Uma Menina Missionária
A cura de Naamã
Ao final da lição a criança deverá:
SABER que as maneiras
bondosas para com todos são um trabalho missionário de grande valor;
SENTIR desejo de ter
um caráter bondoso e obediente para com todos;
RESPONDER, sendo
bondoso e obediente com todos.
VERSO PARA MEMORIZAR: “Instrui o menino no caminho em que
deve andar; e quando envelhecer, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. ARC.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Lição: um dos visuais sugeridos
abaixo, envelope de carta, TNT azul, tinta guache branca, lenço umedecido;
Revisando: faixa de TNT usada na lição; Aplicando: boneco ou figura de
personagem masculino; Contando aos Outros: Opções 1 e 2: cópias das figuras,
palitos de sorvete ou churrasco, suporte (opção 2).
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição: Pode-se contar a história de três maneiras diferentes
ou mais:
Opção 1 − Bonecos: Usar as SILHUETAS para fazer os
personagens. Fazer uma carrocinha usando caixinhas de embalagem e um cavalinho
de brinquedo. Para os mergulhos de Naamã, usar uma das figuras de “contando aos
outros”.
Opção 2 − Cenário grande. Em um canto da sala, montar uma
mesa com talheres para ser a casa de Naamã. Em outro canto, colocar uma cadeira
coberta com um cetim bonito, para ser o palácio do rei de Israel. Em outro
espaço, a porta da casa de Eliseu e, finalmente, de frente para as crianças, o
rio Jordão, que será montado somente no momento do mergulho de Naamã. Escolher
as crianças que serão os personagens: a menina, Naamã e sua esposa, o servo de
Eliseu, o rei de Israel, os soldados de Naamã. Vesti-las com roupas dos tempos
bíblicos. O rei de Israel deve ter uma capa de TNT, com um pequeno corte, para
facilitar na hora de rasgá-la. As outras crianças serão o povo. Se quiser, pode
iniciar a história mostrando as figuras da parte inicial da história (assim, só
é necessário fazer o cenário do rio Jordão). Com tinha guache branca, fazer
algumas manchas nos braços e mãos do menino que será Naamã. Fazer isso pouco
antes de começar a contar a história, para que a tinta não seque.
Rio Jordão: Usar uns dois metros de TNT azul. Mantê-lo
dobrado, enquanto conta a história. No momento do mergulho de Naamã, abrir o
TNT e esticá-lo na horizontal, com duas pessoas segurando as pontas.
Opção 3 − Cenário grande. Em um canto da sala, montar uma
mesa com talheres para ser a casa de Naamã. Em outro canto, colocar uma cadeira
coberta com um cetim bonito, para ser o palácio do rei de Israel. Em outro
espaço, a porta da casa de Eliseu e, finalmente, de frente para as crianças, o
rio Jordão, que será montado somente no momento do mergulho de Naamã. Escolher
as crianças que serão os personagens: a menina, Naamã e sua esposa, o servo de
Eliseu, o rei de Israel, os soldados de Naamã. Vesti-las com roupas dos tempos
bíblicos. O rei de Israel deve ter uma capa de TNT, com um pequeno corte, para
facilitar na hora de rasgá-la. As outras crianças serão o povo. Se quiser, pode
iniciar a história mostrando as figuras iniciais (assim, só é necessário fazer
o cenário do rio Jordão). Com tinha guache branca, fazer algumas manchas nos
braços e mãos do menino que será Naamã. Fazer isso pouco antes de começar a
contar a história, para que a tinta não chegue a secar muito e fique difícil de
sair.
Rio Jordão: Usar uns dois metros de TNT azul. Mantê-lo
dobrado, enquanto conta a história. No momento do mergulho de Naamã, abrir o
TNT e esticá-lo na horizontal, com um dos lados maiores encostado no chão e
duas pessoas segurando as pontas.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Preparar os visuais com antecedência
e usá-los conforme a história é contada. Mostrar a figura 1, o boneco da menina
ou a menina. Se as crianças forem bem pequenas, resumir a história, retirando
cenas e cenários menos importantes. Dizer:] Em Israel havia uma menina que,
desde pequena, foi ensinada por seus pais a obedecer a Deus e ser bondosa com
as pessoas. Ela também aprendeu a ser trabalhadeira e caprichosa.
Naquele
tempo, os israelitas haviam abandonado a Deus e feito muitas coisas erradas.
Por isso, perderam a proteção de Deus e um dia os sírios invadiram Israel e
levaram muitos israelitas para a Síria, para serem escravos. Entre esses,
levaram também a menina da nossa história. Não sabemos o que aconteceu com seus
pais, só sabemos que ela foi levada como prisioneira para ser escrava da esposa
de Naamã, o capitão do exército sírio. Não deve ter sido fácil para ela passar
por tudo isso. Para completar, os sírios adoravam estátuas. E Naamã e sua
esposa também faziam isso. Eles se ajoelhavam diante da estátua, pedindo sua
ajuda. [Mostrar uma figura de ídolo. Ajoelhar-se diante dela e pedir que mande
uma boa colheita e que cure suas doenças. Depois, dizer:] Uma estátua pode ver?
[Dar tempo para as crianças responderem.] Pode ouvir? Pode falar? Aquela menina
sabia disso e não se curvava diante das estátuas: ela adorava a Deus sozinha.
Se alguém obrigasse você a ser um escravo você amaria essa
pessoa e faria as coisas com capricho para ela? Difícil fazer isso, não é? Pois
a nossa garotinha não deixou o ódio entrar em seu coração. Pelo contrário,
perdoou seus inimigos e continuou sendo trabalhadeira e educada, fazendo todo o
seu trabalho com capricho, mesmo quando estava muito cansada. Ela sabia que
Deus a havia chamado para a missão de contar dEle para seus patrões. [Mostrar
figura da menina trabalhando, ou a personagem deve arrumar algumas coisas no
cenário.] Por isso estava sempre de bom humor e não reclamava de nada. E, por
ser muito obediente e nunca mentir, Naamã e sua esposa aprenderam a confiar
nela.
Mas o grande general tinha um problema muito sério [abaixar
o tom de voz, como se contasse um segredo]: uma doença terrível chamada lepra.
Naquela época, a lepra era considerada uma das piores desgraças que poderiam
acontecer com alguém. O corpo do doente ficava cheio de manchas brancas. Com o
tempo, ele se deformava todo e, como não havia remédios para essa doença,
nenhum leproso escapava da morte.
Quando a menina israelita soube desse problema, lembrou-se
do profeta Eliseu e dos milagres que ele fazia. Ela contou tudo que sabia sobre
Eliseu para a esposa de Naamã. Como a garota nunca mentia, a senhora acreditou
e contou tudo a Naamã. Ele também acreditou e contou para o rei da Síria. O rei
não queria que Naamã morresse porque ele conseguia vencer muitas batalhas.
Então, ele fez uma carta para o rei de Israel, pedindo que curasse Naamã.
[Mostrar um envelope de carta.]
O general viajou até Israel, acompanhado por alguns servos.
[Movimentar os personagens até a “sala do trono” do rei de Israel.] Quando o
rei de Israel leu a carta ficou muito nervoso. Ele disse [fazer uma voz
nervosa]: “Eu não sei como curar a lepra! O rei da Síria está me pedindo isso
só para fazer guerra comigo. E agora? Que é que eu faço?” Naquele tempo, quando
alguém ficava nervoso, rasgava a própria roupa. E foi isso que ele fez. [Rasgar
o manto do rei.] Quando o profeta Eliseu ficou sabendo disso, mandou uma
mensagem ao rei dizendo que mandasse Naamã até sua casa.
Naamã era uma homem muito poderoso e admirado. Por onde
passava, as pessoas se curvavam em sinal de respeito e lhe ofereciam tudo do
bom e do melhor. [O personagem Naamã deve passar, com a cabeça bem erguida,
enquanto os outros se curvam diante dele.] Por isso, quando ele chegou à casa
de Eliseu, é bem possível que um de seus servos o tenha anunciado [fazer o tom
de voz de um arauto]: “Eis aqui, Naamã, o grandiosíssimo general do
poderosíssimo reino da Síria. Que venha o profeta para atendê-lo!” Eu imagino
que todos os vizinhos tenham parado para ver o que estava acontecendo. [Imitar
pessoas bisbilhotando. Pedir que as crianças façam expressão de curiosidade.]
Talvez algumas crianças até ficassem espiando pela janela, curiosas para ver
aquele homem importante com seu carro e seus cavalos. E Naamã, de cima de seu
carro ficou esperando ser honrado pelo profeta. [Cruzar os braços e erguer a
cabeça, como alguém orgulhoso.] Mas, imaginem a surpresa dele quando nem foi
convidado para entrar! Eliseu apenas lhe mandou um recado por seu servo,
dizendo que ele deveria mergulhar no rio Jordão por sete vezes para ficar
curado.
O general ficou muito nervoso [fazer uma voz irritada]:
“Como aquele profetazinho de Israel teve coragem de nem aparecer? Não se trata
assim um homem tão importante como eu! Ele tinha que vir aqui, fazer uma
cerimônia, passar as mãos nas manchas e me curar. Os rios da Síria são muito
melhores do que esse Jordão lamacento.” Ele ficou tão indignado que se virou e
foi embora.
No caminho, seus servos lhe disseram [fazer voz de quem está
persuadindo]: “Senhor, pense melhor. Se o profeta pedisse uma coisa difícil e
cara, o senhor não a faria? Quanto mais uma coisa tão simples como mergulhar
sete vezes!”
Naamã pensou melhor, lembrou-se de que sua escravazinha
nunca mentia, e resolveu fazer o que Eliseu mandara. Ele foi até o rio. [Duas
pessoas devem segurar a faixa de TNT azul, e o personagem Naamã deve ficar
atrás dela, aparecendo o corpo da cintura para cima. Um ajudante deve ficar
abaixado ali também, segurando o pano molhado.] Vamos contar comigo quantas
vezes ele mergulhou? [Contar mostrando
os dedos das mãos.] Uma. [Naamã deve abaixar-se e levantar-se, atrás da faixa,
(repetir o processo cada vez que “mergulhar”).]
Nada. Os servos o animaram
dizendo: “Continue! Não desista!” Vamos
falar como os servos? [Cada vez que ele se levantar, deve observar as manchas e
mostrar expressão de desapontamento e as crianças devem dizer: “Continue, não
desanime”.] Duas. Manchado ainda. Três, tudo do mesmo jeito. Quatro. Iiih!
Continuava doente. Cinco. Seis. Ainda com lepra. Faltava só uma vez. Será que
daria certo? Ele mergulhou de novo. [O ajudante deve passar o pano molhado nas
manchas rapidamente.] Será que dessa vez ele ficaria curado? Os servos ficaram
todos esperando ele aparecer de novo. Nem conseguiam respirar direito de tão
ansiosos. Até que ele saiu da água e... [“Naamã” deve levantar-se com expressão
feliz no rosto.] Estava curado! Não havia mais nenhuma mancha na pele dele! Os
servos davam vivas e batiam palmas. [Pedir que as crianças dêem vivas e batam
palmas.] E Naamã erguia as mãos para o Céu agradecendo a Deus pelo grande
milagre. Que maravilha!
Ele quis agradecer a Eliseu, dando-lhe ouro e outros
presentes caros. Mas Eliseu não aceitou. Ele queria que Naamã agradecesse só a
Deus. Então, Naamã voltou para sua casa, convencido de que o Deus de Israel era
o verdadeiro Deus. Ele contou tudo para sua esposa e os dois deixaram aquelas
estátuas de lado e começaram a adorar o Deus verdadeiro. E tudo isso aconteceu
porque aquela menina aceitou o chamado de Deus e foi bondosa e fiel. Ela ficou
muito feliz também.
MEMORIZANDO: [Dizer:] A garota da história de hoje aprendeu
desde pequeninha a escolher o caminho de Deus. Seus pais a ensinavam todos os
dias, no culto da manhã e da tarde, e enquanto trabalhavam. Ela aprendeu a amar
a Palavra de Deus e a obedecê-la. Também aprendeu a ser bondosa, trabalhadeira
e caprichosa. Quando ela foi levada
cativa, continuou andando no caminho de Deus. Não se desviou dele, mesmo
estando sozinha. A Bíblia diz que a criança que aprende o caminho do Senhor
desde pequena, não vai se desviar dele. É por isso que estamos aqui, na Escola
Sabatina, para que vocês aprendam o caminho de Deus e não se desviem dele
quando crescerem. É isso que está escrito na Bíblia. [Ler o verso na Bíblia e
explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:]
Instrui o menino no caminho em que deve andar - [mãos sobre
a fronte, mostre um caminho.]
E quando envelhecer, não se desviará dele - [passar a mão
direita sobre o rosto, negar com as mãos.]
Provérbios 22:6 −
[desabrochar uma flor e formar um livro.]
REVISANDO: [Fazer algumas manchas com tinta guache em um
garoto. Colocá-lo atrás da faixa de TNT azul (o “rio”) e fazer as perguntas
para as crianças. A cada resposta certa ele deve dar um “mergulho” no rio,
escondendo-se atrás da faixa. Se a resposta estiver errada, ele não pode
mergulhar. As crianças devem ajudá-lo a mergulhar sete vezes, para ficar
curado. Na sétima vez, enquanto ele está abaixado atrás do TNT, passar o
paninho úmido para retirar as manchas. Quando ele se levantar, dar vivas e
bater palmas, agradecendo às crianças por terem ajudado “Naamã” a ficar
curado.]
APLICANDO: As crianças que aprendem o caminho de Deus desde
pequenas são sempre amáveis, prestativas e obedientes. Como aquela menina
cativa, elas ficam felizes quando podem ajudar alguém a conhecer o verdadeiro
Deus. [Mostrar o boneco para as crianças e apresentá-lo como Sr. Maneira.
Dizer:] O Sr. maneiras vai falar frases educadas, que crianças cristãs fazem, e
coisas grosseiras, que crianças cristãs não fazem. Quando ele falar uma frase
educada vocês devem fazer um gesto ou mímica mostrando o que ele disse. Se ele
falar uma frase grosseira, vocês devem ficar paralisados como estátuas. Por
exemplo, o Sr. Maneiras disse para apertar as mãos e sorrir quando conhecer
alguém novo. Essa é uma frase educada, vocês devem apertar as mãos uns dos
outros e sorrirem. [Dar tempo para que as crianças apertem as mãos.]
Agora, Sr. Maneiras disse para dizer à
mamãe que odeia a comida que ela fez. Essa é uma frase grosseira. Vocês devem
ficar paralisados, como estátuas. [Dar tempo para que fiquem paralisadas.]
Vocês só poderão se mexer quando eu falar uma frase educada de novo. Quem fizer
o gesto grosseiro, sai do jogo por um tempo. Vamos começar?
1. O Sr. Maneiras disse para engraxar os sapatos do papai, e
deixá-los brilhando, sem ele pedir.
2. O Sr. Maneiras disse para secar a louça para a mamãe, sem
reclamar.
3. O Sr. Maneiras disse para choramingar e reclamar quando
não ganhar o que quer.
4. O Sr. Maneiras disse para fazer a lição de casa de
qualquer jeito.
5. O Sr. Maneiras disse para visitar o vizinho doente e orar
com ele.
6. O Sr. Maneiras disse para rir da colega que caiu um tombo
e se machucou.
7. O Sr. Maneiras disse para secar a louça com muito
capricho.
8. O Sr. Maneiras disse para deixar a cama desarrumada
quando você acordar.
9. O Sr. Maneiras disse para brigar com o colega.
10. O Sr. Maneiras disse para repartir o lanche com um
amigo.
11. O Sr. Maneiras disse para dar um folheto a um amigo.
[Ao terminar, dizer:]
Naamã só foi curado por causa da menina cativa. Se vocês andarem no
caminho de Deus, como ela andou, vocês também poderão ajudar as pessoas a
conhecerem o Deus verdadeiro. Que Deus as abençoe para isso.
CONTANDO AOS OUTROS: [Tanto na opção 1, como na 2, entregar
os desenhos para as crianças pintarem. Depois, ajudá-las a montarem tudo.
Lembrá-las de usar o material para contar a outros a história bíblica de hoje.]
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