Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2021

ROTEIRO: Culto Infantil .­ TEMA: VOCÊS SÃO A LUZ PARA O MUNDO

 

TEMA: VOCÊS SÃO A LUZ PARA O MUNDO

Mateus 5. 14a, 16









ROTEIRO: Culto Infantil BOAS VINDAS ­ 

TEMA: VOCÊS SÃO A   LUZ PARA O MUNDO

 MATEUS 5. 14

1-Tias/os recebem as crianças com sorrisos, palmas a Abraços

 2­ - Tias/os que vão iniciar com oração e louvor (poderão ensaiar crianças para louvar com vocês)

3-Testemunho de algumas/uns tias/os que são fruto do ministério infantil

 4­-Uma / duas crianças para cantar

5­- Uma/ duas crianças para ler um versículo da Bíblia

 6- ­ Uma/ duas crianças para contar uma bênção

7_08:15 ATÉ 8:30---          intervalo hora do lanche

8 ­- TEATRO A verdadeira luz

9­ - Mensagem DINÂMICA Como. Brilhar?

10 -­ Atividades

11-­ SAÍDA COM LEMBRANCINHAS

Objetivo: Vamos levar as crianças a entenderem que mesmo pequenas, em todos os lugares que elas estiverem elas vão:

1. Ser luz, como Jesus Cristo.

2. Fazer a diferença: na escola, em casa, no condomínio, com os amiguinhos..., na rua onde mora, com os parentes...

3. Aparecer, não se esconder para que todos possam ver!


4. Não deixar a luz se apagar


ORNAMENTAÇÃO DO TEMPLO

- CONVOCAMOS TODAS AS PROFESSORAS E AUXILIARES DO CULTO INFANTIL PARA COOPERAR


PAINEL EM CONSTRUÇÃO:  TNT (PRETO, AMARELO E AZUL), IMAGEM DE BONECOS AMARELOS IMPRESSAS,  E CARTOLINA VERDE - continentes) , 20 recortes de estrelas impressas em folha branca CARTOLINAS COLORIDAS PARA O VERSÍCULO TEMA 



 DECORAÇÃO DO TETO:  FOLHAS DE PAPEL CREPOM EM BRANCO: RECORTAMOS E COLAMOS AS SEGUINTES PALAVRAS: AMOR, PACIÊNCIA, BONDADE, FÉ, TEMPERANÇA, MANSIDÃO, PAZ, ALEGRIA JESUS, BÍBLIA, OBEDIÊNCIA, LOUVOR, ADORAÇÃO... COLAMOS UNS ROSTINHOS DE BICHINHO OU DE FLORES  ( QUE ENCONTRAMOS.. SOBRAS DE OUTROS EVENTOS) PARA SERVIR DE PESO EM BAIXO


MOLDE PARA O MUNDO DO PAINEL.... AMPLIEI EM PRETO E BRANCO BEM CLARINHO tamanho 9 folhas de ofício



ESTRELA USADA COMO MOLDE PARA O  FUNDO PRETO DO PAINEL



LEMBRANCINHAS ( MATERIAIS: BEXIGA AMARELA tm 8 , olhos (impressos), boca de tecido, copinhos de iogurte  coberto com tecido, e etiqueta com o tema do culto



A LEMBRANCINHA TAMBÉM SERVIU PARA DECORAR O TEMPLO









TEATRO

TEATRO “ A VERDADEIRA LUZ”

LÂMPADA ACESA




SOU A LUZ CLARA E PERFEITA!

Espero que você criança seja assim como eu que brilho, pois sou obediente a Deus


VOU A IGREJA , LEIO A BÍBLIA, ORO,

 PRATICO O QUE LEIO NA BÍBLIA .. SOU CHEIA DO ESPIRITO SANTO.... TENHO O FRUTO DO ESPÍRITO

 LÂMPADA FRACA



SOU LUZ FRACA.

Queria ser forte, mas falta poder, energia em mim.

Não tenho o poder do Espírito Santo



VOU A IGREJA , LEIO A BÍBLIA, ORO, MAS

NÃO PRATICO O QUE LEIO NA BÍBLIA....

Muitas das vezes só oro e leio a bíblia durante o Culto.

 LÂMPADA APAGADA


SOU A LUZ APAGADA.

Pois não tenho o brilho de Deus.

Estou afastado de Jesus.

 Não há luz em mim e eu sou bem triste.



NÃO Vou A IGREJA , NÃO LOUVO  AO SENHOR...NÃO ORO ... NÃO LEIO A BÍBLIA

 LÂMPADA OPACA



SOU A LUZ OPACA , APELIDO: LUZ SUJA

Tenho minha vida em pecado, sou uma luz bem feia

FALO PALAVRÃO – BATO NOS AMIGOS

DESOBEDEÇO OS MEUS PAIS

FICO NERVOSO E QUEBRO  TUDO

FALO MENTIRA...

 APRESENTADOR:  LUZ APAGADA! VOLTE PARA JESUS!

LUZ OPACA ACEITE A JESUS COMO SEU SALVADOR,  JESUS PODE TE LIMPAR DE TODO PECADO.

VOCÊS TRÊS ( LUZ FRACA, APAGADA E OPACA) , PRECISAM LER A BÍBLIA, ORAR E  PRATICAR O FRUTO DO ESPIRITO

(AMOR,  ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA,  BONDADE, BENIGNIDADE, FÉ , MANSIDÃO, TEMPERANÇA)

ALÉM DE LER A BÍBLIA, ORAR, LOUVAR  E ADORAR A DEUS,  DEVEMOS ENSINAR AS OUTRAS PESSOAS A FAZEREM O MESMO.

Luz acesa, ensine as crianças como RESPLANDESCER!  O QUE VC FAZ?

Lâmpada acesa : Ler e pedir que as crianças repitam ( de pé ) a letra da música


SOU DIFERENTE

RECITANDO

Cristina Mel

 

Na escola, já sabem,

eu não sou de colar.

Se a prova 'tá marcada

eu vou estudar!


Pois sou diferente,

é assim que eu sou:

Sal da Terra, Luz do Mundo.

Foi Jesus que ensinou!

Eu sou diferente,

minha luz tem que brilhar.

E assim, muitos

amigos,

pra Jesus, eu vou ganhar!



Lá em casa, já sabem,

não sou de responder.

Se o papai pede uma coisa

eu vou obedecer!

(Sabem por quê?)


Pois sou diferente,

é assim que eu sou:

Sal da Terra, Luz do Mundo.

Foi Jesus que ensinou!

Eu sou diferente,

minha luz tem que brilhar.

E assim, muitos

amigos,

pra Jesus, eu vou ganhar!



Meus amigos já sabem,

não sou de confusão.

Se pisar no pé de alguém,

peço logo perdão!

(Foi mal, amiguinho!)


Pois sou diferente,

é assim que eu sou:

Sal da Terra, Luz do Mundo.

Foi Jesus que ensinou!

Eu sou diferente,

minha luz tem que brilhar.

E assim, muitos

amigos,

pra Jesus, eu vou ganhar!


Sou diferente, sou diferente...


Pois sou diferente,

é assim que eu sou:

Sal da Terra, Luz do Mundo.

Foi Jesus que ensinou!

Eu sou diferente,

minha luz tem que brilhar.

E assim, muitos

amigos,

pra Jesus, eu vou ganhar!


...eu sou diferente,


porque eu sou de JESUS!!!


















MENSAGEM

Sentados OU DE PÉ , sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente. ( AVISE ANTES QUE VAI ACONTECER ALGO DIFERENTE.... E A ORDEM É QUE NÃO GRITEM.. )


É confortável ficar assim ? O  que vocês fazem quando acaba a luz. ?

Vejam como a luz dessa LANTERNA brilha!, (mas SEM ACENDÊ-LA). As crianças vão falar que a lâmpada não está acesa? É sem luz não adianta.. vamos ver o que a bíblia diz a esse respeito


Acender uma lanterna e lê o texto de Mateus 5, 14 e 16

Perguntas: O que quer dizer este texto? Adianta eu acender esta luz  e colocá-la atrás de mim? (coloque a LANTERNA acesa atrás de você) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma LANTERNA, ficaria mais claro?


distribuir lanternas  a cada participante , mas não acende. Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?


USAR O FANTOCHE JESUS PARA DIZER:




Jesus nos deu uma palavra para todas as pessoas e para todas as crianças também. Jesus disse: VOCÊS SÃO LUZ !! VOCÊS SÃO A  LUZ DO MUNDO !! EU QUERO QUE A LUZ DE VOCÊS RESPLANDEÇA PARA TODO MUNDO VER ( PAIS, COLEGAS DA ESCOLA, PARENTES, VIZINHOS... NÃO ESCONDA SUA LUZ, BRILHEM CRIANÇAS! BRILHEM! QUE SEU COMPORTAMENTO GLORIFIQUE O PAPAI DO CÉU.) - O quê ??? - Como é que eu vou ser luz? Vão me ligar na tomada ? Vão me acender ?? DÁ CHOQUE! (rsrsrs...) Nãoooo....  . 


sugerIR que cada um acenda a LANTERNA do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo , dizendo algo como: “Cristo te ama” " LEIA A BÍBLIA"..., cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase diferente. UM DE CADA VEZ.... EM CADA FILEIRA SE TIVER MUITAS CRIANÇAS... OU UMA PEQUENA AMOSTRA SE TIVER MUITAS CRIANÇAS E POUCAS LANTERNAS, ( FOI O NOSSO CASO)


Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo.

. Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo,.

(ligue a lâmpada ). Ahhh... Agora sim!! Está tudo MAIS CLARO, Dá claridade, fica tudo claro. Dá pra enxergar tudo.

LER COM AS CRIANÇAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO COLADAS NO TETO DO PAINEL




 E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz? COMO NÓS RESPLANDECEMOS?

Para nossa luz brilhar, nós precisam estar conectados a Deus... Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando VAMOS à igreja ,QUANDO ORAMOS, adoraramos, louvamos  e estudamos  a Palavra , nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira especial,  refletimos  para as pessoas que estão perto de nós que temos Jesus em nossos corações.

Dinâmica com as crianças.. distribuir papéis com as ´palavras negativas para algumas , que ficarão na frente.. mostrando para todos ... todos ajudam a  completar as  frases e  as crianças com os papeis...jogar a palavra na lixeira















Quando a luz chega, o que vai embora? O escuro

Quando obedecemos, o que vai embora? A desobediência

 Quando falamos a verdade , o que vai embora ? a mentira

Quando praticamos a bondade , o que vai embora? A maldade

Quando oferecemos amor, o que vai embora? O ódio

Quando somos mansos, o que vai embora? As brigas

Quando sentimos paz, o que vai embora? O desespero

Quando somos pacientes, o que vai embora? Ansiedade



Músicas:




Brilhando

Cristina Mel

 

Tá tudo escuro mas eu to chegando pra iluminar     3x

Eu tenho a luz de Deus, vou brilhar!


Mais que lamparina, mais que lâmpada, que vela, que lanterna

Ilumino muito mais

Sou a luz do mundo e sal dessa terra

Jesus disse que eu sou, então eu vou brilhar


Resgatar quem tá no escuro

E trazer aqui para a luz

Com as armas preparadas

Eu não tenho medo não

Jesus me ilumina em qualquer escuridão


Tá tudo escuro mas eu to chegando pra iluminar       3x

Eu tenho a luz de Deus, vou brilhar!


Senhor, eu vou brilhar a tua luz

Na minha casa, na escola, com meus amigos

Em todo tempo, brilha, brilha Jesus em mim!


Brilhando brilhando

Brilhando o amor      3x

Brilhando, brilhando, brilhando.... Minha Pequena Luz

Cristina Mel

 

Minha pequena luz

Vou deixar brilhar -       3x

Brilhar, brilhar, brilhar


Escondida num canto, não!

Vou deixar brilhar        3x

Brilhar, brilhar, brilhar


O Mal não apaga, não

Vou deixar brilhar         3x

Brilhar, brilhar, brilhar


Até Jesus vir me buscar

Vou deixar brilhar        3x

Brilhar, brilhar, brilhar





ATIVIDADES





FONTE http://tiaalinealcantara.blogspot.com/

VEJA MELHOR NO LINK ABAIXO:

http://tiaalinealcantara.blogspot.com/2017/02/boas-vindas-1-culto-do-ano-2017.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário