AULAS CRIATIVAS
( Por Fernanda Medeiros )
MATEUS 28.19-20
ENSINAR NÃO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM!
JESUS NÃO DISSE: SE VOCÊ QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER
TEMPO, SE GOSTAR... A ultima ordem de Jesus deveria ser nossa primeira
ocupação.
O ‘ide’ é para todos. E toda criatura, inclui as crianças.
(marcos 16.15)
Nem todos serão professores de escolinha, mas todos tem que
evangelizar e mais cedo ou mais tarde haverá crianças no seu caminho esperando
para ouvir sobre o amor de Deus...
MARCOS 10.13-14
‘DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS E NÃO OS IMPEÇAIS’ SABE O
QUE ACHO MAIS INTERESSANTE? É QUE QUEM OS IMPEDIAM ERAM OS PRÓPRIOS
DISCÍPULOS...
Hoje não tem sido diferente em muitas igrejas. O mundo lá
fora e até muitas seitas já descobriram nas crianças um campo fértil! Mas nós
as temos afastado de Jesus.
QUANDO? Quando não lhes damos valor. Quando nossa escolinha é
feia, suja, desorganizada, com lixo que chamamos de brinquedos, quando não há
professores preparados, quando não há pregação ou ensino verdadeiro. só o
velho: você finge que ensina e eu finjo que aprendo...
Por exemplo: Se sou professora de piano, dou aula por um
ano, mas quando meu aluno vai se apresentar não toca nada, é porque não
aprendeu... Logo não houve nenhum ensino! Só terei realmente ensinado se houver
aprendizado, caso contrario não ensinei, só tentei... (ou nem isso)
MUITOS SÃO LIGEIROS EM APONTAR PROBLEMAS ( MAS NÃO AS
CAUSAS...)
*as crianças não prestam atenção
*faltam muito
*não param de falar
*não obedecem
*não me entendem
*e por ai vai...
MAS PENSE UM POUCO NA VISÃO DO ALUNO (e seja sincero)
Você assistiria uma aula sua? Como tem sido suas
aulas?Aquela maravilhosa mesmice de todo dia... sempre na mesma ordem, no mesmo
tom de voz;cheia de palavras tão difíceis que até facilita a gente de não
entender, monótona, repetitiva...
...Não sei onde ouvi esta história, mas é bem interessante:
Uma vez um pregador notou que todo domingo ele começava a
pregar e dali 15 min.o povo começava a dormir, isso se repetia todo domingo,
ele então resolveu gravar o culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas
tanta gente? Só podia ter algo errado!
Bom, levou o vídeo pra casa começou a assistir, dali 15
min....ele estava roncando...
SOLUÇÃO:
Mesmice se vence com criatividade!!! PORQUE VOCÊ NÃO IRÁ
CONSEGUIR RESULTADOS DIFERENTES FAZENDO A MESMA COISA! ENTÃO MUDE!! Ache um
jeito novo de falar do mesmo assunto. ache uma maneira criativa de contar a
mesma historia...
IDÉIAS
Nunca gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas
não me dizem ‘como’. O que adianta uma pessoa ir ao médico,ter o problema
diagnosticado mas sair sem a receita? Então vou dividir com vocês o que tem
dado resultados. coisas que podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer
assunto e são simples de se fazer...
Quando vamos falar com crianças a primeira coisa de que
precisamos é ganhar sua atenção inicial, senão a aula estará perdida.
Diferente dos adultos elas são comunicativas, todas se
conhecem, e quando não, fazem questão de se conhecer e saber das novidades, por
isso é preciso fazer algo que desperte sua atenção para nós...
*USANDO OBJETOS:
–numa sala lotada ao iniciar a aula abri uma sombrinha e
coloquei na cabeça. Pronto! Todos estavam olhando pra mim... mas é claro que
tinha haver com o assunto. Perguntei pra que servia:’pra se proteger da chuva
tia!’ Ai, como sou cheia de histórias, contei uma minha: ”quando eu era
pequena, voltava da escola e o céu escureceu como noite! Eu via meu ponto de
ônibus e pensei em correr até lá, mas é claro que como sempre não deu tempo e
cheguei lá ensopada... quando abri a bolsa pra pagar, qual minha surpresa? Eu
tinha um guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar que esqueci que
estava comigo... às vezes fazemos assim com Deus, na hora do medo esquecemos
que Ele está conosco... sempre pronto para nos proteger” (Isaias 43.1).
Cada um escreveu seu medo num papel, oramos e rasgaram na
lixeira. (leia antes ,tem coisa que não é medo, mas caso de polícia)
Você pode usar qualquer objeto, desde que tenha haver com a
aula. outro exemplo:use escova de dente,toalha de banho,pente...pergunte quem
usa isso,e se é só no domingo...fale sobre que se santificar também é todo dia
Enfim, use objetos...
*PERGUNTAS CURIOSAS:
‘ quem aqui já foi pescar?’, ’quem sabe o que tenho aqui
nesta caixa?’, ’quem sabe pra quê isto serve?’, ’quem já usou isso?’ Eles são
curiosos e gostam de dar respostas... isso desperta o interesse.(como já disse
antes, tem que ser de acordo com o que for ensinar senão de nada serve)
*MUDANDO A SALA:
- isso cria a expectativa de “o que será que vai acontecer
aqui?” Mude a frente com o fundo, faça um círculo de cadeiras, deixe só um
tapete, mas lembre-se! Eles esperam algo novo, então não os decepcione!!!
*MUDANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS:
de vez em quando mude um pouco, dê coisas fora da
programação, mude a hora da oferta com a da atividade,a hora da historia com o
louvor...
*USANDO ILUSTRAÇÕES:
toda criança gosta de uma boa historia. ela é um dos meios
mais eficientes de ensino, o método que Jesus, o maior mestre,usava ao ensinar.
Conte histórias que ajudem as crianças a entender melhor o assunto, ou historias
sobre quando você era pequeno...
*COMPLETE A FRASE:
coloque parte da palavra na lousa, pode ser o nome do
personagem, da história, do assunto; e ao começar a aula pergunte quem sabe
completar, vá dando dicas: ZA... ele era baixinho,queria ver Jesus, subiu em
uma arvore, etc. (Zaqueu)
*AVALIANDO:
escreva algo na lousa para responderem na entrada: ’Jesus
pra mim é... ’e deixe cada um escrever o que pensa, assim você vai saber o que
eles tem aprendido.
*MÚSICAS:
escolha ‘uma’ sobre o que você vai ensinar, deixe-os ouvir
(ou assistir no dvd) depois peça para escreverem ou desenharem o que
entenderam. você também pode entregar a letra por escrito ou escrever na lousa.
*VÍDEO:
mas não use o vídeo como pretexto para não dar aula e não se
preparar. Não vá colocar de uma só vez toda coleção do midinho...escolha sempre
‘um’só tema para não confundir a criança, e assista “antes” delas , prepare uma
atividade, sempre de acordo, se preciso dê pausas para explicações...lembre-se
que não fomos chamados para distrai-las, mas para ‘ensiná-las!” (também existem
dvd‘s do autor Max Lucado com desenhos infantis, como: você é especial e se eu
tivesse um nariz verde, entre outros, são muito bons.)
*VISUAIS:
mesmo com os maiores isso chama a atenção, desenhe partes da
historia e vá colando ou mostrando enquanto conta. Faça-as em formatos
diferentes, redondos, triângulos...
*COLOCANDO EM PRATICA:
dê algo para ‘fazerem’ dê acordo com o que aprenderam. Por
exemplo: quando ensinei sobre evangelismo, fiz um cartaz sobre o assunto, colei
fig. Mostrando formas de evangelizar, e dei a eles folhetos de evangelismo
infantil (existe há muito tempo e eu nem sabia, você pode criar até um carimbo
p/ eles mesmos carimbarem) ou cartões mig-meg convite. Isso os deixou muito
motivados!
Evangelizaram mesmo! trouxeram muitas pessoas, e me contaram
tudo que aconteceu... (mas lembre-se de insistir que não conversem nunca com
estranhos sem a presença de seus pais ou responsáveis! o mundo é perigoso, é
preciso vigiar!)
Diga para convidarem seus amiguinhos da vizinhança, da
escola, seus primos, pais, avós, tios...e estranhos só quando acompanhados por
responsáveis.
O método mais eficaz de evangelizar crianças é deixando a
própria criança fazer isso, ninguém traz mais crianças pra igreja que a própria
criança... (eu confirmei isso)
Bom, continuando, quando falar de intercessão, ensine-as
deixando fazerem pedidos por algo ou alguém e orem com os pedidos.
...Procure dar alguma coisa para elas fazerem de acordo com
aquilo que você ensinou...
*MURAL :
faça murais junto com eles, escolha um tema, por exemplo:
tipos de oração. Em cima a frase:
-‘quero te ver na igreja’ ensine sobre intercessão e eles
desenham alguém que gostariam que se convertesse.
-‘Deus me perdoe por... ’ Ensine sobre arrependimento e eles
fazem um envelope, decoram com recortes, lantejoula, etc. depois escrevem
dentro pelo que pedem perdão e fecham o envelope, só à tia vai ler. Cada um
cola o seu no mural...
-‘agradeço a Deus por... ’Ensine sobre agradecimento, eles
fazem desenhos, colam no mural e depois todos o decoram, os meninos fazem
joaninhas, as meninas flores e borboletas e juntos todos vão trabalhando e
dando suas idéias.(existem mais tipos de oração e uma infinidade de temas...)
FONTE DA IMAGEM SANDRA MAC
FONTE DO TEXTO:http://meu-cantinho-e-minhas-coisinhas-prefe.blogspot.com.br/2013/09/aulas-criativas-escolinha-biblica.html
Muito bom!
ResponderExcluirObrigada amada!
ResponderExcluirBjs