Seguidores

quarta-feira, 27 de março de 2019

NEEMIAS - TIJOLO DA VERDADE - AULA 2


Aulas para os cultos infantis
Por Silmara Nunes da Rocha (acessem o meu site www.pequeninospracristo.com)


Aula 2 – Tijolo da verdade

Base bíblica Neemias 2.

Versículo para memorização: “... deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo” (Efésios 4.25).

Objetivo criança salva – Entender que mentira não é coisa de cristão.

Objetivo criança não salva – Compreender que Deus honra quem é faz as coisas certas. Aceitar a Jesus como Salvador.

Tijolo – Confeccionar dois tijolos. Use caixa de leite e encape com papel pardo. Em um tijolo você deverá escreve VERDA e no outro DE.

Ajuda visual – Foto da irmãs brigando. Imprima ou as use mostrando em um tablete. Desenho de Neemias levando o vinho. (Ambos na parte inferior da lição);

Atividades Manuais – Na parte inferior da lição tem uma atividade de pintura e respostas, na qual a criança emitirá a opinião a respeito de comportamento correto. (Veja na última folha desta lição).

Após a lição as crianças montarão a palavra VERDADE. A palavra deverá ficar na sala, para que as próximas palavras agreguem-se a ela.

No término da lição não deixe de orar pelos pedidos de oração; e, caso alguma criança ainda não tenha colocado o seu pedido será a hora de fazer.

Lição resumida.

Use suas próprias palavras às crianças, o modelo abaixo é só um guia para você. Antes da lição faça um período de memorização do versículo do dia.

Quebra gelo - Mostre a foto das meninas brigando. Bibi vivia implicando com sua irmã mais velha, Tati. Tati estava cansada da atitude da irmã pequena. E, em um dia Bibi aprontou mais uma vez: ela queria porque queria o urso de pelúcia de Tati. Bibi tinha tantos brinquedos, mas estava implicando com Tati de uma forma. Que coisa feia! E bibi puxou o urso com tanta força que até rasgou o brinquedo. Tati ficou muito triste, ela gostava demais daquele urso. Mas, mesmo assim Tati não contou nada para sua mãe. Porém, em um dia à tarde a mãe das meninas encontrou o urso rasgado e chamou Bibi para perguntar se ela tinha feito isso:

– Bibi você rasgou o urso de sua irmã? Responda Bibi?

A mamãe estava muita brava; e, com certeza se Bibi falasse a verdade iria ficar de castigo por muito tempo.

O que será que Bibi irá fazer? O que vocês fariam? Diriam a verdade à mamãe?

 (Guardar a figura das meninas)



Neemias também estava em um situação parecida, ele poderia dizer ou não a verdade.

Vocês lembram da lição da semana passada? (Relembre um pouco a história).

Neemias continuava triste porque sabia que os seus amigos estavam em uma cidade destruída, Jerusalém.

Mas, Neemias tinha que continuar a vida, ele precisava trabalhar. Sabem o que ele fazia? Qual era o trabalho dele? Ele era copeiro do rei. Era uma profissão muito importante. O copeiro provava a comida antes do rei e servia o rei. Às vezes, algum inimigo poderia desejar matar o rei; e, talvez, colocassem veneno no vinho do rei. Sendo assim, Neemias deveria beber primeiro, antes do que o rei. E, se estivesse envenenado quem morreria seria Neemias, no lugar do rei.

Eu me lembro do Senhor Jesus, Ele morreu no nosso lugar. Jesus nunca pecou, nunca fez nada de errado. Ele não merecia morrer, mas pagou o preço no meu e no seu lugar (fazer uma breve explicação e retornar ao foco da lição).

Tinha uma lei, na época de Neemias, essa lei dizia que ninguém deveria aparecer triste na presença do rei. Mas ele estava triste e foi servir ao rei. O rosto dele estava muito triste. Será que o rei irá perceber a tristeza dele, crianças? O que vocês acham?

Mostrar figura de Neemias levando o vinho para o rei.

O rei percebeu e perguntou a Neemias:

– O que houve como você? Por que está com essa cara, você está doente?

Poderia ser que o rei ficasse chateado com Neemias se ele contasse a verdade, se ele falasse que estava triste por causa dos amigos de Jerusalém. Ele não poderia apresentar-se triste diante do rei, mas ele estava lá (diante do rei) e estava triste. O rei notou o rosto triste dele. Quem sabe seria mais fácil falar que ele realmente estava doente. Mas, Neemias não poderia fazer isso, ele conhecia o Deus verdadeiro. Ele sabia que mentira não agrada a Deus, ele não queria ter o coração sujo.

A bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e todo aquele que mente se torna filho dele (João 8.44). Não devemos mentir. Por mais que a verdade possa nos causar sofrimento, como castigo. Lembra da Babi do início da história?

Mostre a foto da meninas brigando novamente.

Babi não teve coragem de contar para mamãe que rasgara o urso. Ela mentiu. Mas, foi bem pior porque a mãe havia olhado tudo. As meninas não sabiam, mas a mãe estava escondida só observando. Por causa da mentira ela ficou de castigo durante um mês. Um mês inteiro sem televisão. Se tivesse contado a verdade e pedido perdão, mas Babi mentiu.

Neemias não era como Babi, ele queria agradar ao Senhor. Por isso, contou a verdade ao rei.

– Não estou doente, estou triste. Porque a terra onde os meus pais morreram está em ruína. Os muros da cidade foram destruídos e os portões queimados. Se o Senhor gosta mesmo de mim, por favor, permita que eu vá até a cidade e faça um novo muro. Quero reconstruir a cidade e deixá-la bonita outra vez, meu rei.


Que coisa linda Neemias falando a verdade. Deus ficou alegre com essa atitude de Neemias. O rei não ficou chateado com ele, pelo contrário, o rei ficou muito satisfeito porque Neemias falou a verdade.

Será o rei deixará Neemias ir até Jerusalém reconstruir os muros?

Na próxima aula iremos descobrir!

.





Nenhum comentário:

Postar um comentário