Seguidores

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL O CHAMADO DO PROFETA ISAÍAS

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL  O CHAMADO DO PROFETA ISAÍAS.
O trono fiz com caixa de leite e encapei com eva dourado, o anjo fiz com garrafa pety pequena, Isaías fiz com embalagem de amaciantes o altar fiz com rolinho de papel encapado com cartolina dourada e ao fundo usei um cenário de feltro com interior de templo.
O texto peguei na net.E são duas opções de ministração da lição


LIÇÃO 10– ISAÍAS  PROFETIZA SOBRE O FILHO DE DEUS

PRINCÍPIO: Profetizar é falar a Verdade de Deus.
VERSÍCULO: “Porque não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” Atos 4:20
ALVO: Mostrar que os profetas falavam a verdade. E que hoje não é diferente: como profetas de Deus, temos que falar a verdade do Evangelho às pessoas.

  SURPRESA: A criança que souber falar o versículo da lição passada, ganha um pirulito.(Atenção: Só deve ganhar o pirulito a criança que souber falar o versículo. É um incentivo para que elas memorizem.) “Porque a boca fala do que o coração está cheio”.  Mateus 12:34

  QUEBRA-GELO:  NOME DA BRINCADEIRA: FALAR A VERDADE
PROCEDIMENTO: Com as crianças sentadas em círculo, cada uma delas deverá citar um objeto que está à vista, tendo o cuidado de não repeti-lo. Quando você perceber que se esgotaram todos os objetos, diga: - Muito bem. Vocês acabaram de me relatar tudo o que havia nesta sala! Eu acredito que tudo o que vocês me falaram seja verdade! 
MORAL: Hoje nós vamos estudar a respeito de um profeta que falou a Verdade de Deus, mesmo sem ter visto com os olhos naturais.      


  LOUVOR:  1. Isaías - Minha Boca deve ser Santa ( CD Radicais Kids)

  ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças que sempre terão coragem de falar as Verdades da Palavra de Deus como profetas desse tempo.



  CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:

Método: Contar História. (visual: uma MEGAFONE – em tamanho grande para segurar na mão e mostrar enquanto conta o texto bíblico)
1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais uma lição sobre o profeta Isaías e saber o que ele fez.
2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê)

TEXTO BÍBLICO: TEXTO BÍBLICO: ISAÍAS 53:1-10
“O profeta Isaías falou sobre o Filho de Deus milhares de anos, antes dele vir ao mundo. O que ele profetizou sobre Jesus: Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. Ele foi rejeitado e desprezado por todos; Ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós o desprezávamos.  Era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E Ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro (ovelha) que vai ser morto. Ele foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. O Senhor Deus diz: Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar os pecados dos homens. Ele fará com que o meu plano para o homem dê certo”.

 ISAÍAS FALOU A VERDADE: Tudo o que Isaías falou sobre Jesus aconteceu. Falou para o povo de Deus que Jesus morreria na cruz por eles. Ele disse que Jesus ia levar não apenas os pecados do povo, mas também todas as suas doenças. E disse também, que Deus não seria um homem bonito, que Ele seria rejeitado e as pessoas não O aceitariam como Filho de Deus. Jesus ofereceria a Sua vida como sacrifício para tirar os pecados dos homens, porque esse era o plano de Deus, ao morrer, Jesus faria o plano de Deus para o homem dar certo: “Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigo por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu”. Isaías 53:5   
       
            * ACRESCENTAR: Mas olhem, crianças, Jesus morreu sim para nos salvar. Mas ele não ficou morto não. Ele é tão poderoso que Ele ressuscitou e está vivo hoje no coração de toda criança que crê em Jesus!


  APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
Visual 1: Confeccione um megafone de cartolina dupla-face amarela (veja se tem pronto um megafone prateado na sala  de material Kids) e use para fazer essa aplicação.
Visual 2: Mostre o Power point com imagens de crianças que são profetas de Deus nesse tempo  e também falando de Jesus às pessoas. (e-mail extra)
1. LEVANDO BOAS NOTÍCIAS AO POVO DE DEUS: Na época do profeta Isaías o povo vivia pecando e se afastando de Deus. Por mais que se arrependessem, eles pecavam de novo. Eles, na verdade, nunca conseguiam vencer o pecado. Por isso Deus enviou o profeta Isaías para lhes contar a solução! Isaías foi o enviado de Deus para dizer que Ele resolveria os problemas do pecado de Seu povo. Isaías contou para eles que Deus enviaria Seu Filho Jesus! Jesus ia morrer pelos pecados e levá-los embora de uma vez.
Hoje você deve ser como Isaías e falar de Jesus às pessoas. Deve falar que Jesus é o Salvador e que todas as pessoas precisam aceitar a Jesus em seu coração.
Por isso estamos no PROJETO FRUTIFICAR  e estamos com essa camisa. Por isso estamos levando os pais das crianças ao Encontro com Deus. Queremos ser como Isaías e falar da Verdade da Palavra de Deus.

2. ISAÍAS FALOU E ACONTECEU: Tudo o que Isaías falou sobre Jesus era verdade e aconteceu exatamente como o profeta disse que aconteceria. Sabem por quê? Porque o profeta de Deus fala a verdade de Deus!
Hoje você deve falar a Verdade da Bíblia. Que as pessoas precisam convidar a Jesus para morar dentro do coração para serem salvas e elas terão paz e alegria de verdade em suas vidas. E quando você disser assim, e as pessoas se converterem, é assim que vai acontecer com elas. Você é um profeta de Deus, mesmo sendo ainda criança! Estamos no PROJETO FRUTIFICAR, e vamos falar de Jesus e da célula para nossos amigos da escola.
.
  APELO e ORAÇÃO:
·                     Faça um momento de oração para que cada criança decida ser um profeta de Deus assim como Isaías foi. (coloque como fundo musical)
·                     Ore com ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças testemunharem de Jesus e das suas maravilhas.

  HORA DE BRINCAR  
NOME DA BRINCADEIRA: FAZENDO UM JORNAL
MATERIAL: Uma folha de cartolina, papel (1/4 de folha A4), lápis, hidrocor e cola.
PROCEDIMENTO: Distribua papel e lápis para as crianças. Elas deverão escrever sobre Jesus, e fazer um desenho pequeno contando suas próprias experiências(que o pai voltou para a mãe; q os pais foram ao Encontro; q tirou boa nota na escola; q parou de fazer bagunça;  As crianças que não sabem escrever podem só desenhar. É importante ter o nome da criança. Depois, pegue os papéis com as crianças e cole ordenadamente na cartolina como se fosse um jornal. Escreva o título do jornal: A VOZ DA VERDADE! Depois do jornal pronto, escolha uma ou mais crianças para ler as notícias para todos.  Ao final, fixe o jornal no mural para que todos possam ver.
MORAL: Hoje na verdade, nós é que somos esse jornal, que deve falar a verdade sobre Jesus e o que ele tem feito por nós para as pessoas!

  BRINDE
         Marcador de Livro – Um marcador de livro com a gravura de uma criança (com a boca aberta) falando. O versículo com o “R”.

Recortar por fora da linha preta (deixando-a no cartão)  e colar em cartolina dupla face azul.
 Segue e-mail com  a matriz pronta para imprimir.

Dica: Para nossos trabalhos ficarem mais bem apresentados precisamos usar folhas de papelaria (cartolina, papel cartão, contact, papel de presente, papel glacê...) que não venhan muito enroladas ou dobradas. A forma como ela é ambalada na loja pode prejudicar nossos brindes.


IMPORTANTE: querida Líder, antes de entregar o brinde, sempre mostre o que é e explique o motivo do brinde desse dia. Normalmente o brinde  tem relação com a lição. Explique também qual o uso, se é imã de geladeira. Se é para pôr no quarto, pendurar, usatr como chaveiro na mochila do colégio... Não entregue sem explicar.


Lição 3 - Isaias e a brasa sobre o altar

QUEBRA-GELO:SIM, NÃO E PORQUE
PROCEDIMENTO:Coloque as crianças em círculo e diga que você vai fazer perguntas a cada uma. Mas elas não podem dizer:SIM, NÃO E PORQUE.Elas também não podem mentir.
SUGESTÃO DE PERGUNTAS:Tudo bem com você? Você matou aula hoje? Você sabe qual é o versículo de hoje? Por que você chegou atrasado à célula hoje? É você que tem cinco irmãos?
MORAL:Da mesma maneira que vocês precisam ter cuidado ao responder a perguntas para não falar as palavras proibidas, devemos ter cuidado com as palavras que saem de nossas bocas porque nossas bocas devem ser santas para falar de Deus!     
LOUVOR:1. Isaías - Minha Boca deve ser Santa ( CD Radicais Kids)
ORAÇÃO:Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças cheias de palavras de Deus no coração e em sua boca.
REVISÃO:(Revisão da Lição Passada – o melhor é mostrar os pontos escritos, na tela da TV ou do note book. Melhora a memorização) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na segunda lição do profeta Eliseu? Aprendemos que: 1.A FÉ NOS FAZ CORAJOSOS2.A FÉ NOS FAZ FORTES 3.A PALAVRA DE DEUS É A DIREÇÃO CERTA 4.DEUS VAI JUNTO COM VOCÊS!
CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método:Contar História. (visual opcional na célula: uma BOCA – em tamanho grande para segurar na mão e mostrar enquanto conta o texto bíblico)
1º) Introdução:Muito bem, crianças. Hoje quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender sobre o profeta Isaías e a experiência que ele teve com Deus.
2º) Leitura do texto-base: Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve ter a bíblia na mão, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê) Use a gravura enquanto comenta o texto.

TEXTO BÍBLICO: TEXTO BÍBLICO: ISAÍAS 6
Isaías foi escolhido por Deus para ser profeta. Ele teve essa visão quando Deus o chamou: (REPITA: ELE TEVE UMA VISÃO. A VISÃO FOI A SEGUINTE: )Eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta d’Ele estavam serafins. Cada um tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam.Eles diziam em voz alta:“Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!”Então eu disse:Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios (MOSTRAR A BOCA) são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso.Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. Ele tocou a minha boca (MOSTRAR A BOCA) com a brasa e disse:Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados. Em seguida, ouvi o Senhor dizer:Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?Então respondi:Aqui estou eu. Envia-me a mim!        

APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
SUA BOCA DEVE SER SANTA PARA FALAR DE DEUS:
(Visual Opcional:Uma menina (grande feita de Eva) com o coração (grande) no peito. Na parte da boca, tem que haver um “corte” para a passagem de tiras de papel com palavras. Faça tiras (duplicadas) com palavras de coisas (pensamentos/atitudes) feias. Prenda no coração e a medida que for mostrando o que está no coração, as mesmas “palavras” vão saindo de sua boca. Depois repita, agora com palavras/atitudes boas.)

# Deus precisava purificar a boca do profeta, pois ele é alguém que fala o que Deus fala. E tudo o que Deus fala é santo! Mas como as nossas bocas podem ser santas? Se limparmos nossos corações, nossas bocas serão santas! E o que sai da boca de alguém são palavras do coração. Se o meu coração for mau, a minha boca também vai ser. Vocês já falaram mal de alguém? Sempre que vocês falam palavras que ofendem alguém é porque seus corações estão cheios de pecados. Quando você fala bem de alguém, mostra que seu coração está cheio de amor e suas palavras são boas. Deixe Deus limpar seus corações e você terá uma boca santa.
Lembre-se que você é príncipe e princesa de Deus, então não devem ter palavras feias na sua boca, não é mesmo?

2) DEUS ESTÁ DIZENDO HOJE: A QUEM ENVIAREI?Isaías foi mensageiro da Palavra de Deus. Deus está fazendo à mesma pergunta hoje: “Quem eu vou enviar para falar de Jesus nas escolas e no lugar onde moram?" Será que Deus pode contar com vocês? Se vocês querem dar à mesma resposta que o profeta Isaías deu, façam essa oração comigo: (MOSTRE O CORAÇÃO)“Senhor Jesus, toque a minha boca e limpe todos os meus pecados. Limpe o meu coração de toda maldade, de todo ódio, de toda mágoa e tristeza. Limpe-me, assim como o Senhor limpou Isaías. E envia-me, assim como o Senhor o enviou para falar de Seu amor às pessoas. Em nome de Jesus, amém!”.  

Exercícios

Por que o anjo de Deus tocou na boca de Isaías?Para limpar os seus pecados.
Quem fala palavrões pode também ser usado por Deus para falar a Sua Palavra?Não. 
O que Deus quer limpar primeiro, antes de mudar as suas palavras?O coração.
De onde vêm as palavras da nossa boca?Do coração.
O que a Bíblia diz sobre falar com o coração?“Que a boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12:34).
Depois que Deus tirou o pecado de Isaías, que pergunta Deus fez para ele?Quem é que eu vou enviar? (Is 6:8). 
O que Isaías respondeu?Aqui estou eu. Envia-me a mim! (Is 6:8).

APELO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida ter o coração cheio de Deus e só falar palavras que abençoam. (coloque como fundo musical)
Ore com ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças a encherem o coração de Deus mais e mais.
MEMORIZANDO O VERSÍCULO: (introduzimos esse passo também na célula)
    Cada criança fala o versículo e depois bate palma.
BRINCADEIRA:(repetir do quebra-gelo)
NOME DA BRINCADEIRA: A MENSAGEM
MATERIAL:Mensagens escritas no papel.
PROCEDIMENTO:Escolha uma criança para iniciar a brincadeira e diga que ela deverá passar uma mensagem para outra criança. Essa criança escolherá alguém que será o mensageiro. E então, escolhe um papelzinho com a mensagem escrita e fala baixinho no ouvido do mensageiro a mensagem que deve ser transmitida. Em seguida, ela começa a descrever em voz alta a pessoa para quem o mensageiro deverá levar o recado (cor do cabelo, da roupa, etc...). O mensageiro tenta descobrir a pessoa a quem deverá transmitir a mensagem, vai até ela e repete ao seu ouvido a mensagem. Se o mensageiro passar o recado para a pessoa certa, ele escolhe uma nova mensagem e o próximo mensageiro. Mas, se errar, outra criança será escolhida continuando a brincadeira.
MENSAGENS:1) O profeta é alguém que fala o que Deus fala! 2) Sua boca deve ser santa para falar de Deus! 3) Guarde sua boca para falar apenas o que é bom! 4) Deus está chamando Seus mensageiros hoje! 5) Senhor, eis me aqui, me envia! 6) Deus tem um plano na sua vida! (você pode criar outras mensagens)
MORAL:Deus quer usar vocês para serem os mensageiros e canais de Sua Palavra para que as pessoas O conheçam.
HORA DO LANCHE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVOS DO BLOG