1- Monólogo: determinados temas podem ser melhor
apresentados na forma de um monólogo ( por exemplo: Pedro contando como foi sua
vida ao lado de Jesus, a história de Rute, Davi falando como caiu no pecado do
adultério com Bete-Seba,...).
2- Fantoches: um grupo de alunos ou convidados podem ser
convocados para apresentar uma pequena peça que transmita a lição do dia.
3- Entrevistando um convidado especial : pode ser alguém que
conheça um assunto interessante para os alunos. Algumas perguntas devem ser
previamente preparadas a fim de que os alunos não percam o foco da entrevista.
Pode-se variar também, entrevistando um personagem bíblico. Para isso alguém
deve estudar a vida deste personagem para se preparar para a entrevista.
4- Provérbio do dia: perto do final da aula, peça que todos
tentem elaborar um “provérbio” original que reflita a idéia principal da lição.
5- Escreva uma oração: isto força o aluno a lidar com os
princípios aprendidos na aula e expressa-los de forma pessoal diante de Deus.
6- Palavra cruzada: prepare uma com as palavras chaves, que
expressem princípios da lição a ser estudada.
7-Diário: como tarefa para semana, peça que escrevam um
diário de um personagem bíblico. A tarefa exige muita criatividade, para
realmente “entrar na pele” da pessoa, sentindo o que sentia, pensando o que
pensava. E para isto ele terá que estudar (e este não é nosso objetivo?)
8- Filme: pode se usar um filme com tema relevante para o
assunto a ser estudado, ou apenas parte dele, aguçando assim a atenção para a
aula.
9- Musica: com uma letra que contenha princípios que façam
relação com a aula, que tranqüilizem os alunos , preparando-os para o assunto.
10- esta é por sua conta_______________________________
Audiovisuais
Quando as aulas são acompanhadas de um audiovisual, as
chances de ter um resultado melhor são ainda maiores. Há materiais simples que
podem ser utilizados para enriquecer e dar apoio a sua dinâmica de aula.
1- Flanelógrafo: nele podem se fixar gravuras, mapas, e os
pontos de sua lição. Existe material pronto para ser adquirido, mas um bom
pedaço de lixa colado na gravura é suficiente para fixar no quadro ( grande
maioria das salas possuem quadros)
2- Retroprojetor: o retro em um ótimo recurso visual, pois
permite visualizar de uma forma bem ampla o material a ser exposto. Pode-se
tirar xérox em transparência
3- Flip chart: é um cavalete de madeira onde podem se fixar
folhas, estas já podem conter seu esboço e/ou o professor escrever durante sua
preleção.
4- Mapas: em determinadas aulas é imprescindível que o
professor apresente mapas, para que o aluno tenha uma noção real daquilo que o
autor quis ensinar com sua narrativa.
5- Vídeo: este recurso nunca deve ser visto como tapa
buraco, mas como um recurso para enriquecer sua aula. O professor pode parar o
vídeo e fazer perguntas toda vez que julgar necessário. Principalmente com os
adultos é necessário utilizar um tempo para discutir o assunto.
6- Data show: com ele o professor consegue projetar o
esboço, ilustrações, citações, textos, avisos, tarefas, etc. Este recurso tem
como vantagens: prender a atenção, facilitar a anotação dos alunos,ganhar tempo
com as leituras.
7- Lousa: use a lousa para anotar os pontos de sua aula,
conforme for apresentando-os.Para ficar mais atraente, utilize giz colorido.
8- Cartazes: conforme for apresentando sua aula, vai colando
os cartazes. Os cartazes podem ser feitos no computador.
9- Gravações: embora simples, o uso estratégico de gravações
bem feitas pode enriquecer muito a aula. Por exemplo: uma leitura bíblica com
fundo musical; testemunho pessoal; reportagem com noticias selecionadas; uma
música voltada para o tema; etc.,,
10- Objetos que ilustrem o ponto ou os pontos principais da
aula ( por exemplo: um vaso de barro, um grão de mostarda, etc.)
Fonte:http://ministerioinfantilepi.blogspot.com
Seu blog é maravilhosamente informativo. Tem ajudado muito no ministério infantil da minha Igreja. Obrigado! Que Deus te abençoe!
ResponderExcluir