Seguidores

domingo, 20 de julho de 2014

HISTÓRIA BÍBLICA MOISÉS FERE A ROCHA






Água da Rocha 



 OBJETIVO: Praticar a reverência para com Deus.


VERSO PARA MEMORIZAR: “Quem crê em Mim, rios d´água viva correrão do seu ventre.”Jo 7:38.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção:  peças de “lego” ou caixinhas de fósforo ou copos descartáveis; Lição: Opção A - maquete (cenário com bonecos); Opção B - cenário grande e roupas dos tempos bíblicos; Revisando: jarra com água; Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança, lápis de cor. Lembrancinha: tacinhas de acrílico

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Maquete: Encapar uma caixa de sapato, sem a tampa, com papel pedra. Forrar a mesa com TNT. Colocar a caixa de sapatos em pé sobre o TNT, com a parte fechada virada para as crianças. Fazer um furinho na caixa, há uns 10 cm da base. O furo deve ter a espessura da ponta de uma seringa sem a agulha. Esconder a seringa cheia de água, atrás da caixa. Esconder também um copo com água (se precisar encher a seringa novamente) e uma vasilhinha para recolher a água, no momento apropriado.

Cenário grande: Cobrir uma placa de papelão com papel pedra amassado, criando a impressão de uma rocha. Há uns 20 cm da base, fazer um furo na espessura de uma mangueira de banheira de bebê. Atrás da placa, colocar uma banheira de bebê (dessas que têm uma mangueira para sair a água). À frente da placa, colocar uma vasilha para recolher a água. Não é preciso ter muita água na banheira.

Contando aos outros: Fazer uma cópia da atividade abaixo para cada criança.




CONQUISTANDO A ATENÇÃO: [Construir uma torre usando peças de “lego” ou caixinhas de fósforo ou, ainda, copos descartáveis. Dizer que quer mostrá-la para alguém que vai chegar depois. Com antecedência, combinar com um ajudante para ele derrube a torre. Reagir com tristeza e dizer que o ajudante estragou tudo e que por isso não poderia mais participar das atividades. Dizer:] Isso que aconteceu aqui foi só uma brincadeira. Mas na história de hoje vamos falar de alguém que também estragou alguma coisa.

APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior. Dizer:] Depois de toda a confusão que vimos na semana passada os israelitas finalmente se arrependeram e pararam de implicar com Moisés e Aarão. Mas ainda tiveram que caminhar pelo deserto por quarenta anos. Tenho certeza de que muitas vezes tinham pensado que deveriam ter atendido a Josué e Calebe e não aos dez espias medrosos. E, com o tempo, um a um dos israelitas rebeldes morreram. Agora seus filhos estavam prestes a entrar em Canaã. Mas Deus queria ensinar-lhes ainda uma lição. Eles precisam passar por uma prova: a água, que jorrava para eles durante muitos anos, parou. O que eles deveriam fazer? Será que confiariam em Deus ou se queixariam como seus pais fizeram? Sabem o que aconteceu? Os filhos não eram melhores que seus pais. Ficaram impacientes e gritaram, cheios de raiva, contra Moisés e Aarão [fazer voz impaciente]: “Por que vocês nos trouxeram para morrer neste deserto?” Coitados de Moisés e Aarão! Eles estavam já velhinhos e cansados de tanto ouvir reclamações. Mas, como sempre, os dois irmãos pediram a ajuda de Deus.  Deus queria ensinar uma linda lição sobre Jesus para o povo de Israel.      Por isso Ele disse a Moisés que falasse a uma  certa rocha e a água voltaria a correr. Moisés chamou todo o povo para perto da rocha. Ele estava muito zangado com aqueles resmungões e disse [fazer voz irritada]: “  Ouçam, seus rebeldes, será que vamos ter que fazer sair água desta rocha para vocês?” Então ele bateu na rocha duas vezes com a vara e a água começou a jorrar. [Bater na rocha duas vezes. Se está usando a maquete pequena, introduzir a ponta da seringa na orifício   da caixa de sapato e apertá-la para sair água. Se está usando o cenário grande, introduzir a ponta da mangueira na orifício do papelão, tirar a tampa da banheira e deixar a água vazar para a vasilha.] O povo e os animais beberam da água e mataram a sede. Todos estavam felizes, menos Moisés e Aarão. Eles haviam feito várias coisas muito erradas. Primeiro: ele foi impaciente com o povo, dando motivo para eles falarem mal dele. Além disso, ele disse que ele tiraria água da rocha. E isso não era verdade, porque só Deus tinha poder de tirar água da rocha. Em vez trazer glória para o nome de Deus, ele trouxe para ele mesmo. Mas, o pior de tudo, é que Deus tinha mandado que ele falasse com a rocha e a ferisse. Mas ele bateu duas vezes nela, com a vara.
Sabem,  do mesmo jeito que a torre que eu fiz no início da aula foi estragada,  Moisés e Aarão estragaram uma linda lição que Deus queria ensinar aos israelitas. Sabem o que era? A rocha e a água eram símbolos de Jesus. Muitos anos antes, no monte Horebe,  Deus mandou Moisés ferir a rocha para sair água e matar a sede do povo. Isso era para lembrar que Jesus seria ferido, morreria, para nos salvar. [Mostrar a figura de Jesus na cruz.] Mas,  quantas vezes Jesus morreu? Apenas uma vez. Quando Deus mandou Moisés falar à rocha, Ele queria ensinar que nós só precisamos falar com Ele, pedindo a bênção da salvação e Ele nos atenderá. Infelizmente, Moisés não falou à rocha, mas a feriu de novo, duas vezes. Assim, estragou a lição que Deus queria ensinar ao povo. Ele não deveria ter desobedecido. Ainda mais ele que tinha ficado tão pertinho de Deus, lá no monte Sinai. Não havia desculpa para ele ter agido assim.
Às vezes o papai promete um passeio a vocês, mas, por causa de alguma desobediência, ele acaba não levando vocês. Foi isso que aconteceu com Aarão e Moisés. Deus falou que eles não poderiam mais entrar em Canaã. Como os dois ficaram tristes. Eles pediram perdão a Deus e se arrependeram, e foram perdoados. Mas, ainda assim, não poderiam mais entrar. Então, Moisés contou com muita tristeza para o povo que ele e Aarão não poderiam entrar em Canaã por causa daquele pecado.

REVISANDO: [Fazer uma pergunta (abaixo) para uma criança, se ela acertar, fazer sair um pouco de água da rocha. Se errar não sairá água. Repetir o processo com as outras crianças.]

1. O que os israelitas fizeram ao procurarem água? Reclamaram outra vez.
2. O que Deus disse para Moisés fazer? Falar à rocha, para sair água dela.
3. O que Moisés e Aarão fizeram? Disseram que eles tirariam água da rocha e Moisés bateu na rocha, ao invés de falar a ela.
4. Qual foi o castigo para Moisés e Aarão? Não poderem entrar na terra prometida..
5. Por que Deus não desculpou os pecados deles? Porque eles conheciam a Deus de muito perto.
6. Quem a rocha e a água simbolizavam? Jesus.
7. Que bela lição Moises destruiu? Que Jesus morreria uma vez pelos nossos pecados e depois poderíamos falar com Ele para receber suas bênçãos.



APLICANDO: [Mostrar uma taça ou copo transparente. Dizer:] Quando estamos com sede, precisamos beber água. Aqui eu tenho um copo. Está bem limpinho. Será que só o copo pode matar minha sede? [Dar tempo para as respostas.] Claro que não. Preciso colocar água aqui e depois bebê-la. Quando não temos Jesus no coração somos como um copo vazio. Estamos perdidos, sem salvação. Jesus está chamando você e eu  para bebermos a água pura da rocha. Nós não precisamos ir ao deserto. Podemos beber em nossa casa. Sabem como? [Mostrar a Bíblia.] A Bíblia diz: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” Nós precisamos ir a Jesus. Quando lemos a Bíblia com sinceridade, estamos indo a Jesus. Se cremos nEle como nosso Salvador, é como se enchêssemos nosso copo com água. [Encher o copo com água.]. Se alguém de vocês crê que Jesus foi ferido e morreu por causa do pecado de vocês, então venha aqui e eu vou dar água. [Organizar uma fila com as crianças que querem demonstrar sua fé. Entregar uma tacinha de acrílico ou um copinho descartável com água para cada uma, dizendo a cada vez que Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” Recolher as tacinhas e terminar esse momento com uma oração.]

MEMORIZANDO: [Dizer:]  A Palavra de Deus nos diz: “Quem crê em Mim, rios d’água correrão do seu ventre.” João 7:38. Isso quer dizer que quem acredita em Jesus é uma bênção para os outros porque está sempre falando de Jesus e fazendo o bem. Vamos sempre encher nosso vida com a Palavra de Deus para falar de Jesus aos outros.  [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Quem crê em Mim - [juntar as mãos e apontar para o céu]
Rios d´água viva correrão do seu ventre - [demonstrar algo saindo do seu interior]
João 7: 38 -   [desabrochar uma flor e formar um livro]
CONTANDO AOS OUTROS:

[Dar  uma cópia da atividade para cada criança e ajudá-las a pintar tudo. Como lembrancinha, pode-se dar uma tacinha de acrílico, com papel celofane azul dentro.
Fonte:http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br/2012/08/agua-da-rocha-objetivo-praticar.html
Os alunos amaram o visual com a água aparecendo na rocha.





Um comentário:

  1. São histórias que encantam, mas ao mesmo tempo muito reais, quando era jovem me fascinava ouvir estas passagens contadas como se fossem histórias, é um trabalho encantador e deve ser gratificante,cantinho muito lindo. Abraço.Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir