Seguidores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LIÇÃO BÍBLICA SOBRE O NATAL PARA CLASSE DE JUVENIS



Este é o verdadeiro sentido no Natal: Jesus, o único Mediador entre Deus e os homens; Maravilhoso, nosso Deus forte, nosso Príncipe da Paz. Alegremo-nos, pois o Natal é Cristo em nós. É a nossa salvação. É nosso perdão, nossa redenção.
Celebrar o Natal é celebrar Jesus.

Símbolos do Natal

De todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas. Ela é cheia de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados. Os símbolos apontam para algo. Muitos consideram alguns símbolos usados no Natal como vindos de culturas pagãs.

Por isso, vamos fazer um pequeno estudo dos mais conhecidos símbolos de Natal. Depois, poderemos tirar nossas próprias conclusões. Assim, poderemos escolher a melhor forma de usá-los. Vejamos o que Deus pode nos dizer através desses símbolos.

A Árvore de Natal

A árvore de Natal desempenha um papel importante na data comemorativa do nascimento de Jesus. Os cristãos da antiga Europa ornamentavam suas casas com pinheiros no dia no Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanecem verde.

Há várias histórias sobre a origem da árvore de Natal. Uma das favoritas é de que, certo dia, Martinho Lutero caminhava à noite e olhou para o céu estrelado atrás de um pinheiro. Ele estava pensando em uma forma de celebrar o Natal com a família. De repente, ao olhar aquele pinheiro com as estrelas brilhando ao fundo, pensou em uma árvore com velas brilhando, imitando estrelas.
Lutero, então, cortou um pinheiro, levou-o para casa e , juntamente com os filhos foi decorando com frutas, laços coloridos e finalmente, com velas que acendia às noites enquanto falavam sobre a vinda de Jesus, que trouxe luz às nossas trevas.

A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo.

Presentes

A idéia de trocar presentes no Natal está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para Jesus. A troca de presentes entre as pessoas é uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo é para todos.

Os presentes significam que Deus não abandonou o homem, que ele nos deu o maior presente: Jesus. Esse presente é para qualquer pessoa que quiser; rico, pobre, preto, branco, morador de favela, japonês, coreano, filho de mãe solteira, que o pai não ama, não respeita, não importa. O presente de Deus é para todos.

A Estrela

A estrela representa o sol da justiça que guiou os magos. A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite, ela aponta para o local do nascimento de Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa essa vinda de Deus ao mundo.

A Cantata ou Coral

Simboliza o primeiro dia em que os anjos vieram a Terra cantando. Não se ouviu na história que os anjos cantaram aqui na Terra, a não ser no dia que Jesus nasceu.

A Ceia

A ceia representava o Cordeiro pascal, a presença do Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ela une as pessoas e festeja a vinda de Cristo.

Por isso, reúna a família, faça uma ceia. Se não puder comprar um perú, asse um frango, uma carne, uma farofa, um arroz com passas. Promova uma ceia na sua casa na noite do Natal, ou na véspera se quiser. Se não tiver ninguém, coma sozinho, ou convide alguém.

Guirlanda

Na Inglaterra, sempre-vivas eram usadas como decoração de Natal nas ruas. Na Alemanha, passaram a arrumá-las em forma de círculo, representando o amor de Deus que nos protege.

Cartões de Natal

Na Inglaterra, em 1844, um famoso artista chamado William de Birmingham começou a pintar cenas natalinas e a escrever mensagens para representar seus amigos na época de Natal. Aqueles cartões fizeram muito sucesso. No ano seguinte, ele fez cópias de seus cartões e continuou a presentear seus amigos.
A idéia se espalhou rapidamente. Os cartões de Natal nos lembram o espalhar a boa-nova.

Então, vimos que os símbolos são apenas isso: símbolos. Não há nada de especial nem errado neles. São apenas uma forma de celebrar o Natal. O essencial ao Natal é Cristo.

Extraído do Livro
” Natal a mais linda festa” - Pr. Jorge Linhares

ATIVIDADE/DINÂMICA
Colocar as letras aleatórias de (FELIZ NATAL) e interagir com as crianças perguntando que palavra esta sendo formada. Agora vou explicar para vocês o verdadeiro significado do Natal.
No Natal todos nós gostamos de ganhar ou trocar presentes ( neste momento cole a figura da caixa de presente, na letra T) e há também muitas festas (cole a figura da árvore), não tem nada de errado nas festas e nos presentes, mas o verdadeiro sentido do Natal é que Deus nos ama (cole o coração vermelho).
Mas temos um problema é que a Palavra de Deus diz que o nosso pecado a nossa iniqüidade (cole o coração preto na letra I) faz separação entre nós e o nosso Deus.
E Deus nos ama tanto que para resolver este problema enviou seu filho ao mundo e este problema foi resolvido através do nascimento de Jesus. Ele veio ao mundo em forma de neném ( cole a figura do bebê na letra N). E seu nascimento foi anunciado pelos anjos (cole o anjo na letra A), Logo depois também apareceu uma estrela no céu mostrando a localização de Jesus (cole a estrela na letra E). Assim que os anjos anunciaram o nascimento de Jesus eles louvaram, houve muito louvor (cole a nota musical na letra L) .
Quando Jesus cresceu, Ele mesmo disse que Ele era a luz do mundo (Cole a vela na letra L). Como assim? A luz do mundo? Porque estávamos em trevas, vivendo na escuridão, por causa dos nossos pecados. Somente Jesus poderia morrer por nós na Cruz, pois Ele é Santo, Ele não tem pecado.
Agora que você sabe o verdadeiro sentido do Natal, tem que, com zelo, anunciar para todas as pessoas (cole a Bíblia na letra Z)

*Você vai precisar de E.V.A de várias cores , para recortar as letras e as figuras. E um local que você possa colar as figuras e as letras.

F= Festa representada por uma árvore
E= Estrela representada por uma estrela
L= Luz representada por uma vela
I= Iniqüidade representado por um coração preto
Z= Zelo para anunciar a palavra representada pela Bíblia

N= Neném representado por um bebê
A = Amor representado por um coração
T= Troca representado por um presente
A= Apreciado representada por um anjo
L= Louvores representado por uma nota musical
fonte:
http://www.lifestream.com.br/novosite/index2.ph

Um comentário:

  1. Querida amiga, amo seu blog, muito tem me ajudado.Que Deus continue abençoando vc muito.

    ResponderExcluir

ARQUIVOS DO BLOG

VEJA OUTRAS POSTANGENS RELACIONADAS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...