Brincadeiras para dia de chuva...
MEU ESPELHO
Formação: em duplas.
Desenvolvimento: O professor explica que uma das crianças
será o espelho do outro (a que imitará os gestos), isto é, todo gesto que um
fizer, seu par deverá imitá-lo. O professor dá um sinal de início para começar
a brincadeira. Sugestão: use música instrumental com ritmos variados para
deixar a brincadeira mais divertida. Depois, o professor pedirá para que as
crianças troquem os papéis.
***********
PROCURAR OS PARCEIROS
Formação: as crianças ficarão espalhadas na sala.
Desenvolvimento: O professor seleciona diversas gravuras
(colar em cartolina) e recorta-as de forma que formem vários quebra-cabeças. No
verso das peças de cada um dos quebra-cabeças, o professor utiliza um sinal (ou
número) para marcar; observando que cada quebra-cabeça deverá ter um sinal
diferente. Misturar as peças e distribuir uma para cada criança. Ao dar um
sinal, as crianças observarão o sinal atrás de sua peça e deverão procurar os
colegas que possuem as peças com o mesmo sinal, agrupando-se em algum espaço
pela sala. As crianças deverão montar o quebra-cabeça.
Sugestão: use música instrumental como "marcadora"
do tempo da atividade.
O BARQUINHO
Formação: crianças em roda ou em seus lugares. Precisa de um
barquinho de papel.
Desenvolvimento: O professor explica a brincadeira que consiste
em repetir uma frase completando-a de acordo com o combinado: - " Lá vai o
barquinho carregado de ...". Exemplo: frutas, flores, animais, etc.
A criança que recebe o barquinho, repete a frase
acrescentando no final a "carga" que foi combinada (de acordo com a
categoria estabelecida) e passa para o colega ao lado. E assim, sucessivamente,
passando o barquinho de criança para criança, até que se esgote o que levar no
barquinho.
O BARBANTE MALUCO
Formação: duas equipes de crianças em fila. Dois rolos de
barbante.
Desenvolvimento: Explicar a brincadeira antes. Ao sinal do
professor, a primeira criança de cada equipe, passará o barbante pela sua
cintura, dando três voltas, e entregará o rolo ao colega de trás, que fará o
mesmo, e assim por diante, até chegar à última criança da equipe.
Quando a última terminar, começará a desenrolar o barbante
da cintura, enrolando-o outra vez no rolo, e assim sucessivamente, até chegar
de novo na primeira criança. Será vencedora a equipe que apresentar ao
professor o rolo de barbante novamente enrolado.
ADIVINHE O OBJETO
Formação: As crianças em roda ou em seus lugares.
Desenvolvimento: Uma das crianças fica do lado de fora da
sala. O professor combina com as crianças qual OBJETO da sala que o colega
deverá descobrir. Após combinarem, o professor pede à criança que volte e lhe
diz que, após fazer perguntas aos colegas, deverá tentar descobrir qual foi o
objeto escolhido pela turma.
Só poderão ser feitas perguntas como:
- Ele é grande ou pequeno?
- É pesado ou leve?
- Qual é sua cor?
- É de algum colega da sala?
- É comprido ou curto?
Depois das respostas, a criança poderá fazer três tentativas
de acerto. Se conseguir acertar, poderá escolher seu substituto; caso
contrário, deverá pagar uma prenda (fazer uma imitação, cantar, etc). A
brincadeira é reiniciada com a escolha de outro objeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário