COMO TRABALHAR COM A CLASSE DO BERÇÁRIO
Classe do Berçário
A criança nesta idade está descobrindo o mundo! É importante que o ambiente que
a recebe seja agradável. Deve ser bem iluminado, o mais espaçoso possível,
seguro e ventilado (sem umidade).
Como ela está percebendo tudo em seu redor, devemos ter um ambiente bem
colorido (evitar tons fortes), alegre e arrumado (ela está captando tudo à sua
volta, por isso a organização deve ser um fator observado por nós).
1 - ORNAMENTAÇÃO:
A porta da sala é o cartão de recepção. Lembre-se sempre de ter nela um motivo
bem alegre.
2 - MURAIS:
Os murais não devem ficar em lugar muito acima da cabeça dos pequenos, senão
não serão observados por eles. Também não devem ficar em lugares muito baixos
para que não arranquem as gravuras.
3 - ORNAMENTAÇÃO POR TEMAS:
A sala poderá ser ornamentada por temas, tendo o cuidado de não usar
personagens de "quadrinhos" ou desenhos animados. Podemos escolher os
bichos, por exemplo, e assim selecionar diferentes animais, espalhando-os pelas
paredes da sala.
Ter cuidado para não confeccionar desenhos com tamanhos desproporcionais, onde
a girafa é do mesmo tamanho que o cachorro por exemplo; nem esquecer de colocar
o chão (grama, pedras), para que os animais não fiquem "flutuando".
4 - ORNAMENTAÇÃO POR "CANTINHOS":
Separa-se na sala lugares específicos para atividades específicas. Por exemplo:
Cantinho da história, da natureza, da dramatização, da música, da Bíblia...
É importante procurar desenhos que sinalizem cada lugar. No
"Cantinho" da história, por exemplo, ter desenhos de diferentes
livros, das ilustrações e personagens. São imagens visuais que fazem lembrar,
que remetem à história. No "Cantinho" da música, pode-se colocar
desenhos, painéis, murais com figuras de crianças cantando, notas musicais,
instrumentos, etc.
Observações:
a) Os desenhos ficam mais atrativos quando não estão colados na cartolina
retangular, mas com a silhueta do desenho;
b) Os desenhos devem ser trocados periodicamente para evitar que as crianças
percam a motivação.
c) Caso prefira desenhar e pintar as paredes, deve-se ter o cuidado de
contactar um bom desenhista e um bom pintor.
5 - ORNAMENTAÇÃO TAMBÉM PODE VIRAR BRINCADEIRA!
Coloque um ou dois ganchos no teto de sua sala, prenda nele um fio de elástico
de aproximadamente 1/2 cm de largura e pendure bonecos de pano, bolas plásticas
(leves) envolvidas em papel celofane ou saco de estopa, e outros brinquedos.
Deixe esse fio numa altura em que a criança alcance e assim possa puxá-lo, arremessá-lo,
etc, brincando com a decoração.
Também esses brinquedos devem ser trocados periodicamente. Tenha cuidado na
escolha dos objetos usados. Observe se não oferecem algum tipo de perigo para a
criança como serem muito pesados, muito duros, terem pontas, etc.
6 - CARTÕES RELÂMPAGO:
Selecione gravuras de revistas, as mais variadas possíveis: bichos, casas,
famílias, gente, profissões, objetos, etc. Cuide para que as gravuras sejam bem
legíveis e dentro da compreensão das crianças. Em seguida, cole-as em cartolina
colorida fazendo uma moldura (procure fazer os cartões de cartolina todos do
mesmo tamanho). Caso não tenha disponibilidade do material, cole em papel
ofício; podendo colar, dependendo do tamanho da gravura, 2 ou 3 numa mesma
folha de papel ofício. Neste caso, as gravuras deverão ter o mesmo motivo para
facilitar a compreensão e assimilação da criança. Procure equilibrar a
disposição das gravuras na folha.
7 - COMO UTILIZAR O CARTÃO RELÂMPAGO:
Você pode utilizar como se fosse contar a história. Faça uma rodinha, mostre um
cartão de cada vez e vá perguntando às crianças o que estão vendo, qual o nome
do objeto, onde se compra, para que serve,... Elabore as questões de acordo com
as gravuras.
Eles também podem ser usados para fixação da história: selecione o cartão que
tem relação com a história, cubra-o com papel celofane e prenda-o com fita
crepe no chão. Deixe que a criança passe por ele pise, olhe e brinque... Caso
rasguem o celofane, seja criativa! Utilize-o numa colagem em grupo!
8 - FAZENDO QUADROS:
Você pode colocar papéis de cores, estampas e formas diferentes para decorar o
ambiente. Coloque-os na altura da criança para que ela manipule, experimente e
visualize as cores, as formas, etc.
É provável que esses papéis não durem muito. A criança nesta faixa etária está
em fase de experimentação e certamente irá colocar o dedinho, puxar o papel,
etc. Não fique frustrada(o)! Faz parte do seu desenvolvimento. Sendo assim, não
coloque desenhos elaborados. Utilize papel de presente, papel laminado, de
embrulho de ovo de páscoa, ... onde o papel por si só já é um atrativo.
9 - ORNAMENTANDO E CRIANDO COM O CHÃO:
Além dos cartões relâmpagos, pode-se utilizar brinquedos ou objetos cobertos
com celofane ou saco plástico transparente para reforçar a história. Isso dará
nova vida ao chão e colorirá sua sala! Lembre-se, não é uma ornamentação fixa!
É somente para reforçar sua lição.
Caso você conte a história das 100 ovelhinhas, por exemplo, poderá selecionar
gravuras sobre fazenda, ou um fio de lã, band-aid, folhas... Ou seja, algo que
tenha ligação com a sua história.
10 - UTILIZANDO CORDAS DE NYLON:
Coloque ganchos nas paredes da sala , prenda neles cordas de nylon (de modo que
formem um ângulo de 90º) e enfie aí alguns brinquedos como argolas, rolinhos de
cabelo... Deixe que as crianças se divirtam deslizando-os sobre a corda.
Os ganhos também podem ser usados para a criação de um varal onde o
professor(a) pendura nele diversos objetos ligados à lição. Por exemplo, se a
lição for Jesus acalmando a tempestade, pode-se pendurar no varal fotos de
tempestades, de navios, etc.
Você também pode providenciar gravatas ou tiras, prendê-las no varal e fazer o
balanço do barco. Cada criança pode segurar uma gravata, ou simplesmente sentir
o movimento das tiras.
Uma outra sugestão é pendurar no varal tecidos (cortininhas), toalhas ou panos
de prato, na altura do rosto da criança de forma que ela possa se esconder.
Nessa idade ela ainda não tem noção do esquema corporal, por isso, quando cobre
o rosto acha que ninguém pode vê-la; daí surge uma gostosa brincadeira de
esconde-esconde. Pode ser utilizada, por exemplo, ao contar a Parábola da moeda
perdida.
Observação: É fundamental que a professora(o) brinque com a criança em todos
os momentos. Tenha um lugar reservado para expor os trabalhos das crianças na
própria sala (ou próximo). É importante que elas vejam suas experiências. Nessa
etapa a criança não está preocupada com o resultado final da atividade, mas com
a vivência delas. Por isso, não faça os trabalhinhos pelas crianças, nem os
critique: somente incentive a participação do grupo nas atividades propostas.
11 - ALMOFADINHAS, ALMOFADAS E ALMOFADÕES!!!
O uso da almofada é fundamental nesta faixa etária. Elas gostam de se recostar,
deitar,... Isso torna o ambiente mais aconchegante e acalma a criança. Podem
ser de várias formas, cores e tamanhos.
Sugerimos também a confecção de um "minhocão". Ele não só terá a
finalidade acima, como também auxiliará no momento da história ou atividade
delimitando o lugar onde você quer que elas façam a rodinha.
Observação: As almofadas podem ser feitas de retalhos coloridos.
Os créditos são da IgrejaMetodista DNTC.
http://www.escoladominical.net/
FONTE: http://leninhamaia.blogspot.com.br/2011/09/treinamento-para-bercario-na-igreja.html
http://www.escoladominical.net/
O Berçário
Nem todas as igrejas dispõem de espaços físicos adequados
para montar um berçário. Mas quando se trata de bebês, não pode ser feito algo
que seja “mais ou menos”. Ou é feito adequadamente, ou é melhor deixar que os
bebês fiquem com os pais no templo, onde terão mais aconchego do que em locais
inadequados que podem, inclusive, causar problemas respiratórios nas crianças.
Falamos sobre locais arejados, sem acúmulo de poeira. Você
pode estar pensado que é preciso material caro e investimento alto. Não
necessariamente. É possível montar um berçário simples, mas é fundamental que
seja um local limpo.
Geralmente tudo que é destinado aos bebês, é
caro, mas o berçário pode adquirir o material gradativamente.
Algumas classes de berçário buscam verba diretamente com a
Igreja, outras, através de doações em dinheiro ou materiais. Em muitos casos,
famílias cujos filhos já cresceram doam brinquedos, berços, etc. O importante é
que não sejam restos, coisas quebradas e sujas.
Alguns itens importantes para montar um berçário:
v Salas arejadas com grades de proteção nas
janelas
v Extintores de incêndio
v Tomadas de luz vedadas
v Fraldário com pia
v Álcool para limpeza das mãos
v Cadeirinha para lanche
v Filtro de água
v Higiene da cozinha
v Beleza e limpeza dos ambientes
v Paredes decoradas
v Espaço lúdico adequado para faixa etária
v Berços
v Armários com portas
v Cercadinhos para amamentação
v Colchonetes
v Almofadas
v Espelhos
v Bolas
v Barras de apoio
v Brinquedos adequados ao alcance da criança e
sob o olhar dos professores.
v Mural para avisos
Material higiênico
v Fraldas de todos os tamanhos (geralmente os
pais levam, mas é sempre prudente estar prevenido)
v Pomada para assaduras
v Aventais para professores
v Termômetro
v Garrafa térmica com água quente
v Caixinha de remédios para bebês (somente
devem ser ministrados sob orientação médica)
Exemplo:
Remédio para cólica
Pomada para picada de insetos
Deixando o bebê na classe
As crianças geralmente choram quando a mamãe se afasta,
mesmo que seja por poucos minutos.
Isso acontece principalmente com bebês de aproximadamente 6
meses, pois é nessa hora que percebem que eles e a sua mãe são pessoas
distintas. Essa constatação gera o medo de que a mãe saia e não volte mais.
A criança passará por domingos de adaptação do local.
Para sentir-se segura, aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá
convívio.
Caso a criança apresente reação incontrolável, como
ansiedade e pânico a estranhos, é desaconselhável deixá-la à força. A mãe deve
ser imediatamente chamada para passar com seu filho este período de adaptação,
dando tempo à criança para que possa desenvolver confiança nos adultos e no
novo ambiente (desconhecido), consolidando assim, a confiança em sua mãe.
A mãe tendo confiança na classe, sentirá segurança na
separação e esse sentimento será transmitido à criança, porém o período de
adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente.
Algumas dicas importantes:
v A mamãe deve ser orientada a chegar um
pouquinho antes de começar o culto e ficar junto com a tia na classe. Assim, a
presença da "tia" não vira sinônimo de “mamãe foi embora”.
v Se possível, a equipe de berçário deve ser
pequena. Pois já existe um bom espaço de tempo entre os domingos e a troca
constante de tios nessa faixa etária confunde a cabecinha do bebê e aumenta sua
insegurança em relação à separação momentânea da mãe.
v O bebê aprenderá que a mamãe sai, mas volta
logo.
v Nos primeiros meses, é preciso um jeito
especial para acalmar o bebê. Deixe-o junto ao corpo, aconchegado, sem
apertá-lo demais: Olhe nos olhos do bebê, pois ele precisa desse contato.
Algumas dicas sobre o choro dos bebês:
v Fome - Gemidos semelhantes a um apelo que não
cessam com carinhos. Somente quando estiverem satisfeitos.
v Dor - Grito agudo seguido de um pequeno
intervalo.
v Fralda suja ou roupa desconfortável - Choro
fraquinho ou estridente.
v Sono - Criança agitada e com choro nervoso.
v Cólica - Choro agudo intenso. Normalmente leva
a criança a esticar e encolher as pernas, tremer o queixo e fazer cara de dor
v Emocional - Choro geralmente acompanhado por
soluços, como se o pequeno estivesse meio “engasgado” de raiva ou braveza.
v Excesso de estímulo ou irritação: É um choro
meloso que ocorre ao fim de um dia movimentado.
Hora da amamentação
Antes saiba porquê devemos levar tão a sério a amamentação.
E a Igreja deve ser colaboradora constante nessa área. Principalmente, porque o
próprio Deus assegurou à mulher essa benção: de alimentar seu filho,
proporcionando saúde, conforto, aconchego e muito amor.
O berçário deve incentivar as mães à amamentação. No mesmo
local podem ser criados espaços com poltronas para acomodar a mãe nessa hora.
Você pode colocar cerquinhas ou cortinas para a mãe se sentir à vontade para se
despir.
Algumas mães gostam de ter esse momento para ficarem
sozinhas com seu bebê. É um temo de intimidade entre eles.
Brinquedos
A cada novo desafio encarado, o bebê desenvolve novas
habilidades motoras. Durante as experiências diárias vão se desenvolvendo no
cérebro as chamadas sinapses, isto é, conexões entre os neurônios, que são
vitais para a construção e consolidação de conhecimentos que a criança
precisará para toda a vida.
Os bebês controlam o pescoço e a cabeça, sentam, seguram
objetos e andam nas mesmas fases, com pequenas variações de semanas e meses.
Bebês precisam de brinquedos para aprender noções de
tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.
Segundo a Abrinq, estudos mostram que desde o nascimento os
bebês são sensíveis ao seu meio ambiente e revelam que, ao nascer, as
percepções sensoriais respondem aos estímulos de olfato, paladar, som, tato e
visão.
Mas é apenas a partir do terceiro mês que
ele começa a sugar o polegar ou um dos dedos, brincar com a língua, reproduzir
sons. Nessa fase, chocalhos, brinquedos musicais e mordedores são os mais
apropriados.
De modo geral orienta-se a colocar o bebê de bruços sobre
uma toalha e cercá-lo de chocalhos e brinquedos macios que agucem sua
curiosidade. Com o tempo, deve-se mostrar para a criança que os braços lhe
servirão de apoio e aos poucos, ele conseguirá ficar de bruços por si próprio.
O mais importante é respeitar o ritmo de cada bebê.
Quando um bebê já consegue sentar sozinho, está
pronto para brincar com cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, com
copos ou caixas que se encaixam uns dentro dos outros e com brinquedos ou
argolas empilháveis.
O desenvolvimento social da criança é expressivo no oitavo
mês. Ele já participa ativamente de brincadeiras como esconde-esconde e
troca sinais com os adultos. Os professores podem introduzir brincadeiras como
fazer caras diferentes e sons para a criança imitar, bater palmas, brincar de
pegar.
Brinquedos para martelar, empilhar e desmontar podem
distrair a criança durante certo tempo.
Sugestões de brinquedos para o berçário:
v Chocalhos, móbiles e mordedores.
Estimulam visão e audição. Som, cores e movimento estimulam
o bebê a acompanhar com os olhos e movimentar a cabecinha em direção aos ruídos
do brinquedo. Isso colabora muito para o desenvolvimento da coordenação motora.
v Brinquedos macios com textura e cores vaiadas
chamam bastante a atenção do bebê.
v Animais de pano com sinos dentro.
Eles gostam de brinquedos que emitem sons.
v Bolas coloridas de pano.
v Legos e peças grandes que não machucam.
v Quando começam a andar, gostam de carrinhos
para empurrar.
Momento de descanso
Mesmo estando fora de casa, a criança pode sentir sono. O
descanso é fundamental neste período e está dentro da rotina diária.
Na Igreja o ritual de sono de cada criança deve ser
respeitado e, quando ficam sonolentas, devem ser colocadas em berços confortáveis.
Musicalização
A musicalização é um processo muito importante no
desenvolvimento da criança. Além de despertar e desenvolver habilidades
musicais, ela estimula o desenvolvimento da linguagem, concentração, memória,
afetividade, disciplina, socialização, imaginação, criatividade, enfim um
desenvolvimento integral e saudável.
Cantar para o bebê, bater palmas ou falar de forma ritmada
representa um estimulo a mais. Isso contribui muito para o desenvolvimento da
fala, porque canções infantis e brincadeiras musicais são criadas através de
seqüência, harmonia e melodia, aspectos também encontrados na linguagem.
Além disso, a repetição também é um forte exercício para a
memória.
Você vai perceber que as primeiras falas do bebê são a
emissão prolongada de uma vogal, como “aaa...”. Depois vem a duplicação de
sílabas como “mamã”.
Sugestões de CDs cristãos para bebês:
v Canções de ninar – Clássicos dos Vencedores por
Cristo
v Vida de Criança – Vencedores por Cristo
v Tia Noeme e seus amiguinhos - Viva o Verde e
Outros Bichos
Existem também coletâneas diversas com canções de ninar dos
hinos tradicionais.
Hora de engatinhar
Depois que o bebê começa a engatinhar, a necessidade de colo
diminui. O mundo a ser explorado representa um desafio maravilhoso e ele só vai
querer colo quando estiver cansado.
Separe um espaço com tapetinhos próprios. Verifique se o
tapete é antialérgico e se ele não causa danos ao joelho do bebê. Atualmente
algumas lojas vendem um material – tipo joelheiras – próprio para os bebês não
machucarem seus joelhos.
Entrada e saída dos bebês
Cuidado, muito cuidado!
Já existem registrados alguns casos de seqüestros de
crianças feitos em Igrejas. As pessoas chegam e pedem para levar o bebê falando
que são parentes, mas na realidade não são.
Por isso a Igreja e o berçário precisam ter cadastro, fichas
para deixarem com os visitantes.
Oi, seu material é ótimo. Parabéns!
ResponderExcluirobrigada, que Deus os abençoe.
ResponderExcluiramei esse blog, vou indicar para o berçário zona norte SP
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