Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2024

LIÇÃO BÍBLICA PARA CULTO INFANTIL A CRIÇÃO DE DEUS COM VISUAL SANFONADO

-


A Criação

01- Objetivo: Ensinar as crianças pequenas que Deus é criador de todas as coisas. Ajudar as maiores a se fortalecerem a fé no poder de Deus Criador.
Não se esqueça de orar com as crianças no inicio e no final do culto

02- Introdução: Para chamar a atenção ao tema sugiro:
a) Para os pequenos - Massa de modelar: permita que por alguns minutos as crianças brinquem com a massa, orientadas para que façam as coisas que Deus criou, e depois criem junto um cenário compondo a criação de Deus, conforme for contando a história. (retirar a massinha na abertura do culto)
b) Para os maiores - STOP: a velha e boa brincadeira pode ser útil para mostrar quantas coisas Deus criou. Utilize como tema – flor, fruta, animal, nome. Discuta com eles a diversidade que existe na natureza, detalhes e perfeição na criação divina. Aproveite para abordar a necessidade de preservação da natureza e nossa responsabilidade como mordomos.

• 
Enquanto estão realizando a brincadeira converse sobre o poder de Deus Criador. Se Ele é poderoso para criar o mundo, quanto mais cuidar de cada criança. Este momento é muito importante para o desenvolvimento do pensamento religioso da criança

03- Versículo para decorar: No princípio criou Deus os céus e a Terra. Genesis 1:1

a) Apresente o versículo o na Bíblia, incentive as crianças levarem a Bíblia para o culto e grifarem os que estão decorando.
b) Repita várias vezes com as crianças o versículo para que decorem (as meninas, os meninos, juntos, falando baixinho, falando bem alto...)

04- História:
A história sanfonada é uma boa técnica para contar a história. Vá mostrando uma gravura de cada vez. No final pode abrir para que vejam toda a seqüência.
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz e houve luz. E houve dia e noite o primeiro dia. E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e fez separação entre águas e águas. E chamou Deus ao firmamento Céus. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra, e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e assim foi o segundo dia e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi, o terceiro dia. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o quinto dia. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o sexto dia. E Deus descansou e foi o sétimo dia.
05- Revisão: Mostre as gravuras aleatoriamente e pergunte em qual dia foi criado
06- Conclusão:
a) Jogo da memória da criação.
Fonte :http://ministerioinfantilepi.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário