Seguidores

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DEDOCHES DA HISTÓRIA BÍBLICA O BEBÊ MOISÉS

 DEDOCHES DA HISTÓRIA BÍBLICA O BEBÊ MOISÉS.
FIZ ESTES SIMPLES DEDOCHES  PEGANDO A IDEIA NO BLOG vilma-ensinarbrincando.blogspot.com.br. Usei eva colado em cartolina duplex.
















: O nascimento de Moisés

1- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus nos protege quando estamos em perigo.

2- Quebra-Gelo: Você já passou por alguma situação em que você sentiu muito medo? Como foi?

3- Versículo para Memorizar: “Tu és o meu abrigo.“ Salmo 32:7

4- Leitura da Bíblia: Êxodo 1:6-22; 2:1-10

5-Mensagem: Mais tarde José e todos os seus irmãos morreram. Mas os descendentes de Jacó, os israelitas, tiveram muitos filhos e aumentaram tanto, que se tornaram poderosos. Depois o Egito teve um novo rei que não sabia nada a respeito de José. Ele disse ao seu povo: “Vejam! O povo de Israel é forte e está aumentando mais depressa do que nós. Em caso de guerra, eles poderiam se unir com os nossos inimigos, lutariam contra nós e sairiam do país.” Por isso os egípcios puseram feitores para maltratar os israelitas, obrigando-os a fazer trabalhos pesados na fabricação de tijolos, nas construções e nas plantações. Mas faraó continuava preocupado com o crescimento do povo de Israel e ordenou às parteiras: “Matem os bebês que forem meninos, e só deixem vivas as meninas!” Mas as parteiras serviam a Deus, e não obedeceram a Faraó. Então o rei mandou chamar as parteiras e perguntou: “Por que vocês estão fazendo isso? Por que estão deixando que os meninos vivam?” Elas responderam: “É que as mulheres israelitas não são como as egípcias. Elas dão à luz com facilidade, e as crianças nascem antes que a parteira chegue.” Então Faraó ordenou: “Joguem todos os bebês meninos no rio Nilo e deixem só as meninas viverem!” Foi nessa época que dois descendentes de Levi, filho de Jacó, Anrão e Joquebede, tiveram um filho. Joquebede viu que era um bebê muito bonito, por isso o escondeu durante três meses para que os guardas não o matassem. Depois desse tempo, ela não conseguia mais escondê-lo por isso teve a idéia de fazer um cesto. Quando o cesto estava terminado, ela colocou o menino dentro, e colocou-o no rio. Miriã, irmã do bebê, ficou vigiando para ver o que iria acontecer. A filha do rei do Egito foi até o rio e estava tomando banho, quando de repente, ela viu o cesto no meio da moita de juncos e mandou que uma das suas escravas fosse buscá-lo. A princesa abriu o cesto e viu um bebê chorando. Ela ficou com muita pena dele e disse: “Este é um menino israelita.” Então a irmã da criança perguntou à princesa: “Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora?” “Vá” – respondeu a princesa. Então a moça foi e trouxe a própria mãe do menino. Aí a princesa lhe disse: “Leve este menino e o crie para mim, e eu pagarei pelo seu trabalho.” A mulher levou o menino e o criou. Quando ele já estava grande, ela o levou à filha do rei, que o adotou como filho. Ela pôs nele o nome de Moisés e disse: “ Eu o tirei da água.”

6-Aplicação: Deus faz coisas tremendas! Ele usou a própria filha do Faraó para proteger a vida de Moisés. Se você está com medo de alguma coisa, confie no Senhor e declare que assim como Ele protegeu Moisés, Ele vai proteger você também porque Ele te ama e te trouxe ao mundo para viver bem, feliz e seguro!

7- Exercício de fixação: Cabana – Faça uma cabana com cabos de vassouras, cadeiras, lençóis, etc. Use a criatividade das crianças. Depois de terminada, deixe que duas ou três crianças (depende do espaço da cabana) entrem na cabana, quando estiverem dentro, você pode ir fazendo algumas perguntas para elas, ou pedir para as crianças que estão do lado de fora fazerem perguntas, sobre o que elas estão sentindo (ex: o lugar é quentinho? está protegido?) Você também pode fazer uma chuva de papel, jogar em cima da cabana, e mostrar que eles não se molham porque a cabana protege. Pode também fazer uma brincadeira com as crianças que estão fora: algumas são animais ferozes que pegam as outras que estão fora da cabana, e as crianças dentro da cabana não são atacadas porque estão protegidas. Crie outras brincadeiras usando a cabana! Explicar que a cabana protege do frio, do calor, da chuva e do perigo, ela é um abrigo, assim como o Senhor é o nosso abrigo!

8-Comunhão/ Encerramento


ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO.   http://miriangalli.blogspot.com/

2 comentários:

ARQUIVOS DO BLOG