Seguidores

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE SALOMÃO



Uma silenciosa construção

Com antecedência prepare um Templo e leve-o já pronto de modelo. Utilize o modelo para contar a história.

TEXTO

E o rei Salomão fez subir uma leva de gente dentre todo o Israel, e foi a leva de gente trinta mil homens; E os enviava ao Líbano, cada mês, dez mil por turno; um mês estavam no Líbano, e dois meses cada um em sua casa; e Adonirão estava sobre a leva de gente. Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas, e oitenta mil que talhavam pedras nas montanhas, Afora os chefes dos oficiais de Salomão, que estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, os quais davam as ordens ao povo que fazia aquela obra. E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras valiosas, pedras lavradas, para fundarem a casa. E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificNa história de hoje veremos como o rei Salomão construiu o Templo.
Pergunte as crianças se elas já viram uma construção? 
Um prédio ou uma casa sendo construída? 
Pergunte se alguma delas tem um pai engenheiro, pedreiro, técnico de edificações, etc.
Lembre-lhes como uma construção é barulhenta, com seus operários, máquinas e ferramentas trabalhando, batendo, serrando, cortando.

A construção do Templo foi muito diferente das construções de hoje. 
Mostre a elas através dos números de operários a grandeza dessa construção. 
O número de trabalhadores era de 180.000 homens fora os chefes de oficiais que eram 3.300.
Explique às crianças as proporções desses números para que elas concebam a grandiosidade desse templo.

Agora pergunte como foi possível tantas pessoas construírem o Templo em silêncio. Sim, não houve nenhum ruído "... de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam".

Sim, isso foi possível. As madeiras não foram cortadas e preparadas no local. Foram trazidas prontas para serem postas e encaixadas no seus devidos lugares. Os gigantescos blocos de pedras com que foi construído o Templo não foram preparados no local e sim em pedreiras, onde foram trabalhadas com ferramentas que produziam muito barulho até que ficassem no tamanho desejado. A casa de Deus foi construída com pedras preparadas que foram trazidas ao local do Templo. Os pedaços de pedra desnecessários foram retirados com golpes ruidosos de ferramentas na pedreira

Nessa história aprendemos uma importante lição: 
A casa de Deus não é ruidosa. 
Devemos tomar o cuidado que todas as coisas sejam feitas na casa de Deus com perfeita paz e tranqüilidade que, nenhum barulho de contenção, divisão, violência ou conversas seja ouvido no culto, isso chama-se reverência.

A Bíblia diz que hoje nós somos as pedras do Templo do Senhor, somo pedras vivas: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." *(I Pedro 2:5).
Portanto, como pedras vivas, devemos deixar todo o barulho, perturbações e conversas paralelas fora do Templo, devemos deixar na "pedreira" fora do local do nosso culto.

Obs: Se você dispuser de material suficiente, permita que cada criança confeccione o seu Templo e estimule-os a contarem as suas famílias a incrível história dessa construção.

Material necessário:
·                     Caixa de sapato (será o Templo propriamente dito);
·                      Pedaço de papelão para piso do Templo, deverá ser maior do que a área da caixa de sapato;
·                      Palito de churrasco para ser o suporte da cortina o lugar Santíssimo;
·                      Pedaço de papel crepom vermelho ou TNT para cortina;
·                      Três pequenos blocos de madeira (representando respectivamente o candelabro de ouro, a mesa dos pães da preposição e o altar de incenso);
·                      Caixa de fósforo (Arca da aliança);
·                      Tampa de garrafa de suco, tipo gatorade ou Squeed (lavatório);
·                      Bloco de madeira (altar do holocausto);



Uma outra alternativa é você utilizar o texto abaixo:
"GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." (Eclesiastes 5:1)


Desafie as crianças a descobrirem como se "GUARDA O PÉ ANTES DE ENTRAR NA CASA DE DEUS".

Ensine-os quem age de maneira irreverente na Casa do Senhor oferece sacrifício de tolo. 
Explique-lhes o que é um tolo. Tolo é uma pessoa que não distingue o bem do mal, Deus não aceita o culto de pessoas tolas que não sabem o que é bom ou ruim, o que agrada a Deus e o que Lhe desagrada.

Faça desenhos de pé com o texto citado e distribua às crianças ou distribua ás crianças papéis e lápis para desenharem os próprios pés na folha para guardarem o pé antes de entrarem na Casa do Senhor.
Ensine-os que nós vamos a Casa do Senhor principalmente para ouvir e não falar.

Fonte: http://ucadecre.blogspot.com.br/p/sugestao-de-atividades.html

Um comentário:

  1. Gostei muito parabéns pelo seu blog a e meu nome é Rhadassa tenho 11 anos e já sou uma professora na salinha da minha igreja quem é o pastor da igreja é o meu pai e minha mãe Pr Naldo e Pr Ester gosto muito de dar aula para a criançada eu agradeço de ter dividido isso com você Sr Arnete e a todos que participam desse blog Senhora Arnete e a em breve.

    ResponderExcluir