Seguidores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PROGRAMA ESPECIAL PARA CRIANÇA . DIGA NÃO AO CARNAVAL


PROGRAMA ESPECIAL PARA CRIANÇA  . DIGA NÃO AO CARNAVAL
ENTRE NO BLOG DA TIA EVA EDUCA, LÁ VOCÊ VAI BAIXAR UM PROGRAMA COMPLETINHO PARA O CARNAVAL CONTENDO MODELO DE CONVITES,
Obs. Se o link não abrir clique nele e selecione e cole no seu navegador.
Clique no link abaixo

  http://tiaevaeduca.blogspot.com.br/2015/01/diga-nao-ao-carnaval-tiaevaeduca-e.html

 

 










 

 


sábado, 21 de janeiro de 2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

HISTÓRIA BÍBLICA A PARABOLA DE JESUS AS DEZ VIRGENS

PEGUEI OS MOLDES NO BLOG DA EBI, MAS FIZ DIFERENTE, COLOQUEI ASPIRAL.
























DEZ DAMAS DE HONRA


OBJETIVOS:
Ao final da lição a criança deverá:
SABER que precisa da presença do Espírito Santo em sua vida.
SENTIR necessidade de ter o Espírito Santo.
RESPONDER orando sinceramente, estudando a Bíblia e obedecendo à voz do Espírito Santo.
ESTAR PRONTO: para dizer “Ora vem Senhor Jesus”


VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas à meia-noite ouvi-se um grito: Eis o noivo! Saí-lhe ao encontro! ”.Mateus 25:6.

LEITURA AUXILIAR: Mateus 25:1-13; Parábolas de Jesus, 405-421.


APRESENTANDO A LIÇÃO:

Mostrar uma lâmpada e perguntar: O que é isso? Para que serve? Mostrar a lamparina e perguntar: Sabem o que é isto? Isto é uma lamparina.
Na época de Jesus, não havia luz elétrica nas casas e nas ruas. Quando anoitecia as pessoas usavam lamparinas e tochas para conseguirem enxergar alguma coisa.
Certa vez Jesus estava no Monte das Oliveiras com seus discípulos e viu uma casa toda iluminada com tochas e lamparinas para a festa de um casamento.
Ele então contou uma história sobre um casamento.
Na região onde Jesus morava os casamentos eram um pouco diferentes dos casamentos que costumamos assistir hoje. O noivo ia ao encontro da noiva, na casa dos pais dela.
De lá, acompanhados dos amigos e parentes, iluminados pelas tochas e ao som de uma música bem alegre, eles iam para a casa onde os dois morariam. Lá os noivos ofereciam uma festa aos convidados. Nem todos os convidados vinham junto com o noivo. Alguns ficavam no caminho, esperando pelo cortejo. De lá todos iam para a festa.
Nessa parábola, DEZ MOÇAS SE PREPARARAM para esperar o CORTEJO DOS NOIVOS e ir com eles para a festa.
Dessas dez moças, cinco eram ajuizadas e cinco não tinham juízo. Elas estavam muito animadas por participarem do casamento e não viam a hora de começar a festa. Como era noite e não havia iluminação nas ruas, cada uma das dez moças levou uma lamparina (mostrar a lamparina). Só que as moças ajuizadas pensaram: “Se o noivo demorar muito pode ser que acabe o óleo da lamparina e ficaremos no escuro. É melhor levar um pouco mais”. Então elas encheram uma vasilha com óleo, como prevenção.
As moças sem juízo devem ter pensado: “Eu tenho óleo suficiente. Duvido que o noivo demore tanto. Além disso, encher a vasilha é trabalhoso e muito demorado. É melhor ir embora logo”. E não levaram óleo de reserva.
Logo elas estavam no caminho à espera do cortejo. Imagino que elas tenham chegado muito animadas, conversando sem parar sobre como seria a festa. Só que o tempo foi passando, passando e nada do cortejo chegar. Elas esperaram e esperaram. Andar de um lado para o outro, como quem está esperando. Depois de algum tempo começaram a sentir sono e bocejar.
Já era tarde da noite e nada dos noivos chegarem. Elas começaram a se encostar umas nas outras e nas paredes e muros à sua volta e, depois de algum tempo, todas adormeceram.
Mas sabem crianças, à meia-noite ouviu-se um grito (falar bem alto): “Aí vem o noivo, saí ao seu encontro!” As dez moças acordaram de uma vez e levantaram-se. Já dava até para ver o cortejo se aproximando. Elas começaram a arrumar suas lamparinas rapidamente.
As moças ajuizadas pegaram o óleo das suas vasilhas e colocaram-no dentro das lamparinas, com pressa para irem logo. As moças sem juízo perceberam que suas lamparinas estavam se apagando e ficaram muito nervosas porque não tinham azeite de reserva. Elas então pediram para as moças ajuizadas darem do azeite delas. Mas todo o azeite de reserva já fora usado. Não havia sobrado nada para dar para as outras.
As moças ajuizadas ainda aconselharam as sem juízo a irem comprar azeite e depois voltarem para encontrar o noivo. As moças tolas foram correndo tentar achar um lugar, àquela hora da noite, onde pudessem comprar azeite. Enquanto elas saíram, os noivos e seu cortejo chegaram e as moças prevenidas foram com eles para a festa.
Mais tarde, quando todos já estavam dentro da casa, festejando, as outras cinco chegaram.
Elas começaram a bater palmas e gritar: “Por favor, abram a porta! Queremos participar da festa também”. O noivo estranhou que algum convidado chegasse àquela hora para a festa pois ele dera tempo suficiente para que todos viessem. Chegar tão tarde era um desrespeito e o noivo achou que, com certeza aquelas moças não eram suas amigas, mas pessoas desconhecidas, querendo aproveitar-se da festa. E estava tão escuro que ele não podia enxergá-las. Ele então lhes disse: “Não conheço vocês”. E fechou a porta. As tristes moças sem juízo ficaram para fora da festa, na escuridão da rua. Esse foi o resultado de serem tão descuidadas.

Algumas pessoas são tão descuidadas quanto aquelas moças sem juízo. Nessa história Jesus deixou claro que, quem não se preparar agora, não poderá participar da festa no Céu, quando Ele voltar.

APLICANDO:
Mostrar duas lamparinas. Explicar como são feitas. Dizer: Na lamparina podemos entender alguma coisa sobre nossa vida. A lamparina, que produz a luz através da chama, é a Palavra de Deus, a Bíblia. Mostrar a Bíblia. Está escrito que “lâmpada para meus pés é a Tua Palavra e luz para meus caminhos”. Mas a luz da lamparina apaga-se rapidamente se não houver óleo dentro. O óleo representa o Espírito Santo de Deus. As pessoas que estão esperando Jesus voltar são como aquelas dez moças. Mostrar as dez figuras. Vejam que todas as moças têm lamparinas. Assim, todos os que esperam Jesus têm a Bíblia, que é a lamparina, e conhecem seus ensinos. Cinco moças foram prevenidas, cinco não. Algumas pessoas que esperam Jesus estão preparando o coração para o encontro com Jesus, outras não. Como isso acontece? Como o óleo da parábola deve ser guardado na vasilha, de reserva, o Espírito Santo deve ser “armazenado” também. Isso pode acontecer de várias maneiras. Sabem aquela voz que nos repreende toda vez que fazemos algo errado? É o Espírito Santo tentando nos ajudar a vencer o pecado. Quando estudamos a Bíblia e entendemos suas palavras é porque o Espírito Santo nos ajudou. Quando oramos a Deus pedindo perdão e ajuda para obedecer, o Espírito Santo vem nos consolar e fortalecer. As crianças e adultos que atendem aos conselhos dEle, conseguem entender melhor a vontade de Deus e vão enchendo suas lâmpadas.

ATITUDES DEIXAM A LAMPARINA ACESSA:

1.Ler a Bíblia todos os dias, com oração
2.Pedir a ajuda de Deus para lhe obedecer
3.Ao ouvir a voz do Espírito Santo dizendo que você não foi bondoso com os vizinhos e você vai logo pedir perdão.
4.Dizer “não” quando seus amigos chamarem para conversar fora da igreja, durante o culto.
5.Prestar atenção no culto.
6.Falar da volta de Jesus para seus colegas.

ATITUDES QUE DEIXAM A LAMPARINA APAGADA:

1.Não orar
2.Ler rapidamente a Bíblia, de vez em quando, sem prestar muita atenção
3.Ouvir a voz do Espírito Santo dizer que você mentiu para sua mãe e não confessar para ela.
4.Estudar a lição, mas deixar para obedecer só quando crescer.
5.Conversar durante todo o culto.
6.Mentir.
Fonte do Texto: http://evangelismoinfantil.blogspot.com





ESTUDO BÍBLICO SOBRE AS FORMIGAS

A TIA DULCE DA COMUNIDADE FAVO DE MEL ME ENVIOU ESTE ESTUDO POR E-MAIL, GOSTEI RESOLVI POSTÁ=LO.

As formigas.


“As formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida;”. (PV 30: 25)




As formigas não esperam o inverno chegar, trabalham de sol a sol no verão para armazenar alimento em um deposito, que vai supri-las durante o longo período de inverno. Elas carregam pedaços de folhas tão pesados que as vezes cai ao chão, mais torna a pegar aquele pedaço de folha, muito superior a sua própria força elas não desistem do objetivo a ser alcançado. As formigas nos ensinam a ser persistente e nunca desistir de nossos objetivos, embora os problemas pareçam ser maiores que a nossa própria força. Talvez você que esta lendo este artigo esteja enfrentando problemas que você olha e diz: “Eu não vou conseguir” seja na família, no trabalho, no casamento, não desista! Seja persistente e creia que você vai chegar ao seu objetivo final. “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”. Pv 24:10. Deus não desamparou você ele estará contigo para te dar a vitória. “... Não te deixarei, nem desampararei”. Hb 13:5. Uma outra lição que as formigas nos ensinam é que elas trabalham juntas e de forma organizada e quando chegar o inverno elas colhem o fruto do seu trabalho.

A preguiça não faz parte da vida das formigas. As sagradas escrituras nos advertem: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado. Assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e tua necessidade, como um homem armado”. Provérbios 6:11.

Temos que agir como as formigas, trabalhar o quanto antes para encher o nosso deposito (reserva) que nos suprirá durante o período mal das nossas vidas (Mt 25) através da oração, leitura da bíblia, jejum e etc. Portanto não permita que a preguiça te domine, trabalhe com afinco, não espere o pior acontecer em sua vida para você acordar. Foi o que Jesus fez antes do dia mal chegar a sua vida, pois diz às escrituras que ele foi para o jardim do getsêmani orar, se abastecer, se prepara, pois seriam horas e mais horas de angustia.

“Foram a um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui enquanto eu oro. Ele tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e começou a ter pavor e a angustiar-se. E lhes disse: A minha alma esta profundamente triste até é morte. Ficai aqui e vigiai”. Mc 14:32-34. Jesus orou cerca de três vezes (14:32, 35, 39) eram momentos angustiantes, o dia mal na vida de Jesus e os discípulos nada poderiam fazer. Portanto as formigas nos ensinam a prudência.

Hoje eu trouxe para voce um estudo sobre
as formigas espero que tenha gostado.

E agora deixo para voce esse lindo cantico
sobre as formiguinhas.

T.Dulce.





quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CULTO INFANTIL DE MISSÕES


 

Jogos e Brincadeiras
Aqui estão alguns jogos bastante curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar' durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!


Jogo 1 - ACERTE O SACO DO FEIJÃO


Idade: Primário

Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.

Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.

Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.


Jogo 2 - REPITA O QUE EU DIGO

Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo: Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
Jogo 3 - PASSE A PALAVRA


Idade: Todas

Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.

Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.

Jogo 4 - FAÇA UM GESTO


Idade
: Todas

Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.

Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..


Jogo 5 - ESCRITO NO ESPELHO


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra dom versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).

Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.


Jogo 6 - JUNTE-SE A MIM


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra dom versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.

Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.

Jogo 7- CHAMANDO VOCÊ


Idade: Todas

Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.

Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.
espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.
Jogo 8 - PAÍSES PAÍSES!


Idade: Primário

Materiais: Folhas de sulfite A4, canetas, mapa-mundi.

Preparação: Dividir o grupo e duas equipes ou mais. Cada equipe recebe uma folha em branco e uma caneta. De certa distância de cada time está um mapa-mundi.

Jogo: Quando o líder der o sinal, a primeira pessoa de cada equipe corre de costas até o mapa e anota o nome de alguns países. Depois volta e entrega a folha para o próximo da fila. Depois de alguns minutos o líder apita encerrando a brincadeira. Ganha a equipe que tiver o maior número de países anotados.


Jogo 9 - OS ÍNDIOS SE CONVERTERAM


Idade: Qualquer idade
Jogo: Todas as crianças começam a andar aleatoriamente. O líder estará tocando um cântico missionário. Quando a música parar, o líder grita a seguinte frase: "Dois índios se converteram!". Então as crianças rapidamente formarão duplas. A criança que ficar só sairá da brincadeira. Depois o líder irá gritar outros números de "índios que se converteram" e sempre sairá a criança que ficar só. Ganha a brincadeira a última criança que sobrar.


Jogo 10 - POUCO A POUCO


Idade: Qualquer idade

Materiais: Copos descartáveis, 2 baldes ou bacias com água.
Jogo: Divida o grupo em dois times. Cada time forma uma fila. O primeiro jogador de cada time receberá um copo descartável. Perto de cada time estará um balde ou bacia com água. Longe de cada time, a mesma distância para cada time, haverá um balde ou uma bacia vazia. Ao sinal dado pelo líder, um jogador de cada time encherá o seu copo de água, correrá até o balde vazio de seu time e jogará a água dentro dele. Então correrá de volta dando o copo vazio ao próximo da fila de seu time. O jogador continuará até o primeiro time conseguir encher o seu balde com água. Depois do jogo, o líder destaca como a participação de todos foi importante para encher o balde pouco a pouco. Se cada pessoa falar de Jesus Cristo, o mundo irá conhecê-lo pouco a pouco.
Jogo 11 - PASSOU UM CARRO DE PICOLÉ


Idade: Qualquer idade
Jogo: Esta brincadeira é muito amada pelas crianças de Cabo Verde. As crianças ficam em círculos, uma das mãos por cima da mão do colega e a outra mão por baixo da mão do outro colega. Vai-se falando e uma vai batendo na mão da outra: "Pas-sou-um-car-ro-de-pi-co-lé. Qual-é-a-cor-que-vai-es-co-lher?". A criança que tiver a última mão batida terá que escolher uma cor. Então a brincadeira continua dizendo, por exemplo: "A-ma-re-lo-es-t-a-na-su-a-rou-pa!". Se a criança que foi a última a receber o "pa" tiver algo amarelo na roupa, sai. Se não tiver, continua a brincadeira até que todas as crianças saiam e a última que restar for a vencedora. 




Jogo 12 - ORAR E PREGAR


Idade: Qualquer idade.

Materiais: Balões de duas cores diferentes, um para representar "oração" e outro para representar "pregação". 

Preparação: Os balões devem ser cheios e amarrados nos pés das crianças. Cada criança terá um balão de cada cor amarrado em cada perna. 

Jogo: Ao sinal, cada criança tentará explodir o balão do amiguinho e não deixar que estourem o seu. Fale com elas da importância para o missionário de orar e pregar.
Jogo 13 - A MALA DO MISSIONÁRIO


Idade: Qualquer idade
Jogo: Em círculo, as crianças irão "preparar a mala do missionário". Cada criança deverá dizer alguma coisa que o missionário deverá levar na mala, as não pode repetir o que já foi dito. Quem repete, cai fora.


Jogo 14 - QUEM CHEGA PRIMEIRO AO CAMPO?


Idade: Primário

Materiais: Sabonetes, shampoos, escovas de dentes, escovas de cabelo, pentes, cadernos, canetas, roupas, papel, etc. Não pode deixar de ter Bíblias.
Jogo: Cada criança deve escolher o que vai levar e correr para chegar ao local que você marcar que será o campo missionário. Vence quem levar mais coisas dentro do tempo estipulado, sendo que não poderá faltar a Bíblia. Quem não pegar uma Bíblia não terá a mínima chance de ganhar, pois missionário sem Bíblia não é missionário, é turista.




Jogo 15 - COMPRAS NO CAMPO MISSIONÁRIO


Idade: Primário
Jogo: Uma das crianças é o missionário. Ele tem uma lista de compras a fazer. As demais crianças são os vendedores. O missionário não sabe falar a língua porque acabou de chegar ao país e vai explicar o que deseja com gestos. A criança que descobre o que ele quer, toma-lhe o lugar e será o missionário da vez, continuando a fazer as compras. A lista de compras poderia ser assim: 1 pacote de biscoitos redondos, 1 par de sapatos número 37, 1 cadeira dobrável, 1 balde, 1 quilo de tomate, 2 maçãs, etc. Brinca-se até se esgotar o tempo. Pode-se também dividir em equipes e ganha a equipe que mais conseguir adivinhar.



Jogo 16 - VIAGEM DE AVIÃO


Idade: Qualquer idade
Jogo: As crianças vão se sentar em cadeiras, formando um círculo ou em fila. O líder diz: "A viagem vai começar!". Quando disser isso, as crianças devem se levantar e começar a rodar as cadeiras. Uma das cadeiras deve ser retirada. Se quiser cantar uma canção missionária durante este momento, cante. Então o líder diz; "Primeira escala!". Nessa hora todos tem que se sentar. Quem não conseguir, cai fora. Dali um pouco o líder diz: "Vamos continuar o nosso vôo", todos se levantam e uma cadeira é retirada. A brincadeira segue assim até ficar apenas uma criança que será a vencedora.
FONTE :http://ensinandomissoesparacriancas.blogspot.com


AQUI TEM MAIS BRINCADEIRAS:

ARQUIVOS DO BLOG

AVENTAL PARA A HISTÓRIA BÍBLICA A MULTIPLICAÇÃO.

AVENTAL PARA A HISTÓRIA BÍBLICA A MULTIPLICAÇÃO. FIZ ESTE AVENTAL NO CURSO DA TIA ERICA RANGEL.  VEJA OUTRAS IDEIAS AQUI ...