Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2021

HISTÓRIA BÍBLICA PARA O MINISTÉRIO INFANTIL DANIEL NA COVA DOS LEÕES VISUAL FEITO DE DOBRADURA

 


Um Servo Fiel

 

Ao final da lição a criança deverá:

SABER que Deus promete proteger aos seus filhos obedientes;

SENTIR  desejo de ser fiel em todas as coisas;

RESPONDER, sendo fiel em tudo e confiando em Deus nas provações.

 

 

VERSO PARA MEMORIZAR: “O Anjo do Senhor acampa ao redor daqueles que O temem, e os livra.” Salmos 34:7.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a atenção: um sachê de mel para cada criança; Lição: Opção A (cenário grande) - caverna, figuras de leões; Opção B (maquete); Contando aos Outros: cópia em cartolina da atividade descrita abaixo para cada criança.

 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

 

Lição: Pode-se usar uma maquete ou um cenário grande. Para o cenário grande, será  preciso montar uma caverna, cobrindo uma mesa com TNT marrom. Dentro da caverna, colocar algumas figuras de leões. Fazer também a figura de um anjo. Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos ou colocar faixas na cabeça.

 

 CONQUISTANDO A ATENÇÃO:

             [Com antecedência, deixar sachês de mel escondidos pela sala, alguns devem estar em lugares fáceis e outros em lugares difíceis. Pedir que as crianças procurem. Quem encontrar seu sache deve voltar para seu lugar enquanto os outros continuam procurando. Não deixe que as crianças desistam, mas insista para que todas encontrem seu sachê. Depois que todas encontrarem suas balas, dizer:] Para encontrar o melzinho vocês não podiam desistir. Assim também é com a oração. Nunca devemos desistir de orar. A história bíblica de hoje é sobre alguém que não desistiu de orar.   [Adaptado de  http://ministerioinfantilsementinha.blogspot.com.br/2010/11/daniel-na-cova-dos-leoes.html

 

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Dizer:]

Lembram-se de como os medo-persas invadiram Babilônia enquanto Belsazar estava fazendo uma festa e desonrando a Deus? Então, depois disso o reino de Babilônia deixou de existir e iniciou-se o reino dos Medo-persas, como havia sido profetizado no sonho da estátua, lembram-se? Dario era o novo rei. Como era um reino muuuito grande, o rei o dividiu em 120 províncias e colocou 120 príncipes para governarem sobre elas. Para atender esses 120 príncipes, Dario colocou três presidentes e colocou Daniel como o chefe dos três presidentes, porque era o mais sábio de todos. Apesar de já ser idoso, Daniel continuava ativo. Ele era muito bondoso e inteligente. Dario gostava mais dele do que dos outros. Isso deixou os outros príncipes com inveja dele e, vocês sabem, o invejoso quer que o outro se de mal. Então, começaram a procurar alguma coisa errada em Daniel para denunciá-lo ao rei. Eles olharam todas as anotações de Daniel, a maneira como ele gastava o dinheiro, que horas chegava para o trabalho, como ele tratava os outros e não acharam nada, nenhuma coisa errada para falarem dele. O trabalho dele era perfeito.

 

Um dia eles se reuniram para planejar alguma coisa que prejudicasse Daniel. Eles pensaram, pensaram e viram que só poderiam acusar Daniel em alguma coisa da sua religião. Então, tiveram uma ideia: enganar o rei para que ele fizesse uma lei que trouxesse problemas para Daniel.  Fingindo que admiravam muito Dario disseram [fazer como se bajulasse o rei]: “Ó rei Dario, o senhor é tão admirável! Parece até um deus. Por favor, faça uma lei em que não se permita a ninguém orar a algum deus durante trinta dias, a não ser a ti, ó rei. Se alguém desobedecer a essa lei deve ser jogado na cova dos leões.” Dario ficou todo vaidoso com essa lei porque ele estava sendo colocado acima dos deuses do país. Como não sabia que os príncipes queriam se livrar de Daniel, escreveu e assinou a lei. Os príncipes ficaram super felizes. Eles pensaram que logo estariam livres de Daniel.

 

Um mensageiro leu a lei em voz alta e a pregou na praça. [Desenrolar o papel, ler a lei e fixá-la na parede.] Daniel ficou sabendo da nova lei e percebeu que os príncipes queriam se livrar dele. Mas não ficou preocupado. No dia seguinte foi trabalhar para o rei. Na hora de orar, parou seu trabalho, foi para seu quarto, abriu as janelas e, como sempre fazia, orou a Deus. Depois voltou a trabalhar. Na hora do lanche foi orar de novo. Antes de dormir, orou outra vez com as janelas abertas. Gente, por que Daniel não orou com as janelas fechadas? Ele faria a oração e ninguém ficaria sabendo. Mas ele não queria que os príncipes pensassem que ele tinha parado de orar ou que era um covarde.

 

Os príncipes vigiaram Daniel durante o dia todo. De manhã, à tarde e à noite o viram orar. Na manhã seguinte, foram depressa ver o rei e disseram [fazer voz indignada]: “O senhor não assinou uma lei dizendo que se alguém orasse a qualquer deus, senão o rei, seria lançado na cova dos leões?” O rei disse: “É verdade, a lei não pode ser mudada.” Imediatamente os príncipes disseram a Dario [fazer voz indignada]: “Daniel não fez caso do senhor, nem da sua lei. Ele ora três vezes ao dia ao seu Deus.” O rei levou um susto. No mesmo momento percebeu que os maus príncipes o haviam enganado. Ele entendeu que eles fizeram aquela lei não porque queriam honrá-lo, mas porque queriam se livrar de Daniel. E agora, o que ele faria? Nenhuma lei dos medo-persas poderia ser mudada. Como o rei poderia salvar Daniel, de quem ele gostava tanto? Durante todo o dia, o rei procurou um jeito de ajudar Daniel. Quando chegou a noite os príncipes maus vieram a ele de novo e o lembraram que a lei não poderia ser mudada. Com o coração doído de tristeza, o rei mandou que colocassem Daniel na cova dos leões. Mas, antes disso, o rei falou a Daniel: “O teu Deus, a quem você sempre serve, te salvará dos leões.”  Como será que Daniel estava se sentindo? Ele era um homem idoso e servira a Deus por tanto tempo. Será que Deus permitiria que ele fosse despedaçado pelos leões?

 

No palácio, o rei se sentia muito triste. Não quis jantar, nem ouvir música como sempre fazia. Quando foi se deitar, não conseguia dormir, virando de um lado para o outro, na cama, pensando em seu amigo Daniel. Na manhã seguinte levantou-se bem cedo e foi correndo até a cova dos leões. Com a voz bem triste ele gritou [fazer voz triste]: “Ó Daniel, servo do Deus vivo, o Deus a quem continuamente serves foi capaz de livrar-te dos leões?” Será que Daniel responderia? Ainda estaria vivo? Daniel respondeu com voz bem clara: “Ó rei, vive para sempre. O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões para que não me fizessem mal. Porque nada fiz contra Ele e também diante de ti, ó rei, nada fiz de errado.”

 

O rei Dario ficou muito feliz quando ouviu a voz de Daniel. Rapidamente mandou que seus servos o tirassem da cova. Quando Daniel saiu, todos o examinaram cuidadosamente. Não havia nenhum ferimento em seu corpo. Os leões não tinham nem rasgado suas roupas. O anjo do Senhor havia fechado a boca dos leões e eles não fizeram nada!

 

Agora o rei  mandou seus servos trazerem os homens maus que tinham preparado aquela armadilha para Daniel e disse para jogá-los na cova. Sabem o que aconteceu? Os leões estavam tão famintos que os fizeram em pedaços antes mesmo deles chegarem ao fundo da cova. Como os anjos saíram da cova junto com Daniel, os homens maus não tiveram a proteção e foram despedaçados.

 

O rei Dario ficou tão impressionado com o poder de Deus que escreveu uma carta para todo o povo da Medo-Pérsia. A carta dizia: “ Faço uma lei que em todo o meu reino as pessoas devem temer e adorar ao Deus de Daniel. Porque Ele é um Deus vivo e o Seu reino permanece para sempre. Ele salvou Daniel dos leões.”

 

Depois disso, Daniel teve muitos sonhos especiais chamados profecias. Um dia você vai estudá-las. Daniel serviu a Deus até o fim de sua vida e, agora, espera a volta de Jesus na sepultura. Se formos fieis, vamos nos encontrar com ele quando Jesus voltar.

 

REVISANDO: [Colocar uma criança dentro da “caverna” e  fazer as perguntas para outras crianças. A cada resposta certa, ela pode tirar uma parte do corpo para fora. Quando a resposta estiver errada, ela deve ficar como está. As crianças devem acertar até que o “Daniel” saia completamente da caverna.]

 

MEMORIZANDO: [Dizer:]  Nós precisamos nos lembrar de Daniel na cova do leões e de seus três amigos que andaram no fogo. Se algum dia vocês tiverem que sofrer por Jesus, lembrem-se de que não estão sozinhos. O seu anjo estará sempre com vocês. Mesmo que vocês não possam vê-lo, ele os salvará das pessoas más, dos leões e do fogo. Como diz o versículo para decorar [Ler o verso na Bíblia]: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.”  Agora vamos memorizar o verso. [Ensinar o verso, fazendo os gestos como estão descritos na lição:]

 

O Anjo do Senhor acampa ao redor - [apontar para o céu, mostrar o seu redor]

daqueles que O temem, e os livra -  [juntar as mãos na posição de orar, abrir os braços]

Salmos 34:7 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

O seu anjo  acampa-se perto de vocês todos os dias. Não há nada a temer.

APLICANDO: [Dizer:]

Vejam só: entrava rei e saía rei e Daniel continuava sendo um homem importante. Por será que isso aconteceu? Tudo começou quando ele era criança, do tamanho de vocês. Quando era um menino, ele amava a Deus e obedecia ao papai e à mamãe. Comia alimentos saudáveis. Quando foi para Babilônia, ele e seus amigos não quiseram comer do alimento do rei.  Ele e seus amigos eram bondosos, obedientes e prestativos. Eram bons, trabalhadores e, como obedeciam a Deus em pequenas coisas, Deus lhes deu cargos maiores. Qualquer criança pode ser como Daniel. Basta entregar a vida nas mãos de Deus e fazer a Sua vontade. Agora fiquem todos em pé. Vou dizer algumas coisas. Se o que eu falar for o que Daniel faria, vocês devem ficar de pé. Se não, vocês devem se abaixar.

· Comer alimentos saudáveis.

· Mentir.

· Não fazer o culto.

· Orar três vezes ao dia.

· Obedecer a Deus mesmo quando todos desobedecem.

· Dizer sempre a verdade.

· Não se importar quando alguém precisa de ajuda.

· Obedecer aos pais.

 

CONTANDO AOS OUTROS:

[Entregar uma cópia da atividade para as crianças. Elas devem pintar as figuras e  levar para casa, para que os pais as ajudem a recortar e montar  a “cova” dos leões. Lembrar que elas devem contar a história para alguém, mesmo que sejam seus pais.]

para o cenário grande:


Fonte da imagem Blog EBI

Fonte da lição : https://evangelismoinfantil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário