Seguidores

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

DIA DE AÇÕES DE GRAÇAS


Ideias para comemorar o dia de Ações de Graças.



Quase todos os países do mundo comemoram um dia especial quando expressam sua alegria ou gratidão pela colheita. Uma das comemorações mais antigas é a dos judeus. Você pode ler, na Bíblia, sobre a Festa dos Tabernáculos (Levítico 23.39-41). Esta festa é comemorada no final de setembro ou no início de outubro. Deus mandou os judeus fazerem esta festa para lembrarem tudo de bom que Deus tinha feito por eles.
Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é um grande feriado. É sempre comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Foi comemorado pela primeira vez em 1621 quando um pequeno grupo de crentes (chamados puritanos) comemoraram sua sobrevivência.Eles tinham saído da Inglaterra porque lá era proibido cultuar a Deus livremente. Quando eles chegaram aos Estados Unidos em 1620, eles não tinham nada e quase morreram de fome e frio. Eram 102 pessoas. Morreram 56. Com a ajuda dos índios, os outros 56 conseguiram sobreviver durante o primeiro ano no novo país. Resolveram então dar graças a Deus através de uma festa que durou três dias.
Ao longo dos anos, isto se tornou uma tradição, e a data foi fixada em novembro pelo presidente dos Estados Unidos. A mesma tradição existe no Canadá, onde o dia é comemorado na 2ª segunda-feira de outubro.

Os evangélicos em outros países do mundo adotaram este dia em seu calendário, porque eles também querem ter um dia especial para agradecer todas as bênçãos de Deus.

Algumas igrejas, aqui no Brasil, fazem um culto de gratidão durante o mês de novembro.

Clique em ler mais para ver modelo de programação para esta celebração.


PROGRAMA

O local para realizar este programa poderá ser:
• Sítio ou Chácara.
• Escola do bairro ou Escola no campo.
• A Igreja.

Duração do evento: 8 hs às 17 hs.

Parte 1 – Início ás 8hs

• Música suave

• Recitativo Bíblico – Salmos 147.7, 8, 9, 3, 5, 20
Todos – Cantai ao Senhor em ação de graças; com a harpa cantai louvores ao nosso Deus. Ele é que cobre o céu de nuvens, que prepara a chuva para a terra, e que faz produzir erva sobre os montes; que dá aos animais o seu alimento. Sara os quebrantados de coração, e cura-lhe as feridas. Grande é nosso Senhor, e de grande poder. Louvai ao Senhor!• Hino – 419 HCC – “Graças dou por minha vida”.

• Oração de gratidão por este Dia.

• Explicação sobre a Programação.

• Divisão dos Grupos – “Reflexões” (30 minutos ou mais) – Escolher, com antecedência, as pessoas para este momento. Após a reflexão,  entregar aos participantes, as tiras de papel branco e a caneta, ou lápis.

Temas para os estudos:

-Adultos – “Gratidão ao Criador, por ter chegado onde chegou”.

-Jovens – “Gratidão ao Criador, pelas Oportunidades deste tempo”.

-Adolescentes – “Gratidão ao Criador, por esta fase mágica e especial”.

-Crianças – “Gratidão ao Criador, por este Início de vida”.

• Intervalo – “Brincadeiras”.

Crianças: Ex: pular corda; corrida de saco; peteca; história com fantoches, etc.

Adultos, Jovens e Adolescentes: corrida de revezamento – Jogo de vôlei e outros.

• Almoço.

Todas as famílias participantes deverão levar sua contribuição para o almoço em conjunto, ou em separado, conforme opção do grupo. Providenciar: pratos – garfos – copos e guardanapos (descartáveis), ou cada família se responsabiliza pelos seus. A água não pode “ser esquecida”. Providencie uma lixeira.

Parte 2 – “Reunião em Conjunto”.

• Recitativo – “Eu te oferecerei ações de graças” (Sl. 56.12).

• Servos do Passado ensinam a Gratidão.

Os personagens deverão usar roupas da “época”. O personagem entrará no começo da leitura bíblica. A referência do texto bíblico não deverá ser mencionada na leitura pelo dirigente.

Adultos: Dirigente: Ler o texto e omitir a palavra “Simeão”, do versículo 25. (Lucas 2. 25, 28, 29, 30, 31,32).
Pergunta: Quem sou Eu?

Jovens: Dirigente: Ler o texto e omitir a palavra “Daniel”, do versículo 20. (Daniel 2. 20, 21, 22, 23).
Pergunta: Quem sou Eu?

Adolescentes: Dirigente: Ler o texto e omitir a palavra “Jonas”, do versículo 1 (Jonas 2.1, 2, 7, 9).
Pergunta: Quem sou Eu?

Crianças: Dirigente: Ler o texto e omitir a palavra “Maria”, do versículo 1. (Lucas 1. 46-55).
Pergunta:Quem sou Eu?

• Orações de Gratidão

Parte 3 – Encerramento – 17 hs.

• Recitativo – “Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Sl. 4:8).

• Meditação – Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29.13.

• Culto ao “Redor da Fogueira”.

Você precisará de papel branco, cortado em tiras de 10 cm de largura, caneta, ou lápis, para todos os participantes. Este papel será usado para escrever os “Agradecimentos a Deus”. Objeto grande (tacho ou bacia de metal), forrado com papel Rochedo, se a opção for a Escola ou Igreja.  No Sítio ou Chácara, madeira em pedaços para a “Fogueira”.

Após a Meditação, formar um círculo. Cada participante dirá em voz alta, uma frase curta de Gratidão a Deus. Ex: “Agradeço a Deus por mais um ano de vida”. “Agradeço a Deus pela saúde restaurada”; etc. Ao dizer a frase, coloque o “papel branco” na fogueira, ou no “objeto” forrado com papel Rochedo. Um “adulto”, deverá acender a fogueira no momento indicado. NOTA: Não deixar as “crianças” próximas da fogueira. Escolher uma pessoa, ou mais, para observá-las durante este período. Apagar a fogueira após a “Oração Final”.

• Hino – 423 HCC – “Agradeço a Ti,  Senhor”.

• Oração Final.

• Agradecimentos.
Fonte:Revista Visão Missionária

Nenhum comentário:

Postar um comentário