A Pesca Milagrosa - Brincadeiras
1- Barco Bíblico: Sente as crianças em círculo, dê um barco
de papel para que passem enquanto a música estiver tocando, quando a mesma
parar, quem estiver com o barco deverá sortear uma pergunta e fazer para
qualquer integrante de outra equipe.
2- Encontrando o Tesouro: Prepare um tabuleiro com vários
níveis. O nível 1 onde estão as ondas do mar e um barco, o último nível onde
estão os baús e tesouros. Divida as crianças em grupos. Escolha um de cada
grupo para iniciar. Todos começam o jogo no nível 1 e para avançar de nível a
criança sorteia uma pergunta sobre a história, se a mesma acertar a resposta,
avança se não continua no mesmo nível. Troca-se de criança a cada pergunta para
que todas possam participar. Ganha o grupo que chegar ao último nível primeiro.
3- Peixinhos e Tubarões: Deixar uma área neutra, onde os
tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separe as crianças em dois grupos,
um para formar o time dos peixinhos e o
outro o dos tubarões. Coloque uma música
para tocar bem baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando aumentar o volume da música, os tubarões saem para
tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro. O
peixinho que for pego vira tubarão
4- Pescaria Bíblica: Confeccionar varas de pescar com bambu,
barbante, clipe para ser o anzol e "peixes" de E.V.A. (bem colorido,
com um saquinho de doce colado atrás e no saquinho cole uma tirinha com uma
pergunta sobre a história). Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a
pesca e encaixe-os numa bacia ou caixa de papelão com areia. Cada criança
deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele e com o saquinho de
doce precisa responder corretamente a
pergunta que consta em seu verso. Vence a equipe que conseguir juntar o maior
número de peixes (dê um doce para os que
não conseguiram acertar a pergunta e incentive os que ganharam dividir seus
doces com aqueles que não ganharam).
5- Jogo de Tabuleiro Gigante: Elabore cartões com perguntas
sobre a história contada. Divida a classe em equipes. Sorteie uma criança de
cada equipe para ficar no tabuleiro. Um dos componentes da equipe joga o dado,
sorteia uma pergunta, se acertar a resposta a criança que estiver no tabuleiro
anda o número de casas correspondente caso contrário permanece no local. Ganha
a equipe que chegar primeiro ao fim do tabuleiro.
6- Afunda ou Flutua - Encha um aquário com água e separe
alguns objetos que afundam e outros que flutuam na água. Separe as crianças em
equipes e escolha algumas para representá-las. Ao mostrar o objeto a criança
deverá dizer se afunda ou se flutua na água. Se acertar marca ponto para sua
equipe. Ganha a equipe com mais pontos.
Sugestões de objetos que afundam: borracha, pilha, papel
alumínio amassado, garfo, cenoura, batata, moeda, clips, massa de modelar, ovo,
feijão cru, giz, prego, grão de bico cru, etc
Sugestões de objetos que flutuam: canudo, jaca, repolho,
maçã, cebola, lápis, giz de cera, garrafa pet vazia, apoio para cortar carne de
madeira, pente de
madeira, melancia, etc
(Melodia: Um, dois, três indiozinhos)
Pedro, Tiago e João num barquinho. (balançar o corpo como
dentro de um barco)
Pedro, Tiago e João num barquinho.
Pedro, Tiago e João num barquinho.
No mar da Galiléia.
Jogaram a rede, mas não pegaram nada. (esticar os braços
como se lançassem as redes)
Jogaram a rede, mas não pegaram nada.
Jogaram a rede, mas não pegaram nada.
No mar da Galiléia.
(Falando) Eles ficaram muito cansados de tanto jogar a rede
(Imitar um bocejo, e fazer cara de sono)
Ficaram tristes
também. Não pegaram nenhum peixinho!
Jesus disse: Voltem para o mar e joguem a rede de novo. Os
discípulos foram obedientes (Todos cantam as outras estrofes, fazendo os
gestos):
Cristo mandou que jogassem a rede. (gesto de jogar a rede)
Cristo mandou que jogassem a rede.
Cristo mandou que jogassem a rede.
No mar da Galiléia.
(Jogar na rede muitos peixinhos de papel ou E.V.A.) e dizer:
Vejam quantos peixinhos Jesus mandou para os discípulos!
Puxaram a rede, cheia de peixinhos. (gesto de puxar a rede)
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.
Puxaram a rede, cheia de peixinhos.
No mar da Galiléia.
Os amigos de Jesus ficaram contentes! Muito contentes!
Então Jesus disse: "Venham me ajudar a levar as pessoas
para o Céu."
Eles deixaram os peixinhos e foram com Jesus.
Pescador De Cristo
Sou pescador de Cristo, lanço a rede para o mar
Às vezes me desespero glub glub vou afundar!
Vou afundar ahaaa!
Vou afundar ahaaa!
Mas Jesus é meu amigo, ele vai me ensinar
A nadar! ahaaaa! (bis)
tiroliroliroliro tiroliroliro tiroliroliroliro aha!
Mas Jesus é meu amigo ele vai me ensinar,
a surfar ahaaaaaa! (bis)!tiroliroliro tiroliroliro
tiroliroliroliro aha!
A remar
A orar
A escutar
A gritar
A pescar...
Fonte:
http://tipo-sem-tipo.blogspot.com.br
Legal
ResponderExcluirObrigada!
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