Seguidores

sábado, 30 de dezembro de 2017

PROGRAMAÇÃO PARA NOITE DO PIJAMA E ACAMPADENTRO

PROGRAMAÇÃO COMPLETA  PARA NOITE DO PIJAMA E ACAMPADENTRO.
CRÉDITOS :http://www.escoladominical.net/
Postado pela irmã Gilmara




Sexta à noite 



Quais suas expectativas nesta Temporada?

Material: bolas de aniversário e canetinhas.
Conversar rapidamente com o grupo, sem deixar que comentem demais:                                  Vocês sabem o tema do nosso acampamento?                                                                                Olhando para aquele papel azul, o que vocês acharam das programações?                                      O que vocês mais gostaram?                                                                                                                       O que vocês acham que vai acontecer a mais? O que vocês gostariam que acontecesse?                    Por que você quis vir para esse acampamento?
Distribuir as bolas e pedir que encham e amarrem. Cada um deve escrever sobre a bola, com canetinha, uma frase ou palavra que expresse suas expectativas (o que você quer ou o que espera) sobre o acampamento?

Na medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Mande que cada um pegue uma das bolas, qualquer uma, e leiam o que está no balão e conversem rapidamente entre si.
Faça uma oração, intercedendo pelo acampamento e pelas expectativas comentadas.
Pendurar os balões num local visível no seu quarto e deixá-los até o fim do acampamento.

No encerramento do acampamento, cada um pega um balão qualquer, e lê para todo o grupo, e diz se, em sua opinião, aquela expectativa se cumpriu e como.
Sexta Noite

Força para amar: Desenho compartilhado
Materiais: Papel ofício; Lápis de cor
Objetivos: Desenhar acrescentando coisas ao desenho do seu amigo da esquerda
Regras: 1- Cada criança recebe um papel ofício e desenha a si própria; 2- Ao comando do líder (que pode ser uma palma ou um apito) passa seu papel pro amigo da direita; 3- Ao receber o desenho do amigo, acrescente algo ao desenho dele; 4- E assim por diante, até chegar novamente aos seus respectivos donos.
Gancho para o estudo: Observar o que foi acrescentado. Conversar sobre Deus ter nos criado do jeito que Ele quis. Ele nos ama como somos. Às vezes não gostamos do jeito que somos e nem do jeito das outras pessoas. Às vezes tentamos mudar as pessoas por que não gostamos do jeito que ela fala, ou do jeito que se veste ou do jeito que come. O que nós fizemos aqui no desenho foi acrescentar algumas coisas nos outros, mas essa não é nossa tarefa, essa tarefa é de Deus. Nossa tarefa á aceitar as pessoas do jeito que elas são. Nós não podemos mudar, nós podemos influenciar.
                                         Sábado Manhã
Estique sua obediência: Twister
Materiais: 1 dado com cores e 1 dado contendo pés e mãos; Tabuleiro com quadrados de cores
Objetivos: Demonstrar habilidades para se esticar obedecendo as regras do jogo
Regras: 1- Cada duas crianças jogam por vez; 2- Uma de cada vez joga os dois dados e onde cada um cair terá que colocar as mãos ou pés, por exemplo: um dado cai no rosa e o outro cai na mão esquerda, então a criança terá que colocar sua mão esquerda num quadrado rosa do tabuleiro e assim por diante.
Gancho para o estudo: Usar suas habilidades de diversas formas para obedecer a Deus. Muitas coisas são rompidas na nossa vida, mas a obediência a Deus não pode ser rompida.


Sábado noite

Invisível para mim / Protegido pela cruz: Desenho com vela
Materiais: Folha de 60 Kg
                 Guache diluído em água; Vela; Pincel
Objetivos: Desenhar uma coisa que quer muito
                 Observar o desenho antes e depois
Regras: 1- Cada criança desenha em uma folha algo que deseja muito ter; 2- Não vai aparecer nada, pois será desenhado com a vela; 3- Em seguida pinta a folha com guache e o desenho aparecerá.
Gancho para o estudo: Entender que Deus é quem dá as coisas e nem sempre temos tudo aquilo que queremos.

Domingo manhã

Velocidade para evangelizar: Jogo do que sabe e do que não sabe
Materiais: Folhas de oficio verde e amarelo; Lápis
Objetivos: Compartilhar o que sabe e aprender o que não sabe
Regras: 1- Cada criança terá um pedaço de folha verde e um pedaço de folha amarela; 2- Na folha amarela escreverá algo que não sabe, mas queria aprender, descobrir; 3- Na folha verde, deverá algo muito diferente que aprendeu e queria compartilhar; 4- Depois as crianças compartilham o que sabem (cada uma lê e explica a sua descoberta e o(a) líder lê, uma de cada vez, as que têm coisas a aprender; 5- Caso ninguém do pequeno grupo saiba responder, poderá ser pesquisado em outro grupo.
Gancho para o estudo: Levar as crianças a entenderem a importância de aprender sobre Deus e compartilhar com aqueles que não sabem.

                                                                                                                                                        


     Acampamento Incríveis discípulos

              Comunicado aos colaboradores que serão escolhidos para nos auxiliarem.

Muito obrigado por participar desta Incrível Temporada através da sua incrível capacidade de comunicar as verdades bíblicas.
Nós, do Ministério Infantil da IBCVN, acreditamos que o acampamento é um momento singular onde o Espírito age através de formas criativas e divertidas.
Nessa temporada o assunto será “Os Incríveis”. Quem são “Os Incríveis”? Somos todos nós, Incríveis Discípulos de Jesus, então nosso tema é: OS INCRÍVEIS DISCÍPULOS.
Queremos apresentar às crianças o que é ser um discípulo de Jesus, então a idéia é fazer um paralelo entre as características (poderes) dos personagens do filme e as características de um Incrível Discípulo. Para isso escolhemos 4 personagens e 4 passagens bíblicas que estão listadas e relacionadas abaixo.
Fique a vontade para fazer seu ensino. Tudo o que você precisar em termos de materiais estaremos prontos para atender.  Você terá de 20 a 30 minutos. Dependendo dos recursos que você usar esse tempo pode aumentar.
                                                                     Rede Sem fronteiras
                                                                             IBCVN      
Visão Geral

Proposta de Ensino à Quando Jesus começou sua missão, ele escolheu um grupo de pessoas comuns, como todos nós. Esse grupo ficou conhecido como discípulos. Ele ensinou e amou essas pessoas e os capacitou a continuar a Missão Incrível que Ele começou. Depois que Jesus foi para o céu, os discípulos ficaram amedrontados e confusos, mas logo lembraram do que Jesus disse: “estarei com vocês todos os dias”.  E descobriram que tinham todo o poder de Deus disponível para eles continuarem a Missão de Jesus.
Então eles começaram a falar de Jesus para todas as pessoas. Eles fizeram muitas coisas incríveis, e todos se admiravam com o ensino que eles tinham. Logo, muitas pessoas aceitaram o que eles ensinavam e se tornaram discípulos de Jesus.
Discípulo que dizer aluno, aprendiz; aquele que segue um mestre. Portanto todos nós que seguimos os ensinos de Jesus, nosso mestre, somos discípulos e precisamos continuar a Missão Incrível que Ele começou, portanto somos Incríveis Discípulos.
Metodologia à Jogo Noturno: “Missão Incrível”
                          Todos os acampantes, divididos em equipes, receberão uma missão para cumprir. Durante o cumprimento da missão eles descobriram os poderes dos personagens do filme e a importância da unidade desses poderes.
Recurso à Filme “Os Incríveis”.  (assistiremos no cinema)





           Ministração: Sexta Noite

Sr. Incrível (força)  -  AMOR  (João 13:35)
FORÇA PARA AMAR

Proposta de Ensino à um discípulo precisa deixar bem claro, para todos, que é um discípulo. Mas isso não se faz só falando, porque falar é fácil. A principal forma de mostrar que é realmente um Incrível Discípulo de Jesus é amando. Esse é o segundo maior mandamento que Deus nos deu: “amar uns aos outros”. Mas nem sempre é fácil amar a todos . Existem algumas pessoas que amamos com facilidade, mas existem outras...  que, realmente, é muito difícil, quase impossível. Ops! Impossível não! Se fosse impossível, Deus não pediria para fazermos isso. Amar aos outros é algo Incrível que só os discípulos de Jesus conseguem fazer, pois ele nos dá Força para isso. O Sr. Incrível tinha muita força para quebrar e arrancar coisas duras e pesadas. Bom...   nós não vamos usar a força que Deus nos deu para bater ou quebrar nada, mas ele quer que nós usemos nossa força ao contrário. Quando eu tiver vontade de bater em alguém, eu devo usar a força para me segurar e amar essa pessoa. Quando eu tiver vontade de fazer uma brincadeira de mau gosto com alguém eu devo usar minha força para segurar essa vontade e amar essa pessoa. Devemos usar nossa força para fazer bem as pessoas, dessa forma estaremos usando nosso poder da forma certa.
Metodologia à por conta do comunicador
Recurso à por conta do comunicador

                                              Sábado: Manhã

Mulher Elástica (elasticidade)  -  PERSEVERANÇA  (João 8:31)
ESTIQUE SUA OBEDIÊNCIA

Proposta de Ensino à um discípulo precisa obedecer ao seu mestre em tudo. Jesus deixou claro o que espera de seus discípulos. Para saber o que Jesus quer que façamos precisamos ler a Bíblia, nela vamos encontrar as coisas certas que devemos fazer e as coisas erradas que não devemos fazer. Nem sempre é fácil obedecer a tudo o que tem lá, por isso é preciso se esticar de todo jeito para não desobedecermos. Algumas vezes somos tentados a dá um jeitinho para que tudo dê certo, só que a bíblia não acha nada legal esses “jeitinhos”. Lembre da mulher elástica, ela se estica toda, mas nunca se parte. Nós também precisamos fazer um pouco disso, não com o nosso corpo, mas com as nossas decisões e ações. Também é preciso se esticar para aprender mais sobre a bíblia, assim estaremos mais preparados para saber qual é vontade de Deus.
Metodologia à por conta do comunicador
Recurso à por conta do comunicador



                                      Sábado Noite
                                           

Violeta (invisibilidade / campo de força) - NEGAR A SI MESMO  (Lucas 9:23) / ORAÇÃO (1 Ts. 5:17)
INVISÍVEL PARA MIM / PROTEGIDO PELA ORAÇÃO


Proposta de Ensino à um discípulo não pode se importar somente com ele. Ele não pode ser a pessoa mais importante. Precisamos considerar o outro superior a nós mesmos. Quando nos colocamos no centro das atenções todas as outras pessoas não serão atendidas pelo amor que Deus nos deu para distribuir a todos. Um discípulo se importa com as outras pessoas e as considera mais importante que ele mesmo. Mas isso só é possível se eu me tornar invisível para mim mesmo, assumindo a identidade de Cristo, tornando Cristo visível em mim. Dessa forma eu terei a humildade de um Incrível Discípulo.
Vivemos no mundo cheio de coisas ruins acontecendo. Muitas dessas coisas nos atingem e por isso ficamos, tristes, doentes, chateados, com raiva, decepcionados, frustrados ...  No entanto Deus nos deu liberdade para falarmos com ele sobre todas essas coisas. E não só isso, mas também nos deu poder para nos proteger de todas essas coisas ruins. Nós, como a Violeta, podemos contar com um campo de força para nos proteger. Esse campo de força se chama oração. Deus nos ensinou que devemos orar sem parar, isso significa que devemos orar sobre qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora. Deus nos deu garantia de que ouviria e responderia nossas orações. Mas existem três respostas que Deus pode dar às nossas orações: “sim”; “não” e “espere”.
Metodologia à por conta do comunicador
Recurso à por conta do comunicador


                                Domingo Manhã

Flecha (velocidade) -  EVANGELISMO  (Mateus 28:19)
VELOCIDADE PARA EVANGELIZAR

Proposta de Ensino à um discípulo de Jesus não pode aprender sobre Deus e guardar o que aprendeu só pra ele. É preciso falar para outras pessoas. Muitas pessoas acham que não precisam de Deus. Nós, como discípulos, precisamos dizer para eles que elas estão enganadas; existem pessoas que não acreditam mais em amor, precisamos dizer para eles que existe um Deus de amor; existem pessoas que não acreditam mais em bondade, precisamos dizer para eles que existe um Deus de bondade e precisamos fazer isso rápido. Muitas pessoas ainda não são amigos de Jesus porque não ouviram ou não entenderam o que Jesus fez por elas. Então precisamos evangelizar. Evangelizar é contar a história de Jesus para que elas sejam salvas e vão para o céu um dia. Foi para isso que Jesus veio e fez tudo o que fez, foi para salvar as pessoas e ele nos chamou para ajudá-lo nessa missão. Não vamos desistir. Vamos ser rápidos.
Metodologia à por conta do comunicador
Recurso à por conta do comunicador











Um comentário:

  1. Voces tem mais historias bíblicas para contar pra criancas de 5 á 10 anos ?

    ResponderExcluir