Seguidores

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

HISTÓRIA BÍBLICA INFANTIL A VIDEIRA VERDADEIRA






Jesus é a videira

Texto Bíblico: João 15.1-8

Versículo: Eu sou a videira, e vocês os ramos. Quem permanece em mim dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. (Jô 15.5)

Quebra-gelo: Traga um ramo de uma arvore frutífera. Esta lição foi preparada para falar de uma videira, mas se não conseguir uma, use outra arvore (goiabeira, ameixa, amora etc.). Se possível escolha ramos com folhas. Não faz mal se elas murcharem. (Leve o ramo em uma sacola). Diga para as crianças: tenho uma coisa nesta sacola. É muito importante. É fria e fresca. É redonda e cor de vinho. Gostosa quando saboreada sozinho e fica ainda mais gostosa se for usada como suco, creme ou sorvete. Vocês podem dizer o que é?(deixe as crianças falarem) é isso mesmo, é uma uva. (tire ramo murcho da sacola.) Olhem, não é exatamente uma uva ainda, mas vai ser. Cortei este ramo de videira e vou deixá-lo aqui em nossa célula para observarmos uma linda uva crescer nele. Não vai demorar muito para podermos apanhar uma uva madura e saborear. Nem posso esperar. (As crianças irão levantar a objeção de que o ramo não vai produzir fruto.) Havia uvas neste ramo o ano passado. Por que não vai haver este ano? Vocês estão querendo dizer que ele tem de estar preso á árvore para produzir fruto? Então, para que serve este ramo? Se não vai nunca reproduzir fruto, acho que posso jogá-lo fora?


Contando a História

(Leia o texto na Bíblia e explique com as suas palavras)


Jesus é como a videira que dá uvas.

Faça três cartazes e leve-os prontos para reunião: O primeiro cartaz com uma videira ou outro tipo de árvore (escolha o tipo de árvore e faça o cartaz do fruto de acordo com a árvore); Outro cartaz de um galho com fruto (videira com uva); E outro cartaz de um galho cortado da videira ou da árvore, sem fruto. Obs.: Se você usar a figura de uma videira, fale que Jesus é como uma videira, mas se você usar outra árvore, diga que Jesus é como uma árvore que dá fruto.

Comece dizendo para as crianças o que você vai fazer:

Vamos encenar nós mesmos o que Jesus ensinou. Convide três crianças para participar, uma será a árvore (videira), a segunda será o galho com fruto e a outra, o galho sem fruto. Pendure ou prenda os cartazes nas crianças. Comece mostrando a árvore. Bem crianças, Jesus disse que Ele é como uma videira que dá frutos (mostre o cartaz da árvore). Vamos ver como é a videira (árvore): ela tem raízes, ela tem galhos, ela tem folhas e também tem frutos. Quantos galhos ela tem? Só um? Não, ela tem vários. Assim também é Jesus, ele tem muitas pessoas ligadas nele através da fé delas. Todos aqueles que já receberam Jesus nas suas vidas são como galhos ligados na árvore. Nós estamos ligados em Jesus. Mas Jesus disse que existem dois tipos de galhos (mostre os dois cartazes com e sem fruto): O que dá fruto e aquele que não dá fruto. Vamos ver o que acontece?


Para dar fruto tem que estar ligado!

(Mostre a criança com o cartaz do galho com fruto). Veja! O galho que está ligado na videira (árvore). Ele tem fruto! Isso também acontece com as pessoas que tem Jesus nas suas vidas. Elas dão fruto!


Como podemos dar fruto?

Nós damos frutos quando falamos de Jesus a outras pessoas e essas pessoas recebem Jesus nas suas vidas. Quando ganhamos alguém para Jesus, nós estamos dando fruto!

Mas, olhem! (mostre o cartaz do galho sem fruto) Jesus também disse que tinha outro tipo de galho, aquele que não dá fruto. Porque esse galho (mostre o cartaz com fruto) dá fruto e esse outro (cartaz sem fruto) não tem fruto? Porque um está ligado na videira (árvore) e o outro não esta ligado! Então, qual é o segredo para dar fruto? Estar ligado?


O que significa estar ligado?

Jesus disse que é permanecer nEle. Permanecer ligado é: obedecer à Palavra de Deus! Algumas pessoas aceitam Jesus na sua vida e recebem a vida de Deus. Mas mesmo assim, elas escolhem desobedecer a Deus e por isso fazem muitas coisas erradas, que não agradam a Deus. Por exemplo: não perdoar o irmão, isso é obedecer ou não? Não! Quando alguém não obedece ao que Jesus falou e que está escrito na Bíblia, é como esse galho que não está ligado.

Agora vamos ver o que é permanecer ligado. É obedecer a Deus!

Quando você perdoa aqueles que te ofendem, você prova que está ligado em Jesus, porque você obedece. Outra maneira de obedecer é falar de Jesus para os amigos. Jesus disse que deveríamos pregar o evangelho a todas as pessoas. Portanto, quando falamos de Jesus, estamos obedecendo á Palavra de Deus. Então, estar ligado é obedecer a Palavra de Deus! (Faça um desafio para as crianças. Durante esta semana elas devem falar de Jesus para duas pessoas e convidá-las para a célula da semana que vem).


Hora de conversar

Quem é a videira?

Quem são os ramos ou os galhos da videira?

Qual galho dá fruto?

O que significa estar ligado em Jesus?

O que significa não estar ligado?

O que acontece com o galho que fica ligado?


Hora de brincar

Faça um corrente com um grupo de crianças (segurando pelo braço). As outras crianças, uma a uma, devem tentar atravessar a corrente e passar para o outro lado, mesmo que tenham que desfazê-la para conseguir.

O objetivo é furar a corrente e passar por ela. Para isso, é preciso ir correndo contra a corrente do outro grupo. As pessoas da corrente não podem fazer nada, apenas segurar forte e não deixar arrebentar. Depois inverta os grupos de crianças.

Moral: Quando estamos ligados, ou unidos, uns aos outros somos fortes!


 Blog:  Pra. Silvana Araújo 

3 comentários: