Seguidores

sábado, 16 de julho de 2011

LIÇÃO BIBLICA PARA CRIANÇA DE EBD - ELIAS OROU E DEUS MANDOU CHUVA

LIÇÃO  – ELIAS OROU E DEUS MANDOU CHUVA

PRINCÍPIO: Sua oração é tão poderosa quanto à de Elias!
VERSÍCULO: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”. Jo 15:7
ALVO: Motivar as crianças a orar por todas as coisas, inclusive coisas difíceis. Mostrar que a fé move os céus!
INTRODUÇÃO e APRESENTAÇÃO: Dê as boas-vindas e faça a apresentação de todos.
QUEBRA-GELO: NOME DA BRINCADEIRA: UMA BOLA DE FESTA VAZIA
MATERIAL: Uma bola de festa (bola de assoprar de aniversário).
PROCEDIMENTO: Se eu disser que esta bola faz barulho, vocês vão acreditar? (Balance a bola). Vocês estão ouvindo algum barulho? O que eu preciso fazer para ouvir o barulho que esta bola é capaz de fazer? Eu tenho que encher a bola! (Encha só um pouco). Vocês estão ouvindo alguma coisa? Ainda não? (Continue enchendo até estourar). Ouviram o barulho que ela faz?
MORAL: Da mesma forma é a oração Eu só vou ver o poder da oração se eu orar, pois a oração tem muito poder!
LOUVOR: 1. Dançar na Chuva (CD Sede de Justiça - Fernandinho)  // 2. Faz Chover (CD Toque no Altar)
ORAÇÃO: Ore pelas crianças intercedendo a Deus que continue fazendo a palavra logos se tornar rema em seus corações. Declare mais uma vez que todo ensinamento será como semente e que dará muitos frutos para a vida delas.
REVISÃO: (Revisão da Lição Passada) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na lição passada sobre Elias?
1) O PROFETA É ALGUÉM QUE TEM UMA MENSAGEM DE DEUS  / 2) O PROFETA PRECISA TER CORAGEM PARA FALAR A MENSAGEM DE DEUS.
INTRODUÇÃO:   
TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 18:20-39
(***Como o texto é extenso, a professora deve ler, estudar antes e contar (não ler) o relato.
SUGESTÃO: faça uma breve encenação com as crianças depois de contar o texto.  
“O Senhor mandou Elias, encontrar-se com o rei Acabe e dizer: Por que vocês estão adorando as imagens de Baal? Por acaso, pensam que não há Deus em Israel? Disse mais o Senhor: Ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal. Elias chegou perto do povo e disse: Até quando vocês vão ficar em dúvidas sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada. Então Elias disse: Os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao Senhor. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus. E todo o povo respondeu: Está bem assim! Então Elias disse aos profetas de Baal: Orem ao seu deus, e eles gritavam assim: Ó Baal, responde às nossas orações! Elias começou a caçoar deles. Ele dizia: Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que tenha ido ao banheiro. Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr. Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar; porém não se ouviu nenhum som. Então Elias disse ao povo: Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto, e o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim: Ó Senhor Deus, prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me, ó Senhor, para que o povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti! Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o altar e tudo que estava nele. Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram: O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
1) O PROFETA É ALGUÉM QUE ORA E DEUS RESPONDE: Elias orou e pediu a Deus que mandasse chuva. Logo depois, caiu uma chuva muito forte e todos ficaram sabendo que foi por causa da oração de Elias. É por isso que o profeta de Deus é alguém que ora e Deus responde. Deus tem profetas hoje? Sim, Ele tem. Hoje, Deus não quer usar apenas um profeta, como na época de Elias. Deus quer usar muitos profetas. Você faz parte dos profetas de Deus! Vocês sabem orar? Deus já respondeu alguma oração de vocês? Então, vocês devem aprender a orar mais e Deus vai usar vocês para fazer muitos milagres através de suas orações!    

2) DEVEMOS ORAR MAIS DE UMA VEZ: Elias não orou só uma vez para que Deus enviasse chuva, mas sim sete vezes. A primeira vez que Elias orou, ele pediu ao seu ajudante que olhasse no céu para ver se havia alguma nuvem de chuva. Vocês já viram como as nuvens ficam escuras, quando vai chover? Elias continuou orando até aparecer sinal de chuva. Se Elias, que era profeta de Deus, precisou orar mais de uma vez, isso significa que nós precisamos orar também. Vocês devem orar quantas vezes for preciso, até receber a resposta de suas orações. Elias só parou de orar depois que ele viu no céu sinal de chuva. Às vezes, nós oramos e parece que não acontece nada, mas isso não é verdade. Deus age quando nós oramos, nós apenas não vemos. Aprendam com Elias, orem até Deus responder a sua oração!  

3) A SUA ORAÇÃO TEM O MESMO PODER DA ORAÇÃO DE ELIAS: Na última vez que Elias orou, apareceu uma nuvem pequenininha, do tamanho da mão de um homem. Como será que era essa nuvem? Levantem suas mãos e olhem para elas. A nuvem era um pouco maior que uma mão de criança, era do tamanho da mão de um homem. Daquela pequena nuvem, caiu uma grande chuva! Talvez vocês achem que suas orações sejam pequenas, mas suas orações têm poder. Através delas, Deus pode fazer coisas muito grandes. Pensem em algo muito grande! Deus pode fazer isso. Sabe por quê? Porque as orações têm o mesmo poder da oração de Elias!  
COMPARTILHAR:
 Por que Deus não enviou chuva na terra no tempo de Elias? Porque Elias orou para não chover.
 Por que será que Deus usa os profetas? Porque eles oram!
 Deus tem algum profeta hoje? Sim! Quem crê que é um profeta de Deus? Resposta pessoal
 O que vocês precisam fazer para serem profetas com Elias? Orar.
Qual o sinal que Deus deu para Elias de que ia chover? Uma pequena nuvem.
As suas orações têm o mesmo poder da oração de Elias? Sim. 
 Vamos repetir o versículo de hoje? “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”. Tiago 5:17-18
Ø APELO:
Faça um momento de oração para que as crianças aprendam que Deus responde à Oração.
Ø MEMORIZANDO O VERSÍCULO: (introduzimos esse passo também na célula)
Use um boné.  Cada criança deve vir à frente, colocar o boné na cabeça e falar o versículo.

Ø BRINCADEIRA:
      Brincadeira: Deus ou Baal (como Morto x Vivo)
FONTE O BLOG CANTINHO DAS CELULAS KIDS

Um comentário:

  1. Oi adorei a ideia do balão, usei neste Domingo para contar as crianças em minha igreja. Eles entenderam bem e também gostaram. Obrigada por postar. Deus continue abençoando sua vida e este blog tão especial para quem trabalha com os pequenos.
    Nunca desanime neste trabalho!!

    Um abraço Cheila

    ResponderExcluir

ARQUIVOS DO BLOG