Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2024

HISTÓRIA BÍBLICA DE RUTE E NOEMI


















Versiculo para memorizar: Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que

pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Livro de

Rute 1:16b

Base Bíblica: Livro de Rute Desenvolvendo a História Em Belém de Judá vivia uma família

boa. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, mas houve uma

grande seca e não havia mais comida, então saíram a peregrinar e foram morar nas

campinas de Moabe. Depois de um tempo Elimeleque morreu, e Noemi ficou com seus

dois filhos. Seus filhos se casaram, mas após cerca de dez anos seus filhos também

morreram. Que tristeza para aquela mulher, viúva e agora havia perdido também seus

filhos. Noemi tinham agora apenas as esposas de seus filhos para lhe fazer companhia,

seus nomes eram Orfa e Rute. Noemi chamou as esposas de seus filhos e lhes disse: "Eu

vou voltar para onde eu morava, onde esta meu povo, e eu gostaria que vocês também

voltassem para as suas famílias.” As mulheres choravam e se abraçavam, porque elas

eram boas amigas. Orfa não quis deixar de Noemi, mas Noemi lhe disse que não se

preocupasse, pois ela ficaria bem. Então Orfa voltou para sua família. Mas não importava

o que Noemi dissesse a Rute, Rute não a deixaria. Rute falou a Noemi: "Não me peça

para sair. Aonde você for eu irei, e onde você ficar, eu vou ficar. Seus amigos serão meus

amigos e teu Deus será meu Deus". Então, Rute e Noemi retornaram juntos para Belém.

Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não

podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo. Mas Rute não se

queixava, pois amava sua sogra Noemi. Ela não esperava nada em troca, ela só queria

ajudar. Quando eles chegaram lá Rute decidiu que ela deveria fazer algum tipo de

trabalho. Era época da colheita, e ela trabalhou atrás dos colhedores e pegava a cevada

que tinham caído, o que sobrava. O proprietário do campo apareceu para saudar os

colhedores e notou Rute no campo. Ele perguntou a um dos colhedores quem ela era. "Ela

voltou de Moabe com Noemi, isso é tudo que eu sei, ela pediu-me para recolher o que

caísse e está a colher desde a manhã" O bom para Rute é que o dono do campo, Boaz,

era um homem amável, que acreditava em Deus. Ele também era parente do marido de

Noemi, que morreu, Elimeleque. Boaz foi falar com Rute, ele disse a ela: "Não vá trabalhar

em qualquer outro campo, fique aqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.” “Os teus

olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços,

que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.”

Quando Rute ouviu isso, ela inclinou-se para Boaz e perguntou: "Por que você está sendo

tão bom para mim, você não me conhece." Boaz respondeu: "Eu sei o que você fez por

Noemi, deixou sua família e se mudou para um lugar onde nunca esteve. Que o Senhor

recompense você por sua bondade." Rute agradeceu a Boaz, e continuou com seu

trabalho no sol quente. Boaz ordenou aos seus trabalhadores que deixasse cair alguns

punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais. E Rute colheu por

toda a tarde, e voltou a cidade e encontrou-se com sua sopgra Noemi e tiveram o que

coumer ate fartar-se. Noemi ficou admirada e perguntou-lhe onde tinha trabalhado, e ela

lhe contou sobre Boaz. E Noemi alegrou-se e disse que eles eram parentes, e gostou do

que Boaz propos dela trabalhar junto às moças. Assim, Rute ajuntou-se com as moças de

Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua

sogra. E Deus cuidou de Noemi e de Rute, e Boaz comprou as terras que era de

Elimeleque e Boaz casou-se com Rute. E tiveram um filho e chamou de Obede. E Este é o


pai de Jessé, pai de Davi. Sabem crianças esta história Bíblica nos mostra que Rute foi

boa para com Noemi, preocupou-se com ela como uma boa amiga e Deus a

recompensou, deu-lhe um bom marido e ela continuou a cuidar de Noemi. E Deus honrou

a Rute pois de sua origem veio o Rei Davi. Na história do povo de Israel ficou o registro da

temente mulher, Rute, que honrou sua sogra e amou a seu povo, tornou-se participante do

Centro da História de Israel. Você também, criança pode estar no Centro da História,

marcar a sua geração, amando a sua geração e tornado-se uma exemplo, assim como Rute foi.

FONTE NET

Escola Bíblica Infantil: RECURSO VISUAL DIDÁTICO EM EVA - RUTH (escoladominicalinfantil.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário