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terça-feira, 12 de outubro de 2021

BRINCADEIRAS BÍBLICAS PARA A HISTÓRIA A ARCA DE NOÉ

 

Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés).

 

Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.

 

Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"

 

As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história

 

Seu Noé, posso ir?

 

Tema: arca de Noé.

Duração: 10 minutos.

Público: crianças, 8 pessoas.

Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

 

Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

 

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.

As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"

O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".

Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.

E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.

Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.

 

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

 

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

 

Bichos

 

Tema: criação do mundo ou arca de Noé.

Duração: 10 minutos.

Público: crianças, 8 pessoas.

Material: cartão, cola e figuras de animais.

 

Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.

Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.

Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.

 

Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..

 

Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.

 

Read more: http://ensinobibQue bicho sou eu na Arca de Noé?

Nesta brincadeira é preciso ter pelo menos 8 crianças, o grupo tem que estar formado por números pares. Quem está comandando a brincadeira, conta a história da criação do mundo, a história da Arca de Noé, e ao fim chama cada criança e lhe dá um papel com a figura de um animal. Por exemplo se tivermos 8 crianças a participar do jogo, devemos ter 8 papéis, com apenas 4 animais para que as crianças possam formar os pares; ou seja, exemplo deverão ter:

 

2 papéis com o animal elefante

2 papéis com o animal leão

2 papéis com o animal macaco

2 papéis com o animal cachorro

Cada criança não pode ver o papel de outra criança. Depois que todas estiverem com o seu respectivo papel, cada uma delas deverá fazer o som do animal que tem em seu papel. Se tiver um leão deverá imitar o leão, e quando todos tiverem imitado seus respectivo animais, cada criança deverá procurar seu par; ou seja, deve ficar ao lado da outra criança que imitou o mesmo animal que ela.licoinfantilnani.blogspot.com/20BRINCADEIRA ARCA DE NOÉ

 Jogos e Brincadeiras: Arca de Noé

 

Tema: união

Duração: +/ - 10 minutos.

Público: participantes de todas as idades

Material: cartão com nomes ou figuras de animais

Faça dois cartões com o nome ou figura de cada animal. Distribua um cartão para cada participante, sem que os outros vejam a figura.

Peça aos participantes se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada um deles deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão. Os participantes não devem falar nem mostrar o cartão.

Pelo som, cada um deve achar o seu par e a medida que se encontram devem dar as mãos e correr para dentro da arca (um círculo de cadeiras ou demarcado com giz no chão). Os dois últimos “animais Seu Noé, posso ir?Quantos passos?

 

Tema: arca de Noé.

Duração: 10 minutos.

Público: crianças, 8 pessoas.

Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

 

Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala.

Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.

As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"

O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho"

.Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.

E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

Bichos.

Tema: criação do mundo ou arca de Noé.

Duração: 10 minutos.

Público: crianças, 8 pessoas.

Material: cartão, cola e figuras de animais.

Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura. Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão. Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.

Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..

Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história

Brincadeira: A caixa (Dinâmica sobre obediência). Objetivo: Refletir,

de forma prazerosa, os resultados da obediência. Como fazer: Organize

as crianças em círculo. Apresente a caixa e fale: Dentro desta caixa

tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem

reclamações e sem ajuda dos colegas. Continue falando: Esta caixa vai

passar fechada, de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a

música começar. Ao sinal de outro comando (bater palma, palavra

“pare”) ou a música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá

obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa. Então,

comece o procedimento conforme já descrito acima. Mas, antes de

abrir a caixa, pergunte para a criança que ficou com a caixa: E aí, vai

abrir? Ou quer que continue passando a caixa? Faça este procedimento

pelo menos 3 vezes. Na última vez, você fala: Agora não tem jeito,

quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali

contida. A criança abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma

o Chocolate”. O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e

saborear um delicioso chocolate. Ao sabermos que temos que

obedecer, geralmente recebemos essa notícia com receio, alguns com

descaso, medo. Outros, antes mesmo de saber do que se trata, já se

recusam em obedecer. Mas, no final, recebemos coisas boas quando

obedecemos às pessoas que querem o nosso bem. Quando obedecemos

a Deus, recebemos muitas bênçãos, basta acreditarmos na sua bondade

e misericórdia.

Experiência do ovo cozido: Você vai precisar de: Um ovo cozido

descascado; uma garrafa de vidro com boca larga (é aconselhável que

sejam garrafas com embocaduras grandes); algodão; álcool; fósforo;

palito de churrasco. Procedimento: Pegue o fósforo e coloque fogo

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numa pequena bola de

algodão, que deverá estar

encaixada na ponta de um

palito de churrasco (para que

você não se queime).

Rapidamente, coloque esta

pequena bola de algodão em

chamas dentro do frasco (com

a ajuda do palito de churrasco). Seguidamente, coloque sobre o gargalo

da garrafa, o ovo cozido e descascado. Espere um pouquinho e veja

que o ovo entra no recipiente sem machucar. Vale a pena tentar, é

muito legal e as crianças irão achar o máximo. Explicação científica:

O algodão em chamas consome o oxigênio dentro do frasco. Assim, a

pressão do ar no frasco diminui, fazendo com que a pressão no exterior

empurre o ovo para dentro. A intenção é trabalhar com as crianças que

para Deus, o que parece impossível, torna-se possível, como foi o

grande dilúvio.

Técnica para contar a história: A história Lúcia-Já-Vou-Indo, será

contada utilizando a técnica do Tapete de história. Para confeccionar o

tapete, você deverá cortar um feltro (ou qualquer tipo de tecido grosso)

no formato de uma grande arca (meia lua, virada para cima). Desenhe

as figuras de cada cena e de cada personagem no papel A4 ou na

cartolina. Pinte e recorte. Cole os olhos móveis (de bonecas) no rosto

de cada bichinho que aparecerá na história, para que fique mais

engraçado quando se movimentarem. A história será composta por 7

cenas, que são: 1ª - Um

envelope/convite; 2ª - Festa

que a lesma perdeu; 3ª -

Relógio; 4ª - Pé de alface; 5ª -

Pedra; 6ª - Pé de maracujá; 7ª -

Arca. Essas cenas deverão

estar fixadas (com fita

adesiva) no tapete, na devida

ordem em que a história será

contada. Neste caso, as cenas

deverão ser montadas, seguindo o formato da arca (meia lua). Na 2ª

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cena, da festa que a lesma perdeu, use sua imaginação e enfeite com

tudo que lembre as luzes de uma balada (purpurina, lantejoulas, etc.).

A pedra que estará no meio do caminho, na 5ª cena, deve ser de

verdade, e a folha que as abelhas utilizarão para ajudar a lesma,

também pode ser de verdade, pois, assim, ficará mais original. Na 7ª

cena, você poderá desenhar uma arca ou já trazer pronta de casa uma

arca igual à que será feita com o trabalho manual (assim, já servirá de

modelo para as crianças).

Os personagens da história são: 1° Lesma/Lúcia-Já-Vou-Indo; 2°

Barata; 3° Grilo; 4° Besouro; 5° Centopeia; 6° Quatro abelhas. Os

personagens passarão pelas cenas da história, na medida em que ela for

sendo narrada. O orientador pode incluir as crianças no momento de

contar a história, entregando os personagens para elas e indicando

quando e onde cada um há de ser colocado.

Trabalhos manuais: A arca de Noé - Entregue

uma caixa de leite vazia para cada criança (peça

anteriormente a ajuda dos pais para trazer

algumas caixas). Corte a caixa com estilete na

horizontal, encape com papel ofício e deixe que

as crianças a pintem com tinta guache, depois

coloque para secar. Enquanto isso, entregue o papel A4 e peça para

que as crianças desenhem o rostinho de vários animais e os pintem.

Recorte os rostos dos bichinhos e cole nas pontas de palitos (pode ser

palitos de pirulito, palitos de picolé ou até mesmo palitos de dente).

Deixe secar. Agora a arca já estará seca, então, deixe cada criança

enchê-la com areia e diga para elas colocarem dentro da sua arca, todos

os bichinhos que fizeram (Encaixar na areia os palitos com as caras

dos animais).

5 - RECURSOS E MATERIAIS: Painel da arca: cartolina marrom,

barbante, cola, tesoura, papel A4 (para desenhar o rosto dos bichinhos),

foto ¾ de cada criança, caixa (pode ser de sapato) e canetinhas.

Brincadeira: A caixa - 1 caixa com tampa; 1 chocolate; Fita adesiva

para fixar o chocolate dentro da caixa e a Expressão digitada “Coma o

chocolate”. Experiência do ovo cozido: Um ovo cozido descascado;

uma garrafa de vidro com a boca larga (é aconselhável que sejam

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daquelas garrafas de suco de uva de 1,5 litro); algodão; álcool; fósforo

e palito de churrasco. Técnica/tapete de história: feltro (ou outro

tecido), papel A4 ou cartolina, fita adesiva, lã amarela, fita rosa, lápis

de cor, tesoura, canetinhas, purpurina, lantejoulas, olhinhos de boneca,

cola, folha grande de alguma árvore (ex.: manga, jaca, etc.),

grampeador, grampos e uma pedra de verdade. Trabalhos manuais:

várias caixas de leite, areia, tinta guache, estilete, tesoura, cola, papel

A4, lápis de cor, canetinhas, palitos (pode ser de pirulito, de dente ou

de picolé).

file:///C:/Users/COMPUTADOR/Downloads/caderno-de-culto-infantil-2018_familias_divulgau-u-o.pdf

FONTE NET

FONTE DA IMAGEM PINTEREST

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