Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois
peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas
grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a
menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor
dos seus próprios pés).
Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma
história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de
acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.
Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"
As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e
aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem
"casa" recomeça o jogo, contando uma nova história
Seu Noé, posso ir?
Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada
criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só
poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do
bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica
num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de
frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos
passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5
pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as
instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de
bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o
seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que
represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são
encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças
dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer
alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que
não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma
vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
Bichos
Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.
Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua
um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.
Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal,
cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que
cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.
Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se
encontram podem sentar-se ou formar uma fila.
Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como
ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você
sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..
Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca,
e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá
por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.
Read more: http://ensinobibQue bicho sou eu na Arca de Noé?
Nesta brincadeira é preciso ter pelo menos 8 crianças, o grupo tem
que estar formado por números pares. Quem está comandando a brincadeira, conta
a história da criação do mundo, a história da Arca de Noé, e ao fim chama cada
criança e lhe dá um papel com a figura de um animal. Por exemplo se tivermos 8
crianças a participar do jogo, devemos ter 8 papéis, com apenas 4 animais para
que as crianças possam formar os pares; ou seja, exemplo deverão ter:
2 papéis com o animal elefante
2 papéis com o animal leão
2 papéis com o animal macaco
2 papéis com o animal cachorro
Cada criança não pode ver o papel de outra criança. Depois que
todas estiverem com o seu respectivo papel, cada uma delas deverá fazer o som
do animal que tem em seu papel. Se tiver um leão deverá imitar o leão, e quando
todos tiverem imitado seus respectivo animais, cada criança deverá procurar seu
par; ou seja, deve ficar ao lado da outra criança que imitou o mesmo animal que
ela.licoinfantilnani.blogspot.com/20BRINCADEIRA ARCA DE NOÉ
Jogos e Brincadeiras: Arca
de Noé
Tema: união
Duração: +/ - 10 minutos.
Público: participantes de todas as idades
Material: cartão com nomes ou figuras de animais
Faça dois cartões com o nome ou figura de cada animal. Distribua
um cartão para cada participante, sem que os outros vejam a figura.
Peça aos participantes se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal,
cada um deles deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante
que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão. Os participantes
não devem falar nem mostrar o cartão.
Pelo som, cada um deve achar o seu par e a medida que se encontram
devem dar as mãos e correr para dentro da arca (um círculo de cadeiras ou
demarcado com giz no chão). Os dois últimos “animais Seu Noé, posso ir?Quantos
passos?
Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada
criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só
poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do
bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica
num lado da sala.
Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de
frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos
passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho"
.Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5
pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as
instruções: tantos passos de tal bicho.Você pode combinar que se o Noé disser
"x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos
passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que
represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são
encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças
dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma
atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que
não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma
vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
Bichos.
Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.
Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua
um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura. Peça às crianças
que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som
(a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do
animal no seu próprio cartão. Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a
medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.
Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como
ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você
sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..
Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca,
e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá
por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história
Brincadeira: A caixa (Dinâmica sobre obediência). Objetivo:
Refletir,
de forma prazerosa, os resultados da obediência. Como fazer:
Organize
as crianças em círculo. Apresente a caixa e fale: Dentro desta
caixa
tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem
reclamações e sem ajuda dos colegas. Continue falando: Esta caixa
vai
passar fechada, de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a
música começar. Ao sinal de outro comando (bater palma, palavra
“pare”) ou a música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá
obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa. Então,
comece o procedimento conforme já descrito acima. Mas, antes de
abrir a caixa, pergunte para a criança que ficou com a caixa: E
aí, vai
abrir? Ou quer que continue passando a caixa? Faça este
procedimento
pelo menos 3 vezes. Na última vez, você fala: Agora não tem jeito,
quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali
contida. A criança abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem:
“Coma
o Chocolate”. O resultado da obediência em abrir a caixa foi
ganhar e
saborear um delicioso chocolate. Ao sabermos que temos que
obedecer, geralmente recebemos essa notícia com receio, alguns com
descaso, medo. Outros, antes mesmo de saber do que se trata, já se
recusam em obedecer. Mas, no final, recebemos coisas boas quando
obedecemos às pessoas que querem o nosso bem. Quando obedecemos
a Deus, recebemos muitas bênçãos, basta acreditarmos na sua
bondade
e misericórdia.
Experiência do ovo cozido: Você vai precisar de: Um ovo cozido
descascado; uma garrafa de vidro com boca larga (é aconselhável
que
sejam garrafas com embocaduras grandes); algodão; álcool; fósforo;
palito de churrasco. Procedimento: Pegue o fósforo e coloque fogo
13
numa pequena bola de
algodão, que deverá estar
encaixada na ponta de um
palito de churrasco (para que
você não se queime).
Rapidamente, coloque esta
pequena bola de algodão em
chamas dentro do frasco (com
a ajuda do palito de churrasco). Seguidamente, coloque sobre o
gargalo
da garrafa, o ovo cozido e descascado. Espere um pouquinho e veja
que o ovo entra no recipiente sem machucar. Vale a pena tentar, é
muito legal e as crianças irão achar o máximo. Explicação
científica:
O algodão em chamas consome o oxigênio dentro do frasco. Assim, a
pressão do ar no frasco diminui, fazendo com que a pressão no
exterior
empurre o ovo para dentro. A intenção é trabalhar com as crianças
que
para Deus, o que parece impossível, torna-se possível, como foi o
grande dilúvio.
Técnica para contar a história: A história Lúcia-Já-Vou-Indo, será
contada utilizando a técnica do Tapete de história. Para
confeccionar o
tapete, você deverá cortar um feltro (ou qualquer tipo de tecido
grosso)
no formato de uma grande arca (meia lua, virada para cima).
Desenhe
as figuras de cada cena e de cada personagem no papel A4 ou na
cartolina. Pinte e recorte. Cole os olhos móveis (de bonecas) no
rosto
de cada bichinho que aparecerá na história, para que fique mais
engraçado quando se movimentarem. A história será composta por 7
cenas, que são: 1ª - Um
envelope/convite; 2ª - Festa
que a lesma perdeu; 3ª -
Relógio; 4ª - Pé de alface; 5ª -
Pedra; 6ª - Pé de maracujá; 7ª -
Arca. Essas cenas deverão
estar fixadas (com fita
adesiva) no tapete, na devida
ordem em que a história será
contada. Neste caso, as cenas
deverão ser montadas, seguindo o formato da arca (meia lua). Na 2ª
14
cena, da festa que a lesma perdeu, use sua imaginação e enfeite
com
tudo que lembre as luzes de uma balada (purpurina, lantejoulas,
etc.).
A pedra que estará no meio do caminho, na 5ª cena, deve ser de
verdade, e a folha que as abelhas utilizarão para ajudar a lesma,
também pode ser de verdade, pois, assim, ficará mais original. Na
7ª
cena, você poderá desenhar uma arca ou já trazer pronta de casa
uma
arca igual à que será feita com o trabalho manual (assim, já
servirá de
modelo para as crianças).
Os personagens da história são: 1° Lesma/Lúcia-Já-Vou-Indo; 2°
Barata; 3° Grilo; 4° Besouro; 5° Centopeia; 6° Quatro abelhas. Os
personagens passarão pelas cenas da história, na medida em que ela
for
sendo narrada. O orientador pode incluir as crianças no momento de
contar a história, entregando os personagens para elas e indicando
quando e onde cada um há de ser colocado.
Trabalhos manuais: A arca de Noé - Entregue
uma caixa de leite vazia para cada criança (peça
anteriormente a ajuda dos pais para trazer
algumas caixas). Corte a caixa com estilete na
horizontal, encape com papel ofício e deixe que
as crianças a pintem com tinta guache, depois
coloque para secar. Enquanto isso, entregue o papel A4 e peça para
que as crianças desenhem o rostinho de vários animais e os pintem.
Recorte os rostos dos bichinhos e cole nas pontas de palitos (pode
ser
palitos de pirulito, palitos de picolé ou até mesmo palitos de
dente).
Deixe secar. Agora a arca já estará seca, então, deixe cada
criança
enchê-la com areia e diga para elas colocarem dentro da sua arca,
todos
os bichinhos que fizeram (Encaixar na areia os palitos com as
caras
dos animais).
5 - RECURSOS E MATERIAIS: Painel da arca: cartolina marrom,
barbante, cola, tesoura, papel A4 (para desenhar o rosto dos
bichinhos),
foto ¾ de cada criança, caixa (pode ser de sapato) e canetinhas.
Brincadeira: A caixa - 1 caixa com tampa; 1 chocolate; Fita
adesiva
para fixar o chocolate dentro da caixa e a Expressão digitada
“Coma o
chocolate”. Experiência do ovo cozido: Um ovo cozido descascado;
uma garrafa de vidro com a boca larga (é aconselhável que sejam
15
daquelas garrafas de suco de uva de 1,5 litro); algodão; álcool;
fósforo
e palito de churrasco. Técnica/tapete de história: feltro (ou
outro
tecido), papel A4 ou cartolina, fita adesiva, lã amarela, fita
rosa, lápis
de cor, tesoura, canetinhas, purpurina, lantejoulas, olhinhos de
boneca,
cola, folha grande de alguma árvore (ex.: manga, jaca, etc.),
grampeador, grampos e uma pedra de verdade. Trabalhos manuais:
várias caixas de leite, areia, tinta guache, estilete, tesoura,
cola, papel
A4, lápis de cor, canetinhas, palitos (pode ser de pirulito, de
dente ou
de picolé).
file:///C:/Users/COMPUTADOR/Downloads/caderno-de-culto-infantil-2018_familias_divulgau-u-o.pdf
FONTE DA IMAGEM PINTEREST
Nenhum comentário:
Postar um comentário