Seguidores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CULTO INFANTIL DE MISSÕES


 

Jogos e Brincadeiras
Aqui estão alguns jogos bastante curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar' durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!


Jogo 1 - ACERTE O SACO DO FEIJÃO


Idade: Primário

Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.

Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.

Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.


Jogo 2 - REPITA O QUE EU DIGO

Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo: Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
Jogo 3 - PASSE A PALAVRA


Idade: Todas

Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.

Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.

Jogo 4 - FAÇA UM GESTO


Idade
: Todas

Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.

Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..


Jogo 5 - ESCRITO NO ESPELHO


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra dom versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).

Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.


Jogo 6 - JUNTE-SE A MIM


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra dom versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.

Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.

Jogo 7- CHAMANDO VOCÊ


Idade: Todas

Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.

Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.
espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.
Jogo 8 - PAÍSES PAÍSES!


Idade: Primário

Materiais: Folhas de sulfite A4, canetas, mapa-mundi.

Preparação: Dividir o grupo e duas equipes ou mais. Cada equipe recebe uma folha em branco e uma caneta. De certa distância de cada time está um mapa-mundi.

Jogo: Quando o líder der o sinal, a primeira pessoa de cada equipe corre de costas até o mapa e anota o nome de alguns países. Depois volta e entrega a folha para o próximo da fila. Depois de alguns minutos o líder apita encerrando a brincadeira. Ganha a equipe que tiver o maior número de países anotados.


Jogo 9 - OS ÍNDIOS SE CONVERTERAM


Idade: Qualquer idade
Jogo: Todas as crianças começam a andar aleatoriamente. O líder estará tocando um cântico missionário. Quando a música parar, o líder grita a seguinte frase: "Dois índios se converteram!". Então as crianças rapidamente formarão duplas. A criança que ficar só sairá da brincadeira. Depois o líder irá gritar outros números de "índios que se converteram" e sempre sairá a criança que ficar só. Ganha a brincadeira a última criança que sobrar.


Jogo 10 - POUCO A POUCO


Idade: Qualquer idade

Materiais: Copos descartáveis, 2 baldes ou bacias com água.
Jogo: Divida o grupo em dois times. Cada time forma uma fila. O primeiro jogador de cada time receberá um copo descartável. Perto de cada time estará um balde ou bacia com água. Longe de cada time, a mesma distância para cada time, haverá um balde ou uma bacia vazia. Ao sinal dado pelo líder, um jogador de cada time encherá o seu copo de água, correrá até o balde vazio de seu time e jogará a água dentro dele. Então correrá de volta dando o copo vazio ao próximo da fila de seu time. O jogador continuará até o primeiro time conseguir encher o seu balde com água. Depois do jogo, o líder destaca como a participação de todos foi importante para encher o balde pouco a pouco. Se cada pessoa falar de Jesus Cristo, o mundo irá conhecê-lo pouco a pouco.
Jogo 11 - PASSOU UM CARRO DE PICOLÉ


Idade: Qualquer idade
Jogo: Esta brincadeira é muito amada pelas crianças de Cabo Verde. As crianças ficam em círculos, uma das mãos por cima da mão do colega e a outra mão por baixo da mão do outro colega. Vai-se falando e uma vai batendo na mão da outra: "Pas-sou-um-car-ro-de-pi-co-lé. Qual-é-a-cor-que-vai-es-co-lher?". A criança que tiver a última mão batida terá que escolher uma cor. Então a brincadeira continua dizendo, por exemplo: "A-ma-re-lo-es-t-a-na-su-a-rou-pa!". Se a criança que foi a última a receber o "pa" tiver algo amarelo na roupa, sai. Se não tiver, continua a brincadeira até que todas as crianças saiam e a última que restar for a vencedora. 




Jogo 12 - ORAR E PREGAR


Idade: Qualquer idade.

Materiais: Balões de duas cores diferentes, um para representar "oração" e outro para representar "pregação". 

Preparação: Os balões devem ser cheios e amarrados nos pés das crianças. Cada criança terá um balão de cada cor amarrado em cada perna. 

Jogo: Ao sinal, cada criança tentará explodir o balão do amiguinho e não deixar que estourem o seu. Fale com elas da importância para o missionário de orar e pregar.
Jogo 13 - A MALA DO MISSIONÁRIO


Idade: Qualquer idade
Jogo: Em círculo, as crianças irão "preparar a mala do missionário". Cada criança deverá dizer alguma coisa que o missionário deverá levar na mala, as não pode repetir o que já foi dito. Quem repete, cai fora.


Jogo 14 - QUEM CHEGA PRIMEIRO AO CAMPO?


Idade: Primário

Materiais: Sabonetes, shampoos, escovas de dentes, escovas de cabelo, pentes, cadernos, canetas, roupas, papel, etc. Não pode deixar de ter Bíblias.
Jogo: Cada criança deve escolher o que vai levar e correr para chegar ao local que você marcar que será o campo missionário. Vence quem levar mais coisas dentro do tempo estipulado, sendo que não poderá faltar a Bíblia. Quem não pegar uma Bíblia não terá a mínima chance de ganhar, pois missionário sem Bíblia não é missionário, é turista.




Jogo 15 - COMPRAS NO CAMPO MISSIONÁRIO


Idade: Primário
Jogo: Uma das crianças é o missionário. Ele tem uma lista de compras a fazer. As demais crianças são os vendedores. O missionário não sabe falar a língua porque acabou de chegar ao país e vai explicar o que deseja com gestos. A criança que descobre o que ele quer, toma-lhe o lugar e será o missionário da vez, continuando a fazer as compras. A lista de compras poderia ser assim: 1 pacote de biscoitos redondos, 1 par de sapatos número 37, 1 cadeira dobrável, 1 balde, 1 quilo de tomate, 2 maçãs, etc. Brinca-se até se esgotar o tempo. Pode-se também dividir em equipes e ganha a equipe que mais conseguir adivinhar.



Jogo 16 - VIAGEM DE AVIÃO


Idade: Qualquer idade
Jogo: As crianças vão se sentar em cadeiras, formando um círculo ou em fila. O líder diz: "A viagem vai começar!". Quando disser isso, as crianças devem se levantar e começar a rodar as cadeiras. Uma das cadeiras deve ser retirada. Se quiser cantar uma canção missionária durante este momento, cante. Então o líder diz; "Primeira escala!". Nessa hora todos tem que se sentar. Quem não conseguir, cai fora. Dali um pouco o líder diz: "Vamos continuar o nosso vôo", todos se levantam e uma cadeira é retirada. A brincadeira segue assim até ficar apenas uma criança que será a vencedora.
FONTE :http://ensinandomissoesparacriancas.blogspot.com


AQUI TEM MAIS BRINCADEIRAS:

22 comentários:

  1. Amei as brincadeiras!essa semana tambem fiz uma bem legal.falei sobre a dracma perdida,escondi moedas na sala e elas tiveram que procurar com a luz apagada e com lanternas,foi muito bom,todos participaram,ate as mais timidas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu Amei , de mais as brincadeiras vou fazer Akir com as crianças , creiio que elas vão Amar♥ Coloca maais Brincadeiras rsrs' Beijos*-*

    ResponderExcluir
  3. amei as brincadeiras, mas tem poucas brincadeiras te pesso uma coisa ponha + brincadeiras!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. amei as brincadeiras que deus te abençoee que vc continue colocando mais brincadeiras

    ResponderExcluir
  5. muito bom adorei , as brincadeiras era tudo o que eu queria para o culto com os meus pequeninos ,que sera realizado no dia 24/11/12
    continue postando mais , legal amei

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom! Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  7. Amei as brincadeiras! uma forma maravilhosas de fazer com que as crianças conheçam mais de Deus de forma alegre. Se possível venha conhecer meu blog: http://www.rosesousacoracaodefera.blogspot.com.br/
    Linda semana de muita paz!

    ResponderExcluir
  8. muito bom mesmo !muito bom ver que ainda tem pessoas que compartilham seus conhecimentos sem cobrar nada!deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  9. Amei as ideias, sou de uma igreja batista e as crianças(Amigos de Missões) vão amar, vou fazer no acampadentro!

    ResponderExcluir
  10. ola eu gostaria de saber como eu é que fica a ultima criança da brincadeira os indios se converteram

    ResponderExcluir
  11. não tenho certeza mas acho que é ela que ganha.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu como líder de crianças da igreja do evangelho quadrangular posso afirma que essas brincadeiras são realmente boas para desenvolver a mente de criancas mudou sim
    Mas o que é melhor e
    É saber que DEUS SEMPRE VAI ESTAR CONOSCO
    AMÉM

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog e pela generosidade em compartilhar!!
    Irei colocar em prática hoje mesmo!
    Obrigada!

    ResponderExcluir