Seguidores

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PALITOCHES DA HISTÓRIA BÍBLICA A CURA DO SERVO DO CENTURIÃO PARA O DIA DO SOLDADO.

Ensine as crianças a orar e pedir proteção a Deus para a nossa  Polícia.
2 Cronicas 7:14
Lição completa com lembrancinhas e moldes



























Série: Jesus meu Salvador e amigo.


Lç 04 – Jesus cura o servo do centurião.

Texto Bíblico: Lucas. 7: 1-10. (Mateus.8:5-13) Vers: Atos 4:12

EP – “você também pode crer no poder da palavra de Jesus .”

Introdução: Um bebê ao nascer passou muito mal, a sua saúde estava complicada. Os médicos disseram que se ele resistisse as 24 horas seguidas talves ele sobrevivesse. Nenhum médico Pediatra dava esperança de vida para aquela criança. Não morreu nas 24 horas seguidas e sobreviveu, mas sofreu muito. Foi preciso ficar na U.T.I. do hospital por 82 dias. A mãe queria tanto seu filho perto, poder pegar no colo, cuidar e dar carinho mas não era possível. Aquela criança estava quase morrendo e não havia nada que sua família pudesse fazer para livra-lo daquele sofrimento. Na lição de hoje um homem está muito doente e naquela casa não há quem possa ajuda-lo.


1. Jesus entra em Cafarnaum V-1

2. O empregado amado estava doente quase morto. V- 2

Definição - Natureza pecaminosa - Ec. 7:20 - Exemplos - Separação

4. O centurião ouviu falar de Jesus v-3

5. O centurião pede ajuda aos judeus V-3


6.Os judeus atendem o pedido do centurião v-4


7.Os judeus se encontram com Jesus e pedem ajuda para o centurião v-4

Amor - Jeremias 31:3- Criador- Santo.


8. Jesus atendeu o pedido e foi com eles v-6-9

Filho Perfeito - Tomou seu castigo - Derramou seu sangue - Ap 1:5b - Morreu e ressuscitou



Jesus fica maravilhado com a fé do centurião v. 9

E.C.S: Você criança salva também pode crer na palavra de Jesus. Hb 13:5


Clímax: Jesus cura o servo do centurião v. 10


Conclusão: Houve grande alegria naquela casa.

Apelo: Atos 2:21.

 Introdução:

Um bebê ao nascer passou muito mal, a sua saúde estava complicada. Os médicos disseram que se ele resistisse as 24 horas seguidas talves ele sobrevivesse. Nenhum médico Pediatra dava esperança de vida para aquela criança. Não morreu nas 24 horas seguidas e sobreviveu, mas sofreu muito. Foi preciso ficar na U.T.I. do hospital por 82 dias. A mãe queria tanto seu filho perto, poder pegar no colo, cuidar e dar carinho mas não era possível. Aquela criança estava quase morrendo e não havia nada que sua família pudesse fazer para livra-lo daquele sofrimento. Na lição de hoje um homem está muito doente e naquela casa não há quem possa ajuda-lo.

Jesus e seus discípulos andava por muitos lugares. Jesus estava sempre abençoando as pessoas, operando milagres e falando das maravilhas do céu. Jesus estava de volta a cidade de Cafarnaum. Ele estava entrando na cidade de Cafarnaum com os seus discípulos. Sempre que sabiam que Jesus estava na cidade o povo o seguia porque gostavam de ouvir e ver os milagres que Ele realizava. Havia um homem que morava em Cafarnaum que a Bíblia não diz o nome dele. Ele era um centurião, um oficial do Exercito Romano. Um capitão do Exercito Romano. (como se fosse um Capitão Militar nos dias de hoje). Os soldados romanos tratavam com crueldade o povo judeu. Mas esse centurião era considerado um homem bom e justo porque tratava as pessoas com respeito e não era cruel. Ele conquistou a amizade dos lideres judeus. Construiu a sinagoga (igreja judaica) na cidade de Cafarnaum. Os empregados da casa, trabalhavam com alegria pois tinham um patrão bondoso. E esse centurião tinha um empregado que ele amava muito, era especial pra ele. Penso que ele ficava sempre perto do patrão pra servi-lo com alegria quando precisasse. Mas o empregado estava gravemente doente quase morto. (Lc 7:2). Não havia nada que o patrão pudesse fazer. Que tristeza ficar longe de alguém tão querido, que situação difícil.

Você e eu estamos em uma situação até mais dificil por causa do pecado. Pecado é querer fazer as coisas de sua própria maneira, em vez de fazer da maneira de Deus. Você já nasce com o desejo de pecar, todos nascem com o pecado no coração (Ec 7:20) Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é certo e nunca peque. Pecado é qualquer coisa que você faz, diz ou pensa que é contraria as leis de Deus. Se você responde os seus pais, ou sai resmungando quando corrigem você. Se você fala nomes feios, provoca brigas no horário do recreio. Enquanto a professora explica a lição você conversa com o colega, você está pecando. Se você pensar bem, irá perceber que você peca todos os dias. O pecado nos separa de Deus e ficar longe de Deus é ruim.

Não há nada que você possa fazer.

Também não havia nada que o centurião pudesse fazer para curar o seu empregado. Quando o centurião ouviu falar de Jesus e dos milagres realizados por Jesus. Ele queria encontrar com Jesus conversar com Ele. Mas o centurião era um gentio(são as pessoas que não eram Israelitas) ele sentia que não tinha o direito de falar com Jesus e ainda mais pedir pra Jesus entrar em sua casa. Mas ele precisava da ajuda de Jesus.

Então ele foi falar com os judeus e pediu que alguns dos lideres judeus fossem falar com Jesus por ele. Ele tinha fé de que Jesus responderia ao seu pedido. Os lideres judeus concordaram e foram ao encontro de Jesus. Contaram tudo o que sabiam sobre a vida do centurião e afirmaram que ele era bom e ajudava o povo judeu. Pediram que Jesus curasse o servo (empregado) do centurião. Eles sabiam que judeus não podiam entrar na casa de um gentio e nem mesmo falar com eles, mas disseram para Jesus: (”Esse homem merece de fato a sua ajuda” v 4b). Jesus ouviu tudo com atenção. Aqueles homens estavam ajudando o centurião porque sabiam que Jesus sentia amor no coração e podia atender aquele pedido.

O Senhor Jesus amou o centurião e seu servo, porque tem um grande amor por todas as pessoas.

Deus ama verdadeiramente a cada um.

Deus ama você criança com um amor infinito Deus diz em sua palavra “ Com amor eterno eu te amei”. (Jr 31:3) Deus te ama do jeito que você é, Ele te conhece, sabe tudo de você porque foi Deus que te criou. Deus é o criador do Universo. Ele criou o mar, a natureza linda, as arvores frutíferas, os vegetais, as flores lindas e coloridas, animais de toda espécie. Você é especial porque foi criado por um Deus Santo, um Deus perfeito e puro que te ama assim como você é. Jesus sentiu amor pelo centurião e seu servo. Ele atende com alegria o pedido daqueles homens e Jesus vai com os Judeus até a casa do centurião.

Como aquele homem estava precisando de Jesus!

Você também precisa de Jesus para ser livre de seus pecados.

Deus diz em sua palavra que só há um meio para ser livre do pecado. Por meio do Senhor Jesus Cristo o filho de Deus. O senhor Jesus viveu aqui na terra uma vida perfeita sem pecado. Jesus o primeiro filho de Deus. Ele entregou a vida por sua causa, morreu na cruz derramou o sangue precioso para libertar você de seus pecados. Através de Jesus você pode estar perto de Deus em todo o tempo. (“Ele nos ama e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados” AP.1:5b) Jesus sofreu na cruz, morreu e foi sepultado, mas depois de três dias, Ele ressuscitou e está vivo para sempre! (“Jesus Cristo, a testemunha fiel! Ele é o primeiro filho, que foi ressuscitado!” AP1:5 A) Jesus está vivo e pode te livrar dos seus pecados.

Jesus ainda não havia sido morto nessa época de nossa história, Ele estava vivendo aqui na terra como homem, e tinha prazer em ajudar as pessoas

Os judeus sabiam que Jesus podia ajudar aquele homem.

Eles caminhavam pelo caminho apressadamente afinal aquele homem estava muito mal, ele estava quase morto. Quando estavam perto da casa, O Oficial Romano mandou alguns amigos dizerem à Jesus: “...Eu não mereço que entres em minha casa...E não mereço falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem as minhas ordens. Digo vá e ele vai, digo vem e ele vem, digo faça e ele faz” (v. 6,7,8.)

Apenas uma ordem do Senhor é o suficiente para que o meu empregado fique sarado. O centurião declarou a fé que ele tinha em Jesus. Jesus ficou maravilhado ao ver o quanto aquele homem acreditava em Jesus. Você que já tem o Senhor Jesus como o seu Salvador, Você também pode crer no poder da palavra de Jesus. Quando você passar por situações difíceis, que ninguém pode te ajudar, lembre-se que o Senhor Jesus pode, e Ele está perto de você em todo o tempo que precisar. Quando sua mãe ou algum de seus irmãos estiver doente. Se o seu pai estiver desempregado, isso faz você ficar triste e até pensar que Deus não se importa com você. A Bíblia a palavra de Deus diz:Hebreus 13:5 “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. Deus está sempre perto, Ele da forças pra você suportar e vencer toda a dificuldade da vida. Ele pode curar quem está doente. Ele pode também preparar um emprego a quem está precisando. Nunca duvide do poder de Deus, não importa qual a situação que você enfrente. Ele é um Deus poderoso. O centurião tinha fé em Jesus, ele acreditava no poder da palavra de Jesus. Ele ficou admirado com a atitude de Jesus vir até a sua casa e estava agradecido por isso.

Aquele centurião um gentio que não se sentia capaz nem de conversar com Jesus, agora ouve a voz amável de Jesus.”Vá para a sua casa pois será feito conforme você crê” (Mt 8:13) Ele atendeu prontamente a ordem de Jesus e foi apressadamente pra sua casa. Quem sabe pelo caminho ele dizia a si mesmo: Ele disse que tudo iria acontecer conforme a minha fé, eu creio em Jesus. Quando entrou em sua casa e aproximou da cama onde estava o seu servo, o que ele encontrou? Clímax: O servo estava curado! Curado! Que alegria! Jesus o filho de deus salvou a vida do servo. Conclusão: As pessoas que estavam ali com o centurião viram o servo curado, ficaram felizes e houve grande alegria naquela casa. Somente Jesus podia livrar aquele servo da morte. Ele o livrou do sofrimento, deu saúde, lhe deu uma nova vida. Jesus verdadeiramente é um Salvador e amigo. Apelo: Jesus é o único que pode salvar você do seu pecado e transformar a sua vida. Mas você precisa conversar com Jesus, convidando Ele para entrar em seu coração. Você pode contar pra Ele que você quer ser livre do pecado e acredita que Ele pode libertar você. “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos” (Atos 2:21). Todos quer dizer cada um que pedir a ajuda de Jesus. Significa dizer ao Senhor Jesus que você crê de todo o coração em Jesus. O senhor Jesus garante a você vida eterna no céu. Todos fechem os olhos, e você que quer convidar Jesus, olhe para mim. Você pode falar com Jesus agora, feche os seus olhos e converse com Ele. (oração)



 PROFESSORA  EULICE DO BLOG KANTINHO DA CRIANÇA.
http://www.escoladominical.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário