Seguidores

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DICAS E TRUQUES DO EVA



Dicas e Truques do EVA



Bem as dicas abaixo foram retiradas do grupo "FANTÁSTICO MUNDO DO EVA" no Flickr  e são interessantes e estão com os devidos créditos que amigas artesãs de lá deram.

Espero que  gostem  e aprendam como trabalhar com o EVA.

fonte:http://famaeva.blogspot.com.br/


Dica de Masan Arteira:

ETIL VINIL ACETATO
Este é o nosso tão famoso EVA...entrou no mercado artesanal em meados de 1998 (antes era usado somente em chinelos e alguns poucos itens), e de la pra cá só tem crescido... isso graças a sua facilidade de manuseio e armazenamento, o seu lindo colorido e também por ser muito versátil! Chegou tímido, com peças simples e mais voltado para o mercado pedagógico... foi se aperfeiçoando com o passar dos anos e hoje ele já é utilizado sozinho, em peças perfeitas para todas as ocasiões ou unido a todo tipo de material artesanal como: decoupagem, pintura, aplicações, reciclagem etc... graças a grande criatividade dos artesãos que o utilizam e adoram...

Nem só de lembrancinhas vive o EVA...... Hoje existem peças para diversos ambientes, da casa, decorações que não são mais exclusivas para o universo infantil como no inicio,mas também e muito bem aplicado, para adultos em peças divinas ! Existe uma verdadeira INFINIDADE de técnicas,ele tem ganhado força e lugar nobre na decoração da casa, como decoração de quartos, bolsas, carteiras, relógios de parede, espelhos, materiais para escritório, jogos para cozinha e banheiro, flores, porta trecos,colares, brincos , enfim... Um mundo de possibilidade para que possamos produzir com um custo mínimo, pois, este material alem de maravilhoso é super acessível! E, claro.. ganhar dinheiro, de repente até para o nosso sustento. Já existem pessoas q fazem deste seu único meio de vida...
EVA traz uma grande variedade de cores e texturas e os resultados irão te surpreender, mas atenção: Um corte preciso é FUNDAMENTAL para q as peças de Eva tenham um acabamento impecável... Quem faz um numero reduzido de peças poderá utilizar apenas tesouras porem para quem trabalha com produção em larga escala, é preciso lançar mão de facas profissionais, que funcionam com uma prensa manual ou elétrica cortando com mais rapidez e melhor precisão. Outra maneira eficiente de trabalhar com o Eva é utilizando os apliques q já se encontra prontos ou encomendar o serviço de corte especifico em lojas especializadas.

Dicas e truques:

**COLAGEM: Pode ser feita com cola quente, cola de contato ou cola de preparação – as duas ultimas são mais eficientes.

-A cada etapa de colagem espere a cola secar antes de partir para a nova fase, assim as peças não saem da posição.

-Não exagere na quantidade de cola,no caso de cola de contato, passe uma camada fina na superfície a ser colada, una e separe em seguida as duas partes, deixe secar por uns 15 segundos e una-as novamente, assim estará definitivamente colada.

-O tempo de secagem da cola depende do tamanho da superfície, quanto maior, mais tempo. Sendo assim, verifique q ela atingirá uma cor opaca em alguns minutos, e só   quado isso ocorrer as peças poderão ser unidas.

- Cola quente provoca ondulações no trabalho, use-a apenas se quiser moldar o EVA.
Outro problema com a cola quente é que solta fios e queima-se a mão com facilidade. Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.

-Se cair cola sobre o EVA remova-a imediatamente com um pano umedecido em Álcool.

**CUIDE-SE: Trabalhe em local arejado e use mascara, o cheiro da cola é muito forte e pode intoxicar

**USE TESOURAS afiadas e limpas. As menores, de ponta curva, são mais indicadas para peças pequenas e as tesouras maiores para as peças grandes, ja para cortes retos utilize estilete e régua.

**OUTRA DICA PARA CORTAR O EVA com precisão é utilizando cortadores de Biscuit (ou aqueles de alumínio para bem-casados) marque o desenho pressionando o cortador com o desenho escolhido sobre o EVA, assim ficará vincado, em seguida corte com a tesoura.

** FAÇA MOLDES das partes da arte escolhida, transferindo o risco com papel carbono para um papel cartão e recorte. Isso facilitará para q você faça varias peças idênticas e assim o trabalho rendera muito mais.(Obs: NÃO UTILIZE PAPEL CARBONO DIRETO NO EVA POIS PODE MANCHAR!!)

** PREFIRA RISCAR o EVA com lápis e de leve, assim fica mais fácil de limpar caso necessário, evite canetas, a tinta da caneta não sai com a mesma  facilidade...

** PARA LIMPEZA da placa utilize um pano com detergente ou álcool! (o ideal é um tecido de fralda) as manchas secas são mais fáceis de remover.

**PROCURE TRABALHAR COM VAZADORES, eles facilitam os cortes de detalhes, deixando assim as peças mais bem acabadas,pois as peças muito pequenas são mais difíceis para o corte!

**PARA NÃO DEFORMAR nem provocar marcas nas placas de EVA o ideal é guarda-las enroladas.

**É POSSÍVEL REMOVER DOBRAS E VINCOS , por ser um material expandido, ele “obedece” sob a ação do calor. Pode ser utilizado ferro de passar roupas e até mesmo um secador de cabelos resolve o problema.

**APROVEITE TODAS AS SOBRAS para recortar figuras pequenas, fazer flores, olhos bocas, corações estrelinhas, etc... da pra utilizar em diversas coisas, fazer enchimentos substituindo a manta acrílica, pra fazer mosaicos .... guarde também para fazer apliques, e quem sabe seja mais uma fonte de renda. Nada no EVA é descartado.

** SEMPRE Q FOR FIXAR materiais diversos no EVA raspe um pouco o local com estilete para ficar poroso, assim facilitará a penetração da cola. Cole tecidos, galão, veludo, sintético, paetês, pedras, purpurina, pelúcias , enfim, tudo q sua imaginação desejar!!!

O sucesso de suas peças está na sua CRIATIVIDADE.
A surpresa vem, principalmente da habilidade e da capacidade de produzir peças belíssimas e divertidas. Personalize seus trabalhos com seu toque de leveza, harmonia e beleza! Inspire-se nestas dicas preciosas....

Volte sempre .... estaremos sempre renovando o tipico e postando varias dicas e novidades sobre este maravilhoso material q amamos!!
Se você ainda não o ama com certeza amará ao primeiro contato!!



Dica de Andrea Deconart's:

1º CORTE - Ao cortar vire o e.v.a. e não a tesoura isso vai ajudar a sua peça a ficar perfeita, lembrando que deve utilizar o meio da tesoura e não a ponta, para não ficar picotes e deixar suas peças ainda mais perfeitas.

2º LIMPEZA - A acetona e álcool são os melhores produtos para retirar o excesso de adesivo de contato use sempre algodão e para as manchas pequenas o cotonete é o mais indicado.

4º PARA DESENHAR - utilize canetas permanentes aquelas que são usadas em CD/DVD elas não mancham e também não saem com água, também são indicadas as canetas para retroprojetor e esferográficas, mas elas mancham e borram facilmente, utilize a caneta permanente.

5º PINTAR O E.V.A. - Indico lápis de cor aquarelável, e deixe a água em um algodão para não encharcar o trabalho, também pode ser usada tinta para tecido.


Dica de Rosypepper:

Material para começar a trabalhar com e.v.a:

-Lápis macio
-Tesoura grande
-Tesoura pequena com ponta fina(fundamental)
-Caneta permanente
-Cola quente
-Cola de contato(uso a Brascoplast)

Quanto a cola é a campeã de e-mails.
É a famosa cola de sapateiro.
Aqui não se ganha nada,por divulgar a marca, pelo contrário,então use a marca da cola que encontrar na sua cidade.Falo isso porque muitas pessoas perguntam qual a marca q eu uso.
Uso esta pq,foi a que encontrei quando comecei a comprar.O importante é ser de contato.

Nunca pesquisei se existe outro marca dessa cola.
Me perguntam qual a diferença entre as duas, quente e contato.Vai da preferência de cada um.
Uso as duas,dependendo do acabamento.
Cada uma é diferente,quem tem alergia(tipo renite), não deve usar a de contato,que tem cheiro forte.

Tintas:

- tinta pva latêx
- tinta acrílica
- tinta relevo multidimensional
- lápis aquarelável para contornos e sombreados

A tinta relevo com ou sem glitter pode ser aplicada tanto nas bordas para o relevo,como em toda a peça com pincel.A Acrilex lançou a tinta relevo Acqua,que é a mesma dimensional Glitter só que mais barata,e em tons mais claros,dá um toque especial nas mais diversas peças de e.v.a.

Sombreado:

Para facilitar o sombreado, pode-se usar cotonete.Também pode-se fazer o sombreado usando a técnica da pintura em madeira,com pincel chanfrado.

Verniz:

Quanto a verniz,já utilizei verniz acrílico,para peças que ficam no tempo como guirlandas para porta.

Decoupagem no e.v.a:

O e.v.a aceita papel pra decoupagem,guardanapo,etc...
Uso a cola para decoupage acrilex da tampa laranja, para papel,e a gel para guardanapo.Mas já vi
postagens que falam pra usar a cola branca de rótulo azul.Deve-se passar só o essencial de cola,
porque se for usada,imagem para decoupagem,impressa por impressora colorida e papel normal A4,muita cola, passa para cima e mancha o papel.

Decoupage em geral:

Então vamos as dúvidas quanto a impressão de imagens.O tema é meio polêmico,então vou relatar como eu faço imprimo a imagem no papel comum A4,numa impressora HP hotosmart,jato de tinta.
Deixo secar bem.Já aconteceu,de ter que fazer um presente de última hora,e usar a imagem, recém saída da impressora.Quando você passa a cola por cima,borra.O que não acontece,quando a imagem está bem seca.O procedimento é o mesmo para os papéis e guardanapos,comprados prontos,cola por baixo e cola por cima da imagem. Depois é só passar verniz acrílico por cima.
Vou fazer uns testes,quanto a imprimir imagens em papel próprio para fotos.
Cola,verniz

Dica de Karina Henriques:

1-LIMPEZA: Eu uso acetona e cotonete para limpeza da cola de contato.
Para limpar o E.V.A. sujo de poeira eu utilizo detergente e bucha scott brite, lavo e coloco para secar na sombra.

2- E.V.A. ESTAMPADO: Utilizo a técnica ensinada pela Ana Paula, de colar o tecido no E.V.A. com cola branca e esperar secar por 1 dia. Assim tenho E.V.A´s estampados de diversos tipos, além dos que o mercado nos oferece.

3- APLIQUES: Utilizo as forminhas para biscoito em várias formas, mas antes as aqueço no fogo do isqueiro e em seguida pressiono contra o E.V.A.

4- ENCHIMENTO: Utilize os restos do E.V.A., ou Acrilon.

5- CORTE EM CÍRCULO: Utilize latas de extrato de tomate, leite condensado, mas antes dê uma afiada nas bordas.


Dica de Vaca Festeira:

1- Para desenhar moldes na EVA preta uso caneta brilhosa prata.

2- Quando não tiver furador de EVA, use o ferro de solda.

3- Para fazer sombreados uso maquiagens e cotonete.

4- Para retirar as imperfeições do corte, pode-se utilizar uma lixa, passando nas pontas sempre com cuidado.


Dica de Amalia EVA:

1º Nunca desamine ao ver seus primeiros cortes....

2ºO segredo do corte é você  treinar e sempre virar o e.V.A e não a tesoura ....

3ºSempre que  for montar uma peça sempre cole em cima de outro e.V.A pra q não vejem a montagem e outra o trabalho fica mais caprichado........

4ºDar pra usar pirografo no e.V.A ele da um efeito relevo....Eu uso ele pra fazer milho(Imã De geladeira)

Da pra usar também nas folhas das flores......Fica lindo.......

5º Porta retrato o melhor e fazer com e.V.A mais grosso para q fique uma peÇA firme....


Dica de Lucy@@@:

1ºEu uso um palito para transferir o molde para o e.V.A assim não Fica marca de caneta,mais cuidado Ñ Pode apertar o palito se não  danifica o e.V.A.

2ºFaça a boquinha com aqueles cortador de biscuit redondos,molha na tinta e aperta no rostinho,fica redondinha a boca.

3ºPara eu fazer e.V.A estampado, faço  assim, passo cola no pedaço de E.V.A do tamanho que quero e e colo pano estampado encima cuido para não  Ficar enrugado e deixo secar,podendo usar onde eu quiser.Assim tenho estampa que ninguém tem.


Dica de Monie Souza:

* dá pra utilizar lixa de unha ou lixa d´água pra retirar as rebarbas e imperfeições na peça .

*é preferivel armazenar as placas de EVA sempre abertas , para que não fikem marcadas.

*nunca se esqueça de quando utilizar o lápis pra transferir o molde , manter o lado riscado pra trás.


Dica de Clema Artesanato:

1º Para pintar se vc usa tinta PVA , depois de 24h passe verniz ou selador assim dará para lavar a peça , pois a tinta pva é a base de água ...

2º Para fechar as peças de enchimento sempre passe a cola com um auxilio de um palito ou pincel sem ponta .. pois dai a peça ficara com um acabamento .. se não as vezes pode acontecer uns acidentes e quando você terminar de encher uma parte ficar muito grossa tornando a peça feia ..

3º para você fazer cabeças de magrelas , ou envolver algo com e.v.a sempre pegue um pedaço maior .. e passe sempre da linha que você vai cortar , assim não ficara rugas , no e.v.a ...

4º ao esquentar o e.v.a para modelar o jeito mais rápido é com o ferro , dá até para fazer os cabelos encaracolados... pode passar o ferro no e.v.a sem o auxilio de pano .. assim quando o e.v.a soltar do ferro quer dizer que esta no ponto ... e pra trabalhos menores ou se você não quer gastar tanto .. use a  VELA .. só não encoste na chama (:

5º se você for cortar peças muito pequenas use o auxilio de uma pinça para segurar a peça.. ficara mais fácil ( claro se você não tiver um cortador )


Dica de arte com festa:

1- Para fazer florzinhas fofas e com relevo, eu corto o eva na forma de tulipa, por exemplo, com o ferro de passar virado com a chapa pra cima eu coloco as florzinhas cortadas e espero até o calor fazer com que elas fiquem "gordinhas". Serve também para fazer fone de ouvido, balão, bolsinha, laço, botão,etc....e depois a peça fica durinha, fácil de trabalhar..

2- Para cortar o eva na forma redonda eu uso o compasso, que tem uma ponta de metal bem fininha, ele deixa a marca profunda e na hora de cortar a tesoura corre com mais segurança.

3- Quando uso a cola glitter , para deixar o relevo em linhas ou bolinhas, aplico a cola em quantidade para fazer o relevo e uso o secador bem quente para formar uma "casquinha" por fora, assim, quando secar completamente os detalhes que você fez ficam como na hora em você usou a cola.

4- Para cortar o eva em linha reta, uso o estilete com régua, sai perfeito. Coloque sempre uma base solida por baixo para dar firmeza na hora do corte.

5- Para fazer alguns tipos de penteados nas fofuchas, depois de colar o eva pele do rostinho, cole os fios de cabelo na parte que ficou o isopor em direção do eva pele(rosto) depois cole o eva da parte de trás da cabeça, assim você não vai precisar fazer a faixa entre as duas cores e fica bem legal. Vale também para franjinhas!


Dica de Roberta:

o que fazer com os retalhos do E.V.A????

Pois, o E.V.A é um material que demora muito pra se decompor na natureza...por isso, quando sobra tiras ou retalhos dos E.V.AS, eu corto em quadradinhos ou retângulos e faço mosaicos de E.V.A, fica um trabalho bonito e você. aproveita todo material....evitando assim poluir o meio - ambiente.

Dá pra fazer chaveiros, colagem em caixas, bloquinhos...enfim o que sua imaginação quiser fazer!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVOS DO BLOG

AVENTAL PARA A HISTÓRIA BÍBLICA A MULTIPLICAÇÃO.

AVENTAL PARA A HISTÓRIA BÍBLICA A MULTIPLICAÇÃO. FIZ ESTE AVENTAL NO CURSO DA TIA ERICA RANGEL.  VEJA OUTRAS IDEIAS AQUI ...