.

AGRADECIMENTO
Agradeça e diga a Deus que aprecia o que possui, quem você é e o que Ele lhe deu (Filipenses 4:6). Diga: “Obrigado, Deus, por minha família. Obrigado pelo alimento que como. Obrigado por me fazer como eu sou. E, acima de tudo, obrigado por enviar Jesus para pagar pelo meu pecado na cruz”. Agradecer a Deus deve ser parte importante do seu tempo com Ele.

SÚPLICA
Não deixe de incluir a súplica quando conversar com Deus. Suplicar significa pedir de maneira humilde. Deus quer que você converse com Ele sobre as necessidades de outras pessoas (Efésios 6.18). Ore pela sua família e amigos quando estiverem doentes ou sofrendo. Ore para que seus amigos não salvos aceitem Jesus como Salvador e se tornem membros da família de Deus. Seus amigos salvos precisam que você peça a Deus para ajudá-los a viver Ele todos os dias. Deus quer também que você apresente a Ele suas necessidades e desejos (João 15.7).



http://projetoensinarecrescer.blogspot. ...

Um comentário:

  1. Meu muito esse recurso me ajudara a passar o ensinamento as criancas com mais Deus os capacite cada vez mais .D

    ResponderExcluir