Métodos para contar histórias
Ao escolher um método, comece por analisar a história e qual o seu objetivo. Em geral
use:
Narração: quando a história tem um enredo simples e
elementos familiares.
Participação ou cantos: quando você tem partes que se
repetem frequentemente e/ou frases engraçadas.
Material visual: quando a história for complicada ou
contiver elementos desconhecidos.
Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único
boneco. Quando o envolvimento ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da
história ou para facilitar a expressão de sentimentos e pensamentos interiores.
Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da
mensagem ou se tem muitos personagens de igual importância.
Outras possibilidades são:
# Ler a história diretamente para as crianças. Ao se
preparar leia a história diversas vezes e pelo menos uma vez em voz alta. Ao
ler para as crianças seja tão animado como se estivesse contando-a; leia
devagar e olhe nos olhos das crianças.
# "Vamos fazer de conta" muito bom para explorar
atos e suas consequências.
# Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de
preferência que não te coloque como um "bom" exemplo.
# Discussão / perguntas e repostas (melhor com crianças mais
velhas); lembre-se que uma história bíblica não é uma palestra.
Métodos Envolventes:
# História participativa. Como quando um mágico usa alguém
da platéia.
Em geral nós guardamos 60% do que fazemos, 30% do que apenas
vemos e apenas 10% do que apenas escutamos.
# Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com
as crianças uma frase ou atitude à qual elas devem responder com uma palavra ou
gesto específico. Ou faça com que as crianças criem os efeitos sonoros de
acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a quantidade de
coisas que eles memorizam assim.
# Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de
crianças menores, em que eles "participam" na história ao
representar.
# Teatralizando: apos contar rápida e resumidamente a
história deixe as crianças se tornarem os personagens.
# Jogo de personificação: cada criança assume um personagem
e deve reagir às situações que você apresenta.
Métodos visuais:
# Histórias em sequencia: a medida que a história evolui,
use uma série de figuras para ilustrá-la. Livros de colorir são boas fontes de
material; Cuidado com: temporização (para que as figuras não sejam apresentadas
antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção deles
dos pontos importantes.
# Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento
surpresa (o que será acrescentado depois?)
# Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá
desenhando uma série de linhas e formas sem sentido até que as linhas se formem
objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da história. (Simplifique o
trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o
quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e
desenhar ao mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e
pratique antes).
# Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo
com as palavras no correr da história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida
que a história continua escreva: José no J de Jesus, Esteve no E de Jesus,
etc...
# Flanelógrafo: Muito útil se a sequencia, movimento e
relacionamentos são importantes para a história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos
desconhecidos são parte da história. As vezes é melhor apresentar os objetos antes
da história para evitar confusão durante a narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras,
quadros de giz, mapas...
Métodos dramáticos
Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões
faciais e gestos são tão importantes como o tom e o som da sua voz. Aprenda a
exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e personalidades, conte histórias
em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.
# História narrativa. O professor assume a postura de
observador / testemunha, até as vezes usando uma fantasia. Ajude as crianças a
"estar lá" com você, ver através dos seus olhos.
# Esquetes ou quadros vivos. A história toda ou partes são
encenadas.
# Entrevista: onde o professor entrevista um personagem
convidado (requer 2 pessoas ou você e 1 boneco)
Bonecos e fantoches. Existem diversos tipos de fantoches. Os
mais simples podem ser feitos a partir de uma meia ou saco de papel ou
simplesmente recortando silhuetas e colando-as a palitos de picolé.
Cada fantoche deve ter uma personalidade clara (ex. nervoso,
tímido, orgulhoso.. ) e também uma voz que não devem mudar durante a história.
Não use fantoches apenas para narrar a história; converse
com o boneco ou faça com que atuem.
Tome cuidado ao usar fantoches em um teatro, para que eles
não caiam da cena, a medida que seus braços cansem e para que sua voz alcance a
platéia. Cuidado com movimentos fora de sincronia, diálogos muito complexos e
excesso de objetos e cenários. Mantenha contato visual (olhar) entre os
fantoches e entre fantoches e crianças.
Cuidados gerais:
Atente para moralização: Nós estamos tentando comunicar o
amor de Deus para pecadores e não morais ou "faças" e "não
faças". Não confunda o evangelho com a sabedoria da idade ou conselhos
paternais.
Atente para possíveis erros de interpretação dos objetivos
da lição. Cuide para não pegar as histórias literalmente ou carregá-las com
outras conotações em detrimento da mensagem.
Principles
of Story Telling, Barry McWilliams
Traduzido e publicado com autorização do autor.
Fonte da imagem Sandra Mac
Fonte do texto:http://ideiasedicasjeed.blogspot.com/
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