Texto base Não adulterarás
João 4: 1 a 30
-Objetivo: Saber que Deus quer que tenhamos pureza sexual;
Sequência didática:
- Organização do cenário:
Cenário 1: pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe, tendas em forma de pirâmides.
Cenário 2: uma cisterna
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Estimulá-los a falar. Leitura dos versículos das aulas anteriores, eleger algumas crianças para fazer comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 7.
Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula, pois sem ele as crianças não vão conseguir entender a lição e nem os professores vão conseguir ensinar;
Contar a história de um menino que frequentou a escola dominical quando foi criança, contudo que paquerava muitas meninas, quando ele ficou mais velho teve muitas namoradas, mas tinha um namoro fora dos padrões de Deus. Um dia casou-se com uma moça, mas ele ficava relembrando das outras namoradas e se sentia infeliz até que o casamento dele não deu certo e ele se separou.
Ele arrumava outras namoradas, porém nunca era feliz... Então um dia ele começa a refletir sobre a vida e imagina como seria sua história se ele pudesse mudar suas atitudes. A história é contada novamente, no entanto em cada escolha ele muda de atitude, decidindo fazer a vontade de Deus e respeitar a si mesmo e as meninas.
- Intervenção: Outro comunicador fala com as crianças sobre a necessidade de sermos puros e convida a prestar atenção no teatro a seguir e notar que Jesus da uma nova chance para as pessoas que erram.
- Contação de história: 2 (Teatro: a mulher samaritana) personagens: a mulher e Jesus
- Fechamento: O comunicador une as duas histórias, mostra que Jesus dá uma nova chance para aqueles que erraram oferecendo-lhes o arrependimento a conversão. Então se eles conhecem alguém que cometeu adultério, devemos orar para que ela se converta de seu pecado e mude de vida e aqueles que nunca adulteraram devem se esforçar para não cometer esse erro que pode trazer consequências muito ruins para sua vida, além de entristecer o coração de Deus.
-Pequenos grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7. Fazer uma revisão de toda aula. Falar sobre o assunto no nível de cada idade, com os mais velhos falar sobre questões como virgindade e sexualidade.
Perguntar o que eles estão achando para fazermos nossa própria auto avaliação ao fim da aula.
-Dizer que receberão a 7ª peça do quebra-cabeça e uma canetinha somente na próxima aula.
- Pique -nique
Lanche;
Brincadeiras(cada tio inventa uma brincadeira)
Base Bíblica: Êxodo 20.14 e I Timóteo 5.22.
Objetivo: As crianças entenderem o que é fidelidade e saber que o casal deve ser fiel um ao outro.
Descobrindo o tema - Pergunte às crianças se já foram a um casamento. Pergunte também porque as pessoas se casam. Após as respostas, fale que hoje estarão aprendendo a sétima Lei de Deus. Mostre o numeral 7 e leia êxodo 20.14. Esta Lei é pra o marido e a mulher. Ela ensina que os dois devem guardar o seu amor um para o outro, não podem dividi-lo com outra mulher ou com outro homem.
Mostre um álbum de fotos e difa que quando duas pessoas se casam, o marido e mulher, devem fazer de tudo para o casamento dar certo. Pergunte: O que o marido e a mulher tem que fazer para o casamento dar certo?
Em seguida, explique que Deus criou esta Lei para o homem que ser casar, não deixe a sua mulher ir viver com outra; da mesma forma, a mulher que se casar, não pode deixar o seu marido e ir viver com outro.
Quando eles vivem sempre juntos e não arrumam mais namoradas ou namorados, estão sendo fiéis um ao outro, ou seja, não estão adulterando.
Mostre um vidro de conserva e diga que o alimento que está dentro não se estraga porque está mergulhado em água misturada com conservantes, que são produtos que ajudam o alimento a não se estragar. Se abrirmos o vidro e colocarmos outro líquido, o que acontecerá? O alimento se estragará.
Na nossa família acontece algo semelhante. Se todos procurarem obedecer ao que está escrito na Bíblia, nossa família se manterá saudável.
Não adulterar é o mesmo que não trair. Em um casamento, marido e mulher prometem que serão fiéis um para o outro e que não irão amar outra pessoa. A esposa promete não se interessar por outro homem e o marido não se interessar por outra mulher. Os dois prometem não enganar um ao outro. Ao cumprirem o que prometeram estão sendo fiéis. Mas, se um deles começar a enganar e trair, saindo escondido com outra pessoa, então estará adulterando. A vontade de Deus é que pai e mãe estejam sempre unidos e felizes criando seus filhos, por isso Deus deu esta ordem.
FONTE: https://ministerioinfantilnamesinhadorei.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário